sábado, 25 de janeiro de 2014

LIÇÃO 4 - OS DEFENSORES DA FÉ

TEXTO BÍBLICO  2 Tm 4.1-5
ENFOQUE BÍBLICO
“Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,” (1Pe 3.15)

OBJETIVOS
Relacionar os grandes apologistas da fé cristã no inicio da igreja.
Destacar a importância de defender a fé cristã em todos os tempos, e especialmente em nossos dias.
Promover o entendimento das Sagradas Escrituras para enriquecimento espiritual e para a defesa diante dos ataques das seitas e heresias de nossos dias. 
INTRODUÇÃO
Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos a si.” (At 20 30,31 ARC)

OS APOLOGISTAS
Os apóstolos foram os primeiros apologistas, o apostolo Paulo disse que depois de sua partida as heresias iam se intensificar. O que na verdade não demorou muito o Apostolo João que viveu uns anos a mais enfrenta dificuldades com as facções que surgiram lemos tanto em seu evangelho quanto e suas cartas a preocupação em defender o evangelho de Cristo.
Satanás tentou de toda forma frear o crescimento da igreja através das perseguições de judeus furiosos e do famoso Império Romano. Quanto mais se intensificava as perseguições, mais a igreja se expandia, foi quando o inimigo em fúria lançou as heresias. Essa arma tinha como objetivo proliferar ensinos heréticos, visando minar a fé e distanciar os crentes da verdadeira doutrina cristã.
Dentre as heresias estavam:

a)      O Gnosticismo – gnosis = conhecimento, nome aplicado a diversas escolas filosóficas que surgiram no primeiro século. A gnosis cristã tinha por objetivo incluir o cristianismo num sistema filosófico-religioso. A discussão gerava em torno da doutrina da salvação, que segundo os gnósticos, o espírito enquanto na carne estava em sujeição, precisava se livrar do material. Pregavam o ascetismo ou a libertinagem, os pais da igreja são unânimes em afirmar que Simão, o mágico seria o fundador desta escola (At 8). A filosofia gnóstica estava fundamentada no “conhecimento” não no sentido em que conhecemos, mas no sentido esotérico. Uma sabedoria mística, sobrenatural, procurava libertar as pessoas do universo e salva-los do mundo da matéria. Seus ensinos eram uma mistura de evangelho com ensinamentos de religiões místicas. Alem de pregar que a salvação era por conhecimento e não por meio da morte de Cristo. Eles tinham outras heresias como: O dualismo, onde afirmavam haver duas fontes de poder no Universo, uma era o bem e a outra era o mal. Afirmavam que o mundo fora criado por Demiurgo e não por Deus, quanto ao corpo de Cristo, diziam eles que era apenas uma aparência, não era um corpo real, portanto na visão do docetista Jesus não foi encarnado e nem crucificado. Eles acreditavam que havia um grupo já salvo que eram os iluminados, outro grupo que poderiam alcançar a salvação, que eram os comuns e ainda aqueles que nunca seriam salvos, que era os escravos da matéria.
b)      O Marcionismo – originou de Marcião um homem rico, filho do bispo de Sinope, na Ásia Menor. A igreja percebendo seus desvios doutrinários promoveu seu afastamento, ele então fundou a sua própria igreja, levando um bom numero de seguidores. Suas doutrinas consistiam em pontos heréticos como: O Deus do AT não é o Deus do NT: o Deus do AT é ignorante, imperfeito, violento e vingativo; o Deus do NT é suave, não-violento, amoroso e misericordioso. As promessas do Deus do AT são dum reino terreno, as do NT dum reino celestial. Segundo Marcião o Deus do AT é só para os judeus, o do NT é para o mundo todo. Quanto as Escrituras o AT, não é valido, somente acreditava  nas cartas de Paulo, menos 1 e 2 Timóteo, Tito e Gálatas 3.16; 4.6 e 2 Tessalonicenses 1. 6-8 e ainda excluíam os dois primeiros capítulos de Lucas. Quanto a salvação ele acreditava que era apenas o espírito do homem, não precisava se preocupar com o corpo.
c)      O Arianismo – um discípulo de Luciano de Antioquia chamado Ário, presbítero dirigente de uma igreja em Antioquia, considerado pregador de grande erudição. Num determinado momento passou a apresentar Cristo como não sendo da mesma substancia de Deus. Para ele Jesus não era Eterno, fora criado num determinado momento, portanto ele tinha principio. No pensamento de Ário Cristo não era perfeitamente Deus, mas um intermediário menor.

Baseado nesta e outras heresias foi que surgiram os apologistas. Homens destemidos usados por Deus para orientar a Igreja sobre a verdadeira doutrina bíblica. Justino o Mártir, apologista, filosofo, fundador duma escola filosófica cristã em Roma. Sua tese focava Jesus como o logos, toda verdade vem de Deus, cristianismo é a verdadeira filosofia, o assunto alto de sua tese era a divindade de Cristo. É o autor da 1ª e da 2ª Apologia.
Irineu – foi discípulo de Policarpo e Papias, foi um grande apologista combatendo o gnosticismo. Foi bispo em Lião na Gália, pregava que Doutrina cristã verdadeira era aquela que vinha do deposito dos apóstolos. Falou sobre a humanização de Cristo e de sua divindade. Suas obras: A Demonstração da fé Apostólica e A Refutação da Falsa Gnose.
Tertuliano – considerado o pai do cristianismo latino, advogado romano; converteu-se ao cristianismo, seu fervor o levou a receber dons extraordinários. Criou o vocabulário da forma trinitariana, a Trindade, uma substancia e três pessoas. Só aos apóstolos pertencem as Escrituras e a fé cristã, um combatente ferrenho contra os gnósticos. Suas obras principais Prescrição contra os Hereges; Apologia e muitas outras obras.
Orígenes – considerado o homem mais ilustre da igreja antiga. Era professor, chefe da escola catequética de Alexandria, onde viveu muitos anos. Escreveu a primeira Teologia Sistemática, dedicou-se ao estudo exegético das Escrituras. Fez comentários sobre todos os livros da Bíblia.
Atanásio – sua luta foi constante contra o arianismo, foi um grande apoiador da doutrina da Trindade e da divindade de Jesus. Sua principal obra foi Sobre a Encarnação do Verbo.
Ambrosio – bispo de Milão, teólogo grande pregador, defendia que a autoridade espiritual estava com a igreja e não com o estado.
João Crisóstomo – considerado maior pregador da igreja primitiva. Conhecido como “boca de ouro”, foi um dos reformadores.
Jerônimo – um dos ilustres pais da igreja traduziu a Bíblia para o latim. Procurou destacar o original hebraico ao invés da septuaginta grega. 
Agostinho – um dos maiores teólogos e filosofo da Igreja, sua apologia visou os pelagianos, os donatismo e o maniqueísmo. Suas obras mais preciosas são: A cidade de Deus; Confissões e Sobre a Trindade. 
Muitos outros homens se posicionaram a favor do evangelho pregado pela igreja, mas esses foram os principais. Paulo, João, Judas e Pedro enfrentaram vários problemas no inicio da igreja. A perseguição era ruim, pois dilaceravam famílias, amigos iam embora queimados nas fogueiras, pendurados em cruzes, degolados e tantas outras crueldades eram praticados contra os cristãos. Mas em cada morte nascia uma nova congregação, surgiam novas vidas e a arma usada por cada mártir era a fé, a coragem e o amor a Cristo.
Quanto às heresias, arma forte que o Diabo usou e tem usado contra a igreja, exige dos defensores do evangelho puro e genuíno, alem da fé e da coragem, habilidades em debates. Exige intelectualidade para uma exegese correta da Palavra de Deus, oração para continuar acreditando sem vacilar nas doutrinas esposadas pelos Apóstolos. Enquanto a perseguição vem de fora para dentro a heresia brota no seio da igreja, geralmente nos ocupantes dos púlpitos. Até o dia de hoje a igreja precisa a ser alertada sobre o crescimento das seitas. Mas também é necessário que levante homens que saiba discernir biblicamente entre a verdade e o erro, ir em defesa das doutrinas fundamentais da fé cristã.
RESUMO
A igreja primitiva teve problemas com os Gnósticos da época, principalmente nos dois primeiros séculos da era cristã, sendo a salvação objeto da graça de Deus, então o cristão poderia andar desordenadamente. Tentaram de todas as formas introduzirem suas doutrinas no seio da igreja cristã, Judas desafiou seus a batalhar pela fé, não darem ouvidos aos hereges (v 3). Assim os demais apologistas com veemência combateram os males das heresias. A pergunta é e o que estamos fazendo visto que as heresias têm cada vez mais aumentadas no meio evangélico?  Sabonetes, água, peças das mais diversas tem tomado o lugar da palavra e invalidado a graça divina e onde estão os verdadeiros apologistas?  (2Pe 2.13)

OBRAS CONSULTADAS
·         OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de – Historia da Igreja – 2ª Ed. EETAD, Campinas SP
·         SOARES, Esequias – Manual de Apologética Cristã – CPAD – RJ
·         WILLIAMS, Terri – Cronologia da História Eclesiástica – Sociedade Religiosa Edições Vida Nova – SP, 1993


Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário