sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

LIÇÃO 1 – DEUS PROMETE O SALVADOR

Ao Mestre
Prezado (a), estamos iniciando mais um ano, e grande é a missão que nos foi confiada. Ensinar aos pequenos acerca de nosso Salvador Jesus.
Leia com atenção a passagem bíblica, reflita nela, siga as instruções de preparo.
É parte dos deveres semanais do professor.
- Prepare bem a lição durante a semana, para isto use matérias necessárias para seu maior aproveitamento, ou seja, a Bíblia, livros, comentários, dicionários bíblicos e secular, etc.
- Uma das etapas no preparo da lição, é a oração: por isso estude com oração e dedicação, pedindo a Deus que o (a) guie pelo seu Espírito. O trabalho do SENHOR merece nossa maior abnegação e esforço.
- Aos domingos procure chegar pelo menos 10 minutos antes do inicio da EBD. Freqüente as reuniões de estudo para professores. Sabendo que certo domingo não vai estar presente avise com antecedência, para que o superintendente tenha tempo para substituí-lo (a).
- O objetivo da EBD é o ensino da Palavra de Deus, não gaste, pois o seu tempo com coisas que não edificam.
- Vá para diante da classe, senhor do assunto a ser estudado, ou seja, totalmente inteirado do assunto a ser ministrado, o êxito do professor depende de sua consagração e preparo.
- Mostre interesse por cada aluno da classe, ore por eles. Visite-os, principalmente se estiverem enfermos ou faltando a EBD.
- Dê um bem-vindo aos visitantes, convidando-os a se matricularem ou voltarem sempre.
- Lembre-se que o primeiro dever do professor da Escola Dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos aceitem ao SENHOR JESUS COMO SALVADOR. Na classe sempre há pessoas não salvas, convide-as para aceitar o Senhor Jesus, como Salvador.
Ao desenvolver esse comentário, nossa intenção é dar-lhes alguns subsídios, junte-os ao da revista de mestre, ore pelos seus alunos individualmente, apresente-os ao SENHOR. Coloque-se diante de Deus, e deixe Ele te instruir – o demais você verá Ele agir, e verá seus pequenos serem salvos.
Grande é a alegria quando encontramos nossos alunos, sendo obreiro, professores de Escola Dominical, e olhando para eles nos lembrarmos dos seus rostinhos quando nós os ensinávamos. Por isso amado (a), não enfraqueçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem recompensa.
“... E os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.”  (Dn. 12.3b)
Cumpra com alegria o ministério que o Senhor Deus te tem confiado.
Boa aula!
Texto Bíblico:Lucas 1.26-38


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a entender que a promessa do Salvador é para hoje, e individualmente.
A palavra é...
PROMESSA
Pergunte aos pequenos, “ o que é promessa?”- espere eles responderem.
Em seguida explique: sabe quando você pede algo para a mamãe e ela diz: “ Se você se comportar, depois eu te dou?” – pois bem , isso é uma promessa.
E vocês sabem quem prometeu dar um Salvador para todos nós? – Deus, isso mesmo, Deus prometeu que enviaria seu filho para nos salvar.
Desde que o pecado entrou no mundo através da desobediência de Adão e Eva, Deus prometeu que mandaria Seu Filho para ser o Salvador.
Vocês sabem o que é pecado – são as coisas que fazemos erradas. Por exemplo, quando desobedecemos a mamãe, quando mentimos, quando brigamos com nossos amiguinhos...
 ‘Muuuuuito tempo’* se passou desde a promessa feita por Deus, até o nascimento de Jesus. Todo esse tempo foi necessário para que Deus fosse preparando todos os detalhes para esse grande acontecimento.
Obs.*crianças nesta faixa etária não têm idéia de tempo ou distancia.
Aprendendo a Bíblia
“Ele cumpriu as promessas que fez...”(Lc. 1.54 – NTHL)
Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. Siga as instruções da Revista Mestre, é uma boa e fácil sugestão que auxiliará a criança na memorização do versículo.
Historia Bíblica
Prezado (a), a historia que apresento é narrada de forma diferente de como está na revista de Mestre, assim você terá um pouco mais de embasamento para contar a historia aos pequenos. Porem lembre-se -  não pode estender-se muito na historia, os pequenos se cansam facilmente.
A história começa com o rei Herodes (nomeado como rei da Judéia, porem, sob o reinado de César Augusto). Herodes vivia o medo que se originava da profecia do Velho Testamento sobre o Messias. Mergulhado na paranóia de perder seu reino.
Enquanto isso, em Nazaré, cidade oprimida pelos impostos devastadores do rei Herodes, uma jovem chamada Maria toma conhecimento de que seus pais decidiram casá-la com José, um homem mais velho que ela, porém, muito bom e temente a Deus.
Já desposada com Jose, Maria recebe a visita do anjo Gabriel, que lhe diz que ela fora escolhida por Deus para dar à luz  a Seu Filho e que deveria chamá-lo de Jesus, que Ele seria o Salvador de seu povo. Maria aceita a notícia, mas sente-se oprimida pelo peso dessas palavras, sem saber como informá-la a seus pais e a José.
O anjo também diz a Maria que Isabel, que era estéril, sua prima está já no sexto mês de gravidez.
Maria então empreende uma visita a prima, prometendo aos pais que estaria de volta para a colheita. Ao chegar lá Maria sente-se aliviada por perceber que é verdade o que Gabriel disse: Isabel está no meio de uma gravidez milagrosa, considerando-se sua idade avançada. Isabel encoraja Maria e partilha com ela sua alegria.
Após o nascimento de João Batista, após o qual Zacarias recupera a fala, Maria sente-se preparada emocionalmente para retornar a Nazaré.
A volta ao lar não é nada calorosa: todos observam seu corpo, revelando claramente sua gravidez. Maria é tratada com desdém pelos habitantes e enfrenta um duro confronto com José e com seus pais, que não acreditam nela: “Um anjo lhe disse isso? Que você daria à luz o Filho de Deus?”.
Na noite seguinte, José tem um sonho no qual recebe a visita do anjo Gabriel, que confirma a história de Maria. José diz a Maria que a apoiará, e que não importa o que os outros dizem: “Você é minha mulher. Eu sou seu marido e isso é tudo que eles precisam saber”.
Maria começa a se dar conta de que José, “é um bom homem, um homem forte”.  
Maria e Jose aguardaram o cumprimento da promessa de Deus a humanidade.
Fixando a aprendizagem
A revista de mestre sugere que faça fantoches com potes de iorgute, mas você pode fazer com garrafinhas de Yakult.Veja  abaixo.
Fantoche de garrafinhas de Yakult
MATERIAL
1. Um pé de meia velha
2. Um frasco de leite fermentado vazio
3. Fita adesiva
4. Botões
MODO DE FAZER
1. Faça algumas arruelas com a fita adesiva e prenda no frasco.
2. Coloque os botões sobre a fita e prenda os olhos, o nariz e a boca do fantoche.
3. Para fazer o corpo, vista a meia na mão e enfie a cabeça do boneco no indicador levantado. Mexendo o polegar e o dedo médio, você faz os bracinhos do fantoche.
Você poderá fazer Maria e o anjo que anunciou que ela foi escolhida para ser a mãe do Salvador. Poderá também fazer os animais da estrebaria. Fazendo com faces de vacas, bois, ovelhas.

Vejas as fotos e o passo a passo no link abaixo:

Fontes consultadas:
·         Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Livro “A Escola Dominical” – Pastor Antonio Gilberto - CPAD

Colaboração para Portal Escola Dominical -  Profª. Jaciara da Silva.
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário