sábado, 25 de janeiro de 2014

LIÇÃO 4 - SOB CONTROLE

Texto bíblico  Mt 14.26-32
E os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram, com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu; não temais.
E respondeu-lhe Pedro e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me.
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste?
E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.
O texto mencionado acima, é o que podemos chamar de texto áureo, quanto ao assunto que iremos estudar nesta lição, se trata da Impulsividade, neste caso do apostolo Pedro.
O titulo da lição é Sob controle; mas ao lermos este texto vemos como Pedro agia antes de sua vida esta realmente sob o controle do Senhor.
O texto nos mostra um episodio logo após a multiplicação dos pães e peixes, o Senhor ordenou que os discípulos entrassem no barco o fossem para o outra banda do mar,  o Senhor subiu a um monte para orar.
Na quarta vigília da noite, ou seja, por volta das três da madrugada, o senhor veio em seu encontro andando por cima das águas, todos os discípulos tiveram medo e pensaram ser um fantasma.
Após o Senhor se identificar, Pedro agindo impulsivamente , ou seja, agindo sem pensar, disse: Se realmente Ele era o Senhor que então ele também andasse por cima das águas, o que o Senhor o permitiu. Mas depois de alguns instantes  Pedro olha para trás duvida e começar a afundar na água.
E logo clama a Deus pedindo socorro. Esta passagem alem de nos dar um exemplo claro de impulsividade nos deixa uma serie de lições, entre ela o fato de quando agimos por impulso, sem pensar, o resultado não é feliz, acabamos por ter de recorrer ao Senhor, para sermos livrados de uma situação indesejável, mas tudo porque agimos sem pensar.

Introdução
Nós temos estudado neste trimestre acerca da pessoa do adolescente, na qual  já estudamos anteriormente as dificuldades que essa fase trás para os mesmos. Estudamos também as diferenças entre meninas e meninos, e que é necessário passar por este processo, porem sem causar transtornos para a familiar, ou seja, “adolescer sem aborrecer”.
Agora iremos estudar um elemento inevitável na adolescência, porem dever ser controlado, a Impulsividade. Característica própria dos adolescentes, porem  temos de manter um controle sob esta situação. Uma vez que o adolescente se prepara para entra na vida adulta, se faz necessário controlar a impulsividade, para que assim evite maiores problemas.
A impulsividade tem por característica principal o agir sem pensar; logo vemos a gravidade!
Decisões erradas! Resultados errados!
Na vida as vezes tomamos decisões  a qual não podemos voltar atrás, ainda mas na adolescência, pois o que escolhermos hoje refletirá na vida adulta de amanhã.
I- A impulsividade
Para entendermos melhor qual significado de impulsividade?
Segundo o dicionário impulsividade é a qualidade do impulsivo, ou seja, alguém que age irrefletidamente, obedecendo ao impulso do momento.; Que facilmente se excita ou enfurece. 
Uma pessoa que age por ímpeto, estímulo, incitamento, instigação.
Alguém impulsivo age, toma decisões sem pensar, sem avaliar as repercussões de sua escolha, simplesmente de uma hora pra outra decide fazer algo, sem analisar a situação. Vimos no nosso texto bíblico essa atitude; Pedro agiu assim, sem pensar quis andar por cima das águas como o Senhor, quando se deu conta do que estava fazendo; e sentindo a força do vento sentiu medo e começou a afundar.
 Este é sem sombra de dúvida um tema que atinge pelo menos metade da humanidade, não apenas os adolescentes, os psicólogos afirmam que a impulsividade atrasa totalmente o desenvolvimento emocional da pessoa, ficando presa incessantemente de instintos primitivos.
 A impulsividade geralmente se associa a outros aspectos negativos, um deles é o consumismo.
O impulsivo sofre por sua idéia fantasiosa de achar que detém o poder da mudança, quando a grande meta social é o convite para a reflexão. Há um texto bíblico que nos mostra essa idéia.
Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? (Lc 14:28)
Aqui o texto bíblico nos informa que é necessário pensar, analisar, antes de tomarmos a decisão de realizar algo, nesta passagem o construtor agiu de modo impulsivo, pois não se assentou pra avaliar todos os seus gastos, o resultado foi que não pode concluir a sua obra.
O mesmo se dá no versículo a seguir:
Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro
 a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra
ele com vinte mil? (Lc 14.31)

Colaboração para Portal Escola Dominical -  Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte:PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário