sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

LIÇÃO 1 – BUSQUE A SABEDORIA

Ao Mestre
Amado (a) estudaremos, neste trimestre, vários aspectos da vida cristã  no cotidiano, onde veremos o cristão diante de importantes, e algumas vezes, delicadas questões éticas, que dizem respeito ao comportamento ideal para um cristão autentico.
Nestes três meses juntamente com nossos alunos, iremos ver quais as atitudes que devem ser seguidas pelo crente em nossa vida diária, nas nossas atitudes costumeiras, que são ou devem ser praticadas pelos cristãos a cada instante, a cada pormenor de nossas vidas.
Num mundo cada vez mais complexo e onde as atividades são diversas e se tornam mais e mais específicas, tem sido comum procurar separar a vida diária de sua vida religiosa. Já não é mais uma raridade encontrarmos a figura dos "crentes não praticantes", ou seja, aquelas pessoas que, embora se digam evangélicas e convertidas, já não reservam sequer um espaço em suas movimentadíssimas vidas  para servir a Deus nem mesmo uma vez por semana. Sem se falar nos milhares de "crentes domingueiros", aqueles que somente freqüentam a igreja aos domingos e, mesmo assim, nos cultos noturnos, entendendo que a vida religiosa circunscreve-se apenas a esta freqüência.
Todavia, quando vemos a proposta salvadora de Jesus Cristo, notamos que o Evangelho tem como finalidade a transformação do homem, a sua inteira submissão a Deus, o que significa, de pronto, que nossa vida espiritual deve ser uma constante e uma realidade que não tem limites temporais ou espaciais, mesmo em uma vida agitada e conturbada como é a dos grandes centros urbanos de nossos dias.
Não se adora mais a Deus apenas num lugar determinado, como Jesus bem deixou claro em seu diálogo com a mulher samaritana (Jo. 4:21,23,24), mas, sim, a todo momento, a todo instante, pois é nas atitudes de nosso dia-a-dia que as pessoas poderão contemplar e glorificar ao nosso Pai que está nos céus (Mt.5:13-16).
É na nossa vida devocional diária, na nossa oração, no nosso jejum, no nosso relacionamento com a família, com o nosso próximo, com a nossa igreja local, com nosso comportamento frente ao nosso corpo, à nossa mente, aos meios de comunicação, nossa conduta diante da tribulação, dos conflitos no lar, da tentação e de nossa forma de agir ante a iminência da volta do Senhor que poderemos, efetivamente, mostrar ao mundo que temos aprendido de Jesus, que é "manso e humilde de coração" (Mt.11:29), pois só, assim, num mundo de tantas aflições, poderemos encontrar descanso para nossas almas e anunciar que o Senhor é o único refrigério possível para este mundo perdido.
Que este trimestre possa servir para que reflitamos a maneira como temos vivido, e que nossa vida professor (a) possa servir de um importante estímulo para nossos adolescentes, cujas vidas o SENHOR nos confiou, que melhoremos nossa vida espiritual, que influenciemos a vida dos que nos cercam, admoestando-os, conduzindo-os através da Palavra de Deus à uma vida plenamente transformada pelo Espírito Santo de Deus, para que, por fim, possamos dizer que estamos a seguir o conselho do apóstolo, "remindo o tempo, porque os dias são maus"(Ef.5:16), pois, temos pouco tempo para “arrebatar vidas do fogo” (Jd v. 23).
Deus abençoe grandemente nossa vida, na observância e dedicação do Ministério do Ensino que nos foi confiado – O Ensino Genuíno da Palavra de Deus.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Entendera importância da sabedoria; valoriza-la, edespertarpara buscá-la.

Para refletir
“Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.”(Pv. 8:11 – ARA)
Para melhor entendermos a extensão desse versículo, leiamos também o versículo 10, e
consequentemente o 11:
“Aceitai a minha correção, e não a prata, e o conhecimento mais do que o ouro fino escolhido.
Porque melhor é a sabedoria do que os rubins; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. “
Prata... Ouro... Jóias, os objetos físicos mais preciosos mencionados na Bíblia. Porém, o Senhor Deus nos diz que a Sabedoria, em nosso viver diário, que resulta da obediência à Sua Palavra e submissão à correção Divina, deve ser escolhida antes de qualquer outro bem terreno, por mais precioso esse possa nos parecer.
Texto Bíblico em estudo: Pv. 3:13-24; 4:5-13.
Introdução
“O temor do SENHOR é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço.”(Pv. 3:13 – ARC).
“O temor do SENHOR é o principio da sabedoria”(...) (Sl. 111:10).
Neste versículo se define onde encontrar a sabedoria – em temer o SENHOR e andar em seus
preceitos, em uma vida de prática moral, e santidade.
Análise sobre o Livro de Provérbios
Autores:Salomão (cerca de 3.000 provérbios); nada se sabe acerca de Agur, a quem Pv. 30 é atribuído; ou de Lemuel, Pv 31.
O Livro de Provérbios faz inúmeras referencias ao “caminho” e à “vereda” indicando uma conduta e um estilo de vida. A cada versículo é estabelecido tanto o objetivo – a sabedoria -  como o meio para alcançá-la.
Em Provérbios a sabedoria começa com Deus. Sua posição central é aceita em todas as suas paginas. Os sábios, os retos, os justos, enfim, aqueles que conhecem a Deus e nele confiam, refletem isso através de uma conduta reta e amorosa com seus semelhantes, segundo os princípios estabelecidos por Deus.
Os bons serão recompensados e os maus castigados, Deus tem em Si, tanto o amor como a justiça. Os padrões positivos e negativos do livro de Provérbios fornecem um valioso teste para a conduta pessoal. Encontramos isso em toda a vasta serie de instruções e observações que compõe a maior parte do Livro, as quais abordam muitos aspectos da vida diária.
O que diz o Dicionário sobre Sabedoria
Segundo o Dicionário Aurélio Século XXI:
[sabedor + -ia]
S. f.
 1. Grande conhecimento; erudição, saber, ciência: [Sin. (pop): sabença.]
 2. Qualidade de sábio.
 3. Prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão.
 4. Conhecimento justo das coisas; razão.
 5. Ciência (2), segundo a concepção dos antigos: 2  
 6. Religião: Conhecimento inspirado nas coisas divinas e humanas: 2  
 7. Brasileiro Popular: Qualidade de sabido (4); esperteza, astúcia, manha.
Sabedoria
Sabedoria, do grego "sophia", é o que detém o "sábio" (em grego "sophos"). Desta palavra derivam várias outras, como por exemplo, "amor à sabedoria" (philos/sophia).
Há também o termo "Phronesis" - usado por Aristóteles na obra Ética Nicomaqueana para descrever a "sabedoria prática", ou a habilidade para agir de maneira acertada".
É um conceito diferente de "inteligência" ou de "esperteza”.
Mesmo para "sophia" há conceitos diferentes: muitos fazem distinção entre a "sabedoria humana" e a "sabedoria divina" (teosofia).
Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o ser humano a identificar seus erros e os da sociedade, corrigindo-os. Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes.
Na Bíblia Sagrada podemos encontrar, dentre muitos outros, os seguintes versículos referentes à sabedoria:
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.”(Tg. 1:5) “Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.” (Pv. 3:13)
Podemos também dizer que sabedoriasignifica: grande conhecimento, erudição, saber, ciência; qualidade de sábio; prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão; conhecimento justo das coisas; ciência; conhecimento inspirado nas coisas divinas e humanas. A Bíblia possui referência praticamente a todas essas idéias apresentadas na definição acima sobre a sabedoria, porém vai mais além, pois revela-nos como obter a sabedoria proveniente de Deus, como viver em sabedoria e não apenas ter sabedoria e personifica a sabedoria ligando-a a pessoa de Jesus Cristo, que é o poder e a sabedoria de Deus (1 Co. 1:24).
De uma forma geral, sabedoria é a aplicação do bom senso e o discernimento das situações adquiridas pela meditação e reflexão sobre as experiências. Num contexto religioso, é viver e pensar em conformidade com a verdade e justiça de Deus e é essencialmente um dom de Deus.
A origem da Sabedoria
A origem da sabedoria é Deus (Pv. 8:22), desde a Eternidade (Pv. 8:23), antes da criação de todas as coisas (Pv.8.22-31).
Na sabedoria há as seguintes virtudes:
 Prudência (Pv. 8.12)
 Entendimento (Pv. 8:5)
 Excelência (Pv. 8:6)
 Verdade (Pv. 8:7)
 Justiça (Pv. 8: 8)
 Conhecimento (Pv. 8:12)
 Temor do SENHOR (Pv. 8:13)
A sabedoria no Livro de Provérbios atua como a Palavra dinâmica de Deus, no Novo Testamento, Jesus é a Sabedoria e a Palavra de Deus.
Usando a Sabedoria
É comum que se confunda conhecimento com sabedoria, mas essas são coisas bem distintas. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível. O conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de cultura. Podemos adquirir conhecimento sem sequer vivermos uma só experiência fora dos livros e das aulas teóricas. Podemos nos tornar cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca.
Já a sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência na prática, quer pela experimentação, quer pela observação da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos. Ou seja, uma pessoa culta não é necessariamente sábia, mas uma pessoa sábia é relativamente culta em sua área de sabedoria. Para se ser sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida. É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação e a cultura, mas também se deve ter a coragem de experimentar uma vida de prática de amor e comunhão com o próximo – isso é ser sábio.
Conclusão
Um convite nos é feito – adquirir a Sabedoria.
Adquirir e seguir à sabedoria é servir ao SENHOR com obediência e fé.
A sabedoria, o temor do SENHOR, proporciona satisfação a longo prazo e conduz à vida abundante, enquanto que a insensatez imediata ao final nos conduz à morte eterna.

O sábio recebe a repreensão, pois aprende com ela, e torna-se ainda mais sábio, porém, aqueles que recusam a correção jamais poderão crescer e mudar (Pv. 9:7-9).
É através da correção que moldamos nosso comportamento.
Comportamento é um conjunto de atitudes e maneiras de reagir em face ao meio social em que vivemos,  teremos um comportamento em consonância com a Vontade de Deus, se adquirimos sabedoria, através da observância da Palavra de Deus.
Sejamos sábios, aprendamos e seguimos a sabedoria, que é o temor à Deus.

Colaboração para Portal Escola Dominical -  Profª. Jaciara da Silva.
Fonte:PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário