sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

LIÇÃO 02 – JESUS ENSINA SOBRE O PODER DE SEU NOME

Ao Mestre
Prezado (a), que grande é o privilégio que temos de ser chamados para colaborar em um trabalho tão importante como esse. Sejamos gratos a Deus pela oportunidade que temos de dar nossa contribuição para o desenvolvimento de nossos pequenos.
Para melhor desempenho, é imprescindível, que conheçamos os pequenos, em suas capacidade e limitações, por essa razão estarei colocando aqui algumas características dessa faixa etária.
Juniores ( de 9-11 anos)
a. Características físicas:
Como eles são:
- desejam atividade intensa.
- desenvolvendo os músculos menores.
- período mais longo de atenção ( 10 à 20 minutos).
- gostam de competição.
- barulhentos e gostam de lutar.
O professor deve:ter um programa ativo e encorajá-los a atividades dirigidas, desafie sua capacidade, varie a metodologia, providencie competição gerenciadas, procure preencher o tempo deles.
b. Características mentais:
Como eles são:
- vivos.
- indagadores.
- tem boa memória.
- tem consciência de tempo e distância.
- gostam de colegas.
- estão formando hábitos.
- interesse na vida real.
O professor deve: dar oportunidade de pensarem e se expressarem, fazer perguntas selecionadas, encoraje-os a memorização das Escrituras, hinos e fatos bíblicos, ensine cronologia e  geografia bíblica, encoraje-os a ter devoção pessoal.
c. Características sociais
Como eles são:
- gostam de grupos (do mesmo sexo).
- gostam de ter responsabilidades.
- gostam de heróis.
- rebelam-se contra autoridades.
O professor deve: fazer da classe um grupo unido e agradável, dar responsabilidades de acordo com a capacidade de cada um, ser exemplo eles possam seguir, ser um guia e não um ditador.
d. Características Emocionais e Espirituais
Como eles são:
- explodem com facilidade.
- gostam de humorismo.
- não gostam de demonstrações externas de afeto.
- quase não demonstram medo.
- têm padrões elevados para si.
- reconhecem o pecado.
- tem sede de Deus.
- perguntam sobre o cristianismo.
- precisam serem encorajados em sua vida devocional diária, estão começando a compreender simbolismo.
O professor deve: evitar ocasiões que possam provocar explosões, ensiná-los a cultivar um humorismo sadio, mostrar a eles que Cristo salva dos pecados, fortalecê-los pelo ensino da Palavra de Deus, incentivá-los a encontrar por si as respostas Bíblicas da lição,  se usar simbolismos certifique-se de que estejam entendendo.
Que o Senhor Deus derrame sobre sua vida a unção do Espírito Santo, para que cada pequeno seja alcançado, salvo e se torne servos valorosos para o nosso Mestre.
Texto Bíblico: Lc. 10.1,17-20.
Objetivos
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seu aluno a:
Compreender que o Nome de Jesus traduz atributos divinos e com um diferencial muito importante: o Nome de Jesus tem autoridade e poder de conquistas e paz, pois é o Nome sobre todo e qualquer outro nome que há. (Fp. 2:9)
Introdução
Quando você usa o Nome de Jesus sabendo tudo o que ele representa, todo o poder que ele encerra, o resultado é a salvação.
Mas o que quer dizer salvação? Muito pensam que a salvação se resume apenas à dádiva da vida eterna com Deus, que, sem dúvida é a mais importante. Na verdade salvação também é o bom resultado de Deus em ação na sua vida agora mesmo!
O Nome de Jesus significa salvação, vida eterna com Deus, liberdade, paz, alegria, prosperidade, saúde, enfim, Seu Nome concentra tudo de bom que Deus tem para nós!
O nome de Jesus
Antes de voltar aos céus, de onde viera, o Senhor Jesus nos deu ordens para que, no Nome Dele continuássemos a fazer a obra que Ele havia começado.
A vinda de Jesus foi o raiar de uma nova era para a humanidade. O homem estava condenado ao suplício eterno e a sofrer, ainda aqui neste mundo, todas as doenças e males que o pecado havia criado.
O Senhor Jesus começou a Sua missão nos ensinando qual era a vontade de Deus para o ser humano. Em todos os lugares, Ele não só ensinava qual era a vontade de Deus, como a fazia ser realizada: sempre estava curando os enfermos e expulsando os demônios.
Agora, prestes a partir, Ele reúne os Seus discípulos e lhes ordena que continuem a Sua obra. Para tanto, Ele lhes dá a faculdade de usar o Seu Nome para fazer o mesmo que Ele fazia.
Jesus ensina Seus discípulos de que deveriam fazer tudo em Seu Nome
Em Mc. 16.17-  Ele avisa acerca dos sinais que seriam realizados em Seu Nome.
Em Jo. 14.13;15.16 - Ele ensina sobre os pedidos serem feitos ao Pai em Nome Dele. 
Em At. 3.6 - Pedro e João curam um paralítico usando o Nome de Jesus.
Em At. 4.10 os mesmos apóstolos confirmam que tal milagre ocorreu por causa do poder e da autoridade do Nome de Jesus.
Em diversos outros textos aprendemos que todas as realizações dos apóstolos eram em nome de Jesus. Cristo é Senhor sobre todas as coisas e Seu Nome é sobre todo nome que se possa referir.
a.       Jesus tem poder sobre todos os demônios!  Ele expulsou muitos demônios de pessoas que lhe foram trazidas em Cafarnaum comuma palavra (Mt. 8.16). Ele libertou dois homens terrivelmente atormentados por espíritos malignos, na região de Gadara (Mt. 8.28-33). Libertou, também, um homem que era mudo pela atuação de um demônio (Mt. 9.32).
b.      Jesus tem poder sobre as forças da natureza. Sendo o próprio Criador, Ele demonstrou este poder ao repreender a tempestade que aterrorizava os discípulos que, no barco, atravessavam o mar da Galiléia (Mt. 8.23-26).
c.       Jesus tem poder sobre todas enfermidades.  Isso é expressado em diversos relatos de curas nestes dois capítulos de Mateus: curou o leproso que O adorou (8.1-3), curou o servo do centurião romano (8.5-13), curou a sogra de Pedro (8.14), curou o paralítico trazido pelos amigos (9.1-8), curou a mulher com fluxo de sangue (9.20), curou os dois cegos (9.27-31). Em 9.35, temos a informação de que Ele, à medida que pregava as boas novas do Reino, curava todas as enfermidades.
d.      Jesus tem poder sobre a morte!  Isto é demonstrado na ressurreição da menina de doze anos, filha de Jairo, um dos líderes da sinagoga de Cafarnaum (Mt 9.18 e 23); e também na ressurreição de Lázaro (Jo. cap. 11).

Aplicação da lição
Como Filho, Ele é herdeiro de todas as coisas. Ele é a expressão exata de Deus. Ele é Deus que nos fala. Deus o exaltou soberanamente que lhe deu um Nome que é sobre todo o nome, para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus e na terra, e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai (Fp. 2.9-11).
Jesus é o Nome que contém toda plenitude da divindade, e nós como Sua Igreja temos o direito de usar este Nome em nossas orações. Receber o nome de Jesus é receber autoridade, pois a Ele foi dado todo poder no céu e na terra.
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003

Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva.
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário