sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

LIÇÃO 1 – POR QUE PRECISAMOS DO SALVADOR?

Ao Mestre
Prezado (a), estamos iniciando mais um ano, e grande é a missão que nos foi confiada. Ensinar aos pequenos acerca de nosso Salvador Jesus.
Leia com atenção a passagem bíblica, reflita nela, siga as instruções de preparo.
É parte dos deveres semanais do professor.
- Prepare bem a lição durante a semana, para isto use matérias necessárias para seu maior aproveitamento, ou seja, a Bíblia, livros, comentários, dicionários bíblicos e secular, etc.
- Uma das etapas no preparo da lição, é a oração: por isso estude com oração e dedicação, pedindo a Deus que o (a) guie pelo seu Espírito. O trabalho do SENHOR merece nossa maior abnegação e esforço.
- Aos domingos procure chegar pelo menos 10 minutos antes do inicio da EBD. Freqüente as reuniões de estudo para professores. Sabendo que certo domingo não vai estar presente avise com antecedência, para que o superintendente tenha tempo para substituí-lo (a).
- O objetivo da EBD é o ensino da Palavra de Deus, não gaste, pois o seu tempo com coisas que não edificam.
- Vá para diante da classe, senhor do assunto a ser estudado, ou seja, totalmente inteirado do assunto a ser ministrado, o êxito do professor depende de sua consagração e preparo.
- Mostre interesse por cada aluno da classe, ore por eles. Visite-os, principalmente se estiverem enfermos ou faltando a EBD.
- Dê um bem-vindo aos visitantes, convidando-os a se matricularem ou voltarem sempre.
- Lembre-se que o primeiro dever do professor da Escola Dominical é agir e orar diante de Deus no sentido de que todos os seus alunos aceitem ao SENHOR JESUS COMO SALVADOR. Na classe sempre há pessoas não salvas, convide-as para aceitar o Senhor Jesus, como Salvador.
Ao desenvolver esse comentário, nossa intenção é dar-lhes alguns subsídios, junte-os ao da revista de mestre, ore pelos seus alunos individualmente, apresente-os ao SENHOR. Coloque-se diante de Deus, e deixe Ele te instruir – o demais você verá Ele agir, e verá seus pequenos serem salvos.
Grande é a alegria quando encontramos nossos alunos, sendo obreiro, professores de Escola Dominical, e olhando para eles nos lembrarmos dos seus rostinhos quando nós os ensinávamos. Por isso amado (a), não enfraqueçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem recompensa.
“... E os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.”  (Dn. 12.3b)
Cumpra com alegria o ministério que o Senhor Deus te tem confiado.
Boa aula!

Texto Bíblico: Gn. 3.1-24
Objetivo:
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a entender que devido ao pecado, toda a humanidade precisa de um Salvador, para que seja religada a nossa comunhão com Deus.
Frase do dia...
TODOS PECARAM
Professor (a) escreva essa frase de forma nítida e grande. Poderá ser com régua de letras em cartolina, ou então com colagem, como melhor lhe parecer.
Com o cartaz, leia a frase com eles, peça que repitam, em seguida pergunte:
__ Vocês sabem o que é pecado? (espere que respondam), depois você explica – são as coisas que fazemos erradas. Por exemplo, quando desobedecemos a mamãe, quando mentimos, quando brigamos com nossos amiguinhos, ou seja, pecar é desobedecer os mandamentos de Deus e também desobedecer (infringir) as leis do país em que vivemos. É fazer coisas ruins que resultam em problemas para nós mesmos,no deixando tristes.
O pecado desagrada a Deus e vocês sabem por quê? Porque nos causa males, tristezas e sofrimentos. E como Deus nos ama muuuuito, muuuuito mesmo, ELE não quer que sofremos por isso fica triste quando cometemos alguns pecado, porque ELE sabe que teremos problemas e ficaremos infelizes.
Memória em ação
“Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.”(Rm 3.23 – NTLH)
Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. Faça-os repetir o versículo para melhor memorização.
Além da sugestão da revista de mestre, pode usar essa atividade abaixo:
QUADRO COM BANDEJA DE ISOPOR
MATERIAL
1. Duas bandejas de isopor (que vem ao comprarmos carnes, legumes, etc.)
2. Canetinhas coloridas
4. Um pedaço de elástico bem fininho
5. Cola colorida
COMO FAZER
1. Escreva partes do versículo em duas bandejas com canetinha colorida.
3. Com a cola colorida, faça a moldura do quadro.
4. Faça um furo de cada lado da bandeja para passar o elástico. Passe uma ponta do elástico em cada furo, dando um nó para não sair.
5. Agora é só pendurar o quadro pelo elástico.
Explorando a Bíblia
Adão e Eva foram as primeiras pessoas da terra. Deus os criou e colocou em um lindo jardim.
Adão disse a Eva que Deus havia feito aquele jardim para eles morarem. Eles poderiam comer tudo o que quisessem, menos as frutas de uma árvore, chamada "árvore do conhecimento do bem e do mal". Adão e Eva viviam felizes e tranqüilos no jardim do Éden até que um dia aconteceu uma coisa terrível...
Certo dia, Eva estava colhendo frutas no jardim quando, ao passar pela árvore proibida, uma serpente a chamou. A serpente disse a Eva que a fruta daquela árvore era muito gostosa e que deveria prová-la para sentir o sabor. Eva disse á serpente que Deus havia proibido ela e Adão de comerem essa fruta. Se comessem teriam grandes problemas.
Para convencer Eva, a serpente lhe falou que, se comesse a fruta, ela ficaria mais esperta e inteligente, seria como Deus. Apenas uma mordidinha, disse a serpente, você precisa experimentar, esta fruta tem um sabor incrível! Eva não resistiu mais, pegou uma fruta da árvore e mordeu-a.
Depois de comer, Eva foi logo procurar Adão e lhe contou que havia experimentado a fruta da árvore proibida, e que era muito gostosa. No princípio, Adão não quis provar, mas Eva disse que comera a fruta e nada lhe aconteceu. Tanto Eva insistiu que Adão acabou comendo a fruta também.
De repente, Adão e Eva perceberam que estavam despidos e, envergonhados, se esconderam rapidinho atrás dos arbustos. Só tiveram coragem de aparecer de novo depois que se vestiram com algumas folhas que apanharam de uma figueira.
Quando Deus chegou, Adão e Eva desconfiaram que haviam se metido numa grande encrenca e ficaram morrendo de medo e se esconderam.
Deus então perguntou se eles tinham comido a fruta da árvore proibida. Adão respondeu que sim, mas a culpa era de Eva, que havia insistido com ele.
E Eva pôs a culpa na serpente, que a tentou.
De nada adiantaram as desculpas. Deus estava muito triste por terem desobedecido. Por essa razão tiveram de sair do jardim, não podiam mais ficar juntinho de Deus, porque o pecado nos separa Dele.
Mas o Deus que é bondoso, apesar de ter ficado muito triste com a desobediência de Adão e Eva, os amava muito. Então fez uma promessa a eles e a toda a humanidade:
“Um dia, eu vou mandar meu filho ao mundo. Ele vos salvará do pecado e ajudará as pessoas a voltarem a viver comigo.”
Lá fora do jardim eles teriam de trabalhar duro e saberiam o que era sentir dor. Deus colocou um anjo com uma espada flamejante na entrada do jardim para que Adão e Eva jamais pudessem voltar. E assim começou a nova vida de Adão e Eva fora do jardim do Éden. Depois daquele dia, passaram a ter momentos de alegria e de tristeza, sentiram fome e tiveram de trabalhar para conseguir seu alimento.
Mesmo não podendo voltar para o jardim, Deus nunca os abandonou, pois Adão e Eva tinham sido criados por Ele. Por isso havia a maravilhosa promessa de enviar um Salvador que salvaria a todos os descendentes de Adão e Eva de seus pecados.
Oficina criativa
Amplie o desenho jd1 fig 1 na Galeria de imagens para os pequenos pintarem. Você poderá levar tiras de cartolina, ou outro papel colorido, para moldurar o desenho, orientando-os a fazer um quadro.


Imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_vf-Go-_3gq8S-FcvqCeBiG6J1drJWeaAomJk9iVoorL9ffLfTeqAb1soMiPKH0Dzn37OlZD4sYdt2JBnVWadzBPt_bVCLOZXOzXc2j9iLaZY1YK-yOvB3DAIZ-fSCsccHKpeV-wka-A/s1600/adao+e+eva+com+um+pasarinho.jpg


Fontes Consultadas:
·         Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Livro “A Escola Dominical” – Pastor Antonio Gilberto – CPAD
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora.

Colaboração para Portal Escola Dominical - Profª. Jaciara da Silva.
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário