sexta-feira, 16 de maio de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 07 - O MINISTÉRIO DE PROFETA (JOVENS E ADULTOS)

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Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem a lição 07. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem: Começamos a estudar sobre os dons Ministeriais. Domingo, estudamos sobre o dom de Apóstolo. Hoje, lição 07, vamos aprender sobre o dom de Profeta. Trabalhem este tema, seguindo os itens abaixo:
- Profeta no Antigo Testamento:
Nomes de profetas do AT
Tipos e finalidades da mensagem
Ofício
Perseguição
- Profeta no Novo Testamento:
Atuação do profeta junto ao Apóstolo
Liderança da igreja do 1º. Século
Ofício
- Ministério Profético na atualidade
- Verdadeiros e falsos profetas. Para exemplificar este item, vocês podem utilizar a dinâmica “Verdadeiro ou Falso?” ou  “O Guia”(postadas abaixo).
- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para finalizar a aula, realizem a dinâmica “Mensagem”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Mensagem
Objetivo: 
Finalizar o estudo sobre o dom de Profeta.
Material: 
Palavras digitadas e recortadas: confrontar, autenticidade, engano, vigilância, consequências, mensagem, aceitação, verdade, ousadia, espiritual, profeta, confirmação, desafio, perseguição, conselhos, advertência, juízos.
Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem as palavras no centro da círculo.
- Leiam em voz alta cada palavra.
- Falem: Estas palavras fazem referência ao tema da lição.
- Solicitem que cada aluno escolha duas palavras dentre as indicadas abaixo e forme uma frase sobre o tema estudado.
Confrontar, autenticidade, engano, vigilância, consequências, mensagem, aceitação, verdade, ousadia, espiritual, profeta, confirmação, desafio, perseguição, conselhos, advertência, juízos.
- Todos os alunos devem participar. Se houver alguém com dificuldade, procurem ajudá-lo para que se sinta participante da atividade.
- Finalizem, lendo Mateus 24.04: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane”. Falem sobre discernimento espiritual que devemos ter, para não sermos enganados.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivo:
Estudar sobre os falsos mestres, através de um exemplo de um objeto legítimo e outro falso ou pirateado, observando suas características.
Material: 
CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume, etc.

Procedimento:
- Escolham um objeto dentre os citados no material para fazer a demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem para a classe e perguntem se há diferença entre os objetos – os alunos não devem saber que há um verdadeiro e outro falso. Pode haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveitem a oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização desses objetos:  vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observe a reação da turma diante das características dos objetos.
- Em seguida, façam a pergunta: O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o tema da lição sobre falsos mestres, trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
- Leiam com os alunos: “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”. Mateus 7. 15 a 17.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: O Guia
Objetivo: 
Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.
Material: 
uma venda.
Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:

Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia original desconhecida.


Por Sulamita Macedo.
Fonte: Atitude de Aprendiz


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/05/dinamica-da-licao-07-o-ministerio-de.html#ixzz31u5Kmrq8

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