sexta-feira, 23 de maio de 2014

LIÇÃO 08 – NA IGREJA DEUS ME ESCUTA

Ao Professor (a)
Tenho por mim, que há uma incoerência nesta seqüência das lições, a lição passada tratava da oração, o tema foi “Na igreja eu falo com Deus”, nesta aula  embora o titulo seja diferente, a temática é a mesma.
Se levarmos em conta a lição 09  que tratara das ofertas na igreja, o assunto é encerrado, porem creio que esta lição deveria ser uma seqüência natural da lição 07, invés de simplesmente  ensinarmos sobre o fato de que Deus nos escuta , deveríamos estudar  “Na igreja escutamos  a Deus” levando para o sentido bíblico de ouvir a voz de Deus para obedecermos a sua palavra e seus conselhos.

 É claro e evidente que precisamos conscientizar as crianças que toda a adoração prestada a Deus na igreja não é em vão, pois Ele esta atento a tudo, ouve, nos escuta, porem cabe ao professor fazer essas correções afim de que o aprendizado seja mais completo.
Todavia é apenas uma sugestão, que pode ser considerada no seu planejamento de aula
Texto Bíblico   1 Samuel  1.9-28
Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava sentado, numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito,
e fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.
Continuando ela a orar perante e Senhor, Eli observou a sua boca;
porquanto Ana falava no seu coração; só se moviam os seus lábios, e não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada,
e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
Mas Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem bebida forte, porém derramei a minha alma perante o Senhor.
Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.
Então lhe respondeu Eli: Vai-te em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
Ao que disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher se foi o seu caminho, e comeu, e já não era triste o seu semblante.
Depois, levantando-se de madrugada, adoraram  perante o Senhor e, voltando, foram a sua casa em Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.
De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
Subiu, pois aquele homem, Elcana, com toda a sua casa, para oferecer ao Senhor o sacrifício anual e cumprir o seu voto.
Ana, porém, não subiu, pois disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então e levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre.
E Elcana, seu marido, lhe disse: faze o que bem te parecer; fica até que o desmames; tão-somente confirme o Senhor a sua palavra. Assim ficou a mulher, e amamentou seu filho, até que o desmamou.
Depois de o ter desmamado, ela o tomou consigo, com um touro de três anos, uma efa de farinha e um odre de vinho, e o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o menino ainda muito criança.
Então degolaram o touro, e trouxeram o menino a Eli;
e disse ela: Ah, meu Senhor! tão certamente como vive a tua alma, meu Senhor, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor.
Por este menino orava eu, e o Senhor atendeu a petição que eu lhe fiz.
Por isso eu também o entreguei ao Senhor; por todos os dias que viver, ao Senhor está entregue. E adoraram ali ao Senhor.

Objetivo
Após a aula seus alunos deveram;  entender que ao falar com Deus (orar) Ele ouve e responde, ou seja, fala conosco independentemente do local aonde estivermos,
Na igreja Deus nos fala afim de nos aconselharmos, devemos ouvir(obedecer) a sua voz

A Palavra é ...  Escutar
Segundo o dicionário escutar é aplicar o ouvido para perceber, ouvir: escutar atrás da porta. / Ouvir com atenção. / Levar em conta: escutar os conselhos de um amigo. / Ceder
Em termos bíblicos Escutar, é mais do que ouvir com atenção, significa ouvir para obedecer!
Porque, quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu? ( Jr 23.18)
Segundo a revista a palavra “escutar” esta empregada no fato de Deus escutar as nossas orações, isto com propósito de atende-las.

Aprendendo a Bíblia
Um dos versículos mais citados da Bíblia quanto a Deus ouvir as nossas orações é:
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos,  então eu ouvirei dos céus, e perdoarei
os seus pecados,  e sararei a sua terra."
(2 Crônicas 7: 14)
A Bíblia afirma que quando Salomão acabou de construir o na sua inauguração, pede então a Deus que sempre ouça as orações de seus servos que iriam ser feitas naquela casa, Deus promete ouvir, porem impõe algumas condições:
Vejamos quais são.
a) ArrependimentoA primeira condição imposta por Deus para atender nossa oração é o arrependimento. E esse acompanhado de humilhação. É necessário entender que sem nos humilharmos diante de Deus , o arrependimento pode ser apenas uma atitude de remorso, humilhar-se diante de Deus é reconhecer que não somos bons o suficiente para receber cousa alguma com base em nossa justiça própria. O arrependimento deve ser acompanhado também de oração.
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar”
b)ConversãoA segunda condição exigida por Deus para atender nossa oração é a conversão. Conversão é mudança de direção, é mudança de atitudes, é mudança de caminho.
Se quisermos que Deus atenda nossas petições devemos ter atitudes justas. Antes de exigirmos respostas de nossas orações, temos de avaliar o nosso coração, porque Deus é claro ao dizer:"...e se converter dos seus maus caminhos...".
No Evangelho de São João esta escrito:
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (Jo 15.7)
Neste versículo se vê claramente, que para que Deus possa nos atender se faz necessário que  estejamos unidos a Deus fazendo a sua vontade, desta maneira Ele ouvira as nossas orações.
  
Historia Bíblica
A historia de Ana é sem duvida uma das mais bela de toda a Bíblia, não apenas por ser uma historia bastante lembrada  na comemoração dos dias das mães, mas também por ser um belo exemplo que Deus escuta e atende as nossas orações.
A Bíblia diz que Ana era uma mulher que passava por muitas aflições, havia alguns motivos quer podemos destacar:

a) Ela era uma mulher estéril
Sem duvida nenhuma para uma mulher o impedimento de ser mãe é algo bastante triste,
Nos tempos bíblicos uma mulher que não pudesse ter filhos era considerada como amaldiçoada, isto pelo fato que uma mulher estéril jamais poderia receber a graça de gerar o “messias” prometido.

b) A mulher estéril era menosprezada
Como não bastasse a Ana viver o pesar de não poder ser mãe, ela era afligida pelas provocações de Penina a esposa de seu marido Elcana, Pepina já tinha gerado filhos, porem Ana era estéril.
Neste tempo Deus habitava no tabernaculo, Ana ora a Deus, pedindo um filho e faz um voto, afirmando que iria entregar  o filho para Deus, assim Deus atende a oração de Ana.

E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR. ( 1 Sm 1.20)
Ana deu ao filho o nome de Samuel, que em hebraico significa "Deus ouviu", mas que está relacionado com "pedido de Deus". Ana explicou o nome: "Do Senhor o pedi”

Conclusão
Depois que a criança nasceu e foi desmamada, Ana cumpriu seu voto ao Senhor e a levou  Samuel a Eli o sacerdote. Teria sido fácil esquecer o voto, pois ela  teria razões para não cumpri-lo afinal, ele era seu único filho!
Porem Ana cumpriu o voto em agradecimento a Deus.
Professor ensine as crianças que acima de tudo não devemos orar a Deus apenas quando precisamos de algo, ou queremos algum bem, devemos orar agradecendo a Deus por tudo.
  

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário