sexta-feira, 30 de maio de 2014

LIÇÃO 09 – JESUS, O AMIGO DOS RICOS

Texto Bíblico: Mateus 19.16-26


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus é o maior tesouro que alguém pode adquirir. Pois Dele nos vêm tudo o que precisamos

Frase do dia
MEU AMIGO JESUS ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR

Jesus deve ser o primeiro valor em nossa lista ou escala de prioridades. Deve vir antes de nossa própria vida. Deve vir antes de nossos bens ou qualquer outra coisa. Quando falamos sobre o Jesus vir antes, não é porque as coisas que nos dispomos a renunciar não tem mais lugar em nossas vidas e sim que elas vêem depois.
O primeiro lugar de nossa vida, indiscutivelmente é de Jesus


Memória em Ação
“Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.” (Mt 6.33 – NTLH)

A escala de valores de muitos cristãos está desordenada. Deixamos que aquilo que é urgente tome o lugar daquilo que é importante. Portanto, mesmo tendo os valores e prioridades devidamente ordenados no conceito mental, alguns de nós não conseguimos tê-los na prática. A primeira coisa a ser feita ao ordenarmos nossos passos, é conhecer a escala de valores do ponto de vista de Deus. Depois, é lutar por fazê-la funcionar!
Não há nada, absolutamente nada que possa ocupar o primeiro lugar de nossas vidas, a não ser Deus.


Explorando a Bíblia
O Senhor Jesus Cristo, quando do seu ministério aqui na terra, teve a oportunidade de encontrar, conversar, e dialogar com várias pessoas. Muitas dessas pessoas procuravam o Senhor Jesus por causa dos seus problemas e necessidades físicas ou materiais (eram cegos, aleijados, paralíticos, leprosos, pessoas possuídas por espíritos malignos, sofredores, angustiados, famintos, e com necessidades de todas as sortes, que se posso imaginar).
Outras pessoas procuraram a Jesus não apenas por causa das necessidades físicas ou materiais, porém, procuravam o Senhor acima de tudo, por causa de suas necessidades espirituais. Eram pessoas que não tinham paz, não tinham esperanças, a vida não lhes fazia sentido, não conheciam a verdadeira felicidade, nem tão pouco tinha certeza de salvação. Esta era a situação do jovem conhecido na teologia bíblica como “O mancebo de qualidade” ou “o jovem rico”.

Na sua vida espiritual faltava o mais importante que era a renúncia. Jesus com toda sua sabedoria falou para o jovem:
“...  vai, vende tudo o que tens, e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” (Mt. 19.21)

Estas palavras entristeceram o jovem, pois era rico, e seu coração estava em suas riquezas. Como ficaria a sua vida e tudo o que possuía?

O que este jovem deveria fazer para alcançar a salvação, para ter a vida eterna
a) Está disposto a abrir mão de tudo por amor a Cristo;
b) Desembaraçar dos bens e coisas materiais;
c) Aceitar, seguir, e obedecer fielmente a Deus e a sua palavra, para Ter como recompensa um tesouro no Céu.

Masele ouvido as palavras e os conselhos de Jesus retirou-se triste, ou seja desprezou a Jesus para manter as coisas materiais.


Professor (a) enfatize aos pequenos que muitas pessoas não conseguem seguir e servir a Jesus, por causa de embaraços que lhe prendem. São embaraços às vezes de cunho religioso, familiar, político, intelectual, social ou econômico, como o exemplo mostrado através desta história do jovem rico. É impossível para alguém que confia mais na capacidade intelectual, na sua tradição familiar, no status social, ou nas riquezas do que em Deus, obter a sua salvação e entrar no reino dos céus.
Que Deus ilumine a mente e o coração dos homens e mulheres em todo o universo, para compreender estas verdades espirituais.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon  - Horinhas com Deus - Editora Sinodal


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário