sexta-feira, 30 de maio de 2014

LIÇÃO 09 – JOÃO, UM HERÓI MUITO ESQUISITO

Ao Mestre
Prezado (a) nos dias pós modernos em que vivemos, a lição de hoje é muito oportuna para enfatizar aos pequenos acerca da transformação de vida, de atitudes que os que servem a Deus devem demonstrar aos que ainda não conhecem a salvação. Enfatizando a eles que Deus tem os seus servos como “um tesouro particular”, e como tal devemos viver de forma que nossas atitudes, palavras e vestimentas glorifiquem o Nome DELE.

É lógico que não estamos falando de nos vestir como João Batista, ou outra veste estrambótica, mas descentemente, de forma que os que nos vejam possam dizer que somos servos e servas do Deus Altíssimo.
Texto Bíblico: Mt 3.1-11

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que o crente deve ter atitude diferente das pessoas que não conhecem a Deus, e que todos os que servem a Deus precisam receber o batismo com o Espírito Santo, que é como um selo de qualidade, certificando nossa filiação a Deus.


Exercitando a Memória
“Não vivam mais como as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês...”(Rm 12.2 – NTLH)

Uma das mais importantes funções da Bíblia é a renovação da nossa mente.
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável eperfeita vontade de Deus”.

A mente do homem, que não conhece a Deus, é uma mente posta na carne, pois ele foi gerado e educado pelos seus pais na carne, e o que vem da carne, só pode ser carne, e seus comportamentos são regidos por está educação carnal (1 Pe 1.18),mas a grande diferença é que a pessoa que  possui o Espírito Santo, seu viver é diferente porque o Espírito Santo o ajudará a viver no Espírito e mortificar os feitos da carne.
“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis”.(Rm 8.13).

Portanto, se andarmos no espírito, o próprio Deus estará vivendo em nós


Crescendo no conhecimento
Desde o momento de seu nascimento, João Batista foi saudado como profeta:
“E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar seus caminhos” (Lc 1, 76).

João Batista foi enviado por Deus para ser o Precursor de Cristo, ou seja, aquele que viria primeiro a anunciar a chegada do “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29)

O que fez o Precursor para ser definido como um profeta, e mais, “o maior dos profetas” (Lc 7.28)? Antes de tudo, seguindo os passos dos antigos profetas de Israel, pregou contra o pecado,  a opressão, e a injustiça social. Ao lermos sua pregação, encontraremos ele a dizer:
“Quem tiver duas túnicas, que as reparta com o que não tem; quem tiver o que comer, que faça o mesmo.” (Lc 3.11)

Aos publicanos (arrecadadores de impostos), que tão freqüentemente desagravam os pobres com requerimentos arbitrários, lhes diz:
“Não exijais mais do que vos está fixado”.(Lc 3.13)
Aos soldados, inclinados à violência:
“Não façais extorsão a ninguém, não façais denúncias falsas”(Lc 3.14).

Através da vida de João Batista nos vem a idéia que atualmente temos do profeta: alguém que impulsiona à mudança; que denuncia as deformações espiritual do ser humano, que aponta seu dedo contra o pecado e contra a opressão do poder em todas suas formas –  religioso, econômico, militar –  e se atreve a gritar na cara do rei tirano: “Não te é lícito!” (Mt 14.4).
Mas João Batista faz também uma segunda coisa: dá ao povo o “conhecimento de salvação pelo perdão de seus pecados” (Lc 1.77). Os profetas do Antigo Testamento anunciavam uma salvação futura; mas João Batista não anuncia uma salvação futura; indica uma que está presente. Ele é quem aponta para o Senhor Jesus grita: “Aqui está! Aquele que esperamos durante séculos está aqui, é Ele.” (João 1.29).

Que estremecimento deveu percorrer aquele dia o corpo dos presentes que o ouviram falar assim!
Os profetas tradicionais ajudavam seus contemporâneos a superar o muro do tempo e olhar o futuro; mas ele ajuda a superar o muro, ainda mais grosso, das aparências contrárias, e permite descobrir o Messias oculto por trás do aspecto de um homem como os demais. João Batista inaugurava assim a nova profecia cristã, que não consiste em anunciar uma salvação futura (nos últimos tempos), mas em revelar a presença escondida de Cristo vivendo entre a humanidade.


Aplicação da Lição
Prezado (a) enfatize aos pequenos que devemos aprendemos com João Batista que o anúncio do Evangelho e o viver de conformidade com a Palavra de Deus não devem ficar como coisas opostas, sem vínculo entre si.

Deve ser precisamente o Evangelho de Cristo o que nos impulsiona a lutar pelo respeito do homem, de forma que seja possível a todo homem “ver a salvação de Deus” através de nosso viver cotidiano. João Batista não pregava contra o pecado e os abusos morais como agitador, mas como arauto do Evangelho, “para preparar ao Senhor um povo bem disposto” (Lc 1.17).

Só poderemos ser como esse herói se pautarmos nossa vida na Vontade de Deus, a qual nos é revelada através de Sua Palavra.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de estudo da mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
·         Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário