sexta-feira, 23 de maio de 2014

LIÇÃO 08 - A ORDEM É PRESERVAR

Texto Bíblico     Gn  1.1-26

Enfoque bíblico
“Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”  
Salmos 24.1
Objetivos
·         Conscientizar de que o crente deve cuidar bem do planeta
·         Saber que o crente deve estar ciente das questões  ambientais
·         Demonstrar biblicamente que Deus se preocupa com a qualidade de vida do nosso planeta.

Introdução
Daremos nesta lição um assunto já iniciado na aula anterior, na lição passada vimos que a multiplicação da ciência teve seus lados positivos com o desenvolvimento de vários ramos da ciência que beneficiam a humanidade, tal como a medicina.
Mas por outro lado essa mesma ciência que produz desenvolvimento e novas tecnologias traz uma serie de desvantagens que se traduzem em desastre e destruição; isto em vários aspectos, espirituais e materiais.
Nesta lição trataremos especificamente o aspecto material, veremos como o homem tem destruído o meio em que vive apesar do grande desenvolvimento tecnológico que existe hoje.
Deus ao formar a terra entregou tudo ao homem para que este cuidasse
e guardasse o jardim.
E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. (Gn2.15)

O homem deveria dominar, sujeitar a terra, nisto vemos que era legitimo o homem tirar da terra o seu mantimento conforme Deus o ordenará, mas com a queda do homem, toda essa estrutura foi modificada; a terra foi amaldiçoada, o homem passou a trabalhar duramente para se sustentar.

O tempo passou e o que vimos hoje é mesma desobediência, o homem se recusa a cumprir a nobre missão que Deus entregou nas suas mãos, ou seja, cuidar da terra, mas ao contrario disto, de forma brutal e inconseqüente o homem vem explorando e destruindo a terra, motivado pela ganância e pelo lucro não tem consciência de que está arruinando seu futuro e das futuras gerações.

Parte I – Deus e o meio ambiente

Princípios bíblicos para a preservação da natureza
Damy Ferreira, em seu livro Ecologia na Bíblia, propõe oito princípios bíblicos para a preservação da natureza:
1) O princípio da autoria divina
Deus é o Criador, e como seres criados devemos respeitar o que Ele criou. Precisamos compreender melhor a natureza e aprendermos como lidar com ela. Mexendo com ela estamos mexendo em algo que é de Deus.

2) O princípio da administração e da prestação de contas
Deus instituiu o homem para administrar a natureza:“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” A responsabilidade é muito grande e uma coisa é certa, teremos que prestar contas ao Dono da Natureza sobre o que temos feito a ela.

3) O princípio da racionalidade
Segundo a Bíblia, Deus dotou o ser humano com inteligência suficiente para saber se relacionar com o mundo ao seu redor, se não o faz é porque não quer usar o que tem.

4) O princípio da seleção entre o puro e o impuro
No decorrer da Bíblia, percebemos a importância dada à pureza, tanto moral como fisicamente. Deus deu instruções claras a seu povo sobre os mais diversos assuntos no que se referia à pureza e impureza. Aplicando isto à ecologia, ao meio ambiente, vemos a importância de manter tudo na mais perfeita ordem e limpeza. Quem dera se todos seguissem à risca esta regra, o mundo seria bem mais agradável.

5) O princípio da sobrevivência
Não é novidade que a nossa sobrevivência depende da natureza, do meio ambiente. Os habitantes da terra precisam tomar consciência de que agora, mais do que nunca, cuidar do meio ambiente é uma questão de vida ou morte.

6) O princípio da triangulação Deus-homem-natureza
Na criação observa-se um triângulo: Criador, Natureza e Ser Humano.  Toda a harmonia do planeta depende do relacionamento desses três pólos. Quando o ser humano desobedeceu as regras criadas pelo Criador para o bom funcionamento da natureza essa triangulação entrou em colapso. O ser humano também cortou sua fonte de comunicação com Deus e passou a administrar mal a natureza.

7) O princípio da relação universal da natureza
Todo o universo está intimamente relacionado. Alterando e destruindo partes da natureza, estamos afetando-a como um todo, e haverá conseqüências, mexer numa parte significa movimentar todo o ecossistema.

8) O princípio da ação e reação
É a terceira lei do movimento de Newton: a cada ação se opõe uma reação igual, ou seja, as ações mútuas de dois corpos são sempre iguais e dirigidas para as partes contrárias. Física básica. Toda a natureza reage quando agimos erradamente sobre ela.

O cristão que procura viver uma vida de entrega a Deus buscará o equilíbrio, a temperança, isso está intimamente ligado ao seu modo de vida. Ele procurará viver em equilíbrio com o meio ambiente, fazendo todo o possível para preservar a natureza, que apesar de tudo, continua sendo uma das formas do ser humano relacionar-se com Deus. Ele ainda pode ser visto tanto nas pequenas quanto nas grandiosas maravilhas da natureza.
Texto fonte:http://www.educacaoadventista.org.br

 

Parte II – As leis de Deus em relação ao meio ambiente
A preservação da natureza sempre foi e será alvo da atenção de Deus. No Antigo Testamento encontramos orientações de Deus com relação à preservação do meio-ambiente.
Um texto que relata claramente essa preocupação está no livro de Deuteronômio capítulo 20 no verso 19:

 “Quando sitiares uma cidade por muito tempo, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, metendo nele o machado, porque dele comerás; pelo que não o cortarás, pois será a árvore do campo algum homem, para que fosse sitiada por ti?”.

Observamos neste texto que além de determinar a preservação da floresta, Deus informa ao homem que a floresta é sua amiga, não devendo ser tratada como inimigo, pois ela lhe fornecerá alimento e viveres.

As revelações apresentadas pelo Apóstolo João, no livro de Apocalipse, também dão conta da preocupação de Deus com a natureza, nos capítulos sete e nove, encontramos os seguintes textos:

“E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma”;
“E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus”.


Parte III- Siga os bons exemplos
Foi no jardim do Éden que o homem recebeu a ordem de cuidar da natureza, mas tempos  depois  nós vemos Deus novamente confirmar essa ordem,  por meio de suas leis dada ao povo de Israel. Observe:

 Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, metendo nele o machado, porque dele comerás; pelo que o não cortarás (pois o arvoredo do campo é o mantimento do homem), para que sirva de tranqueira diante de ti.
Mas as árvores que souberes que não são árvores de comer destruí-las-ás e cortá-las-ás; e contra a cidade que guerrear contra ti edificarás baluartes, até que esta seja derribada.
Dt 20.19-20

Neste versículo a cima vemos claramente a instrução de Deus para que as arvores não fossem destruídas, por ocasião de guerras os povos quando sitiavam um cidade, destruíam as arvores em redor para utilizar no ataque. Deus instrui Israel para que não fizesse assim.


Um outro exemplo, descrito na revista, é acerca de Abrão:

Plantou Abraão tamargueiras em Berseba e invocou ali o
nome do SENHOR, Deus Eterno” (Gn 21.33).

Abraão  quando plantou  o bosque  de tamareiras tinha por volta dos 80 ou mais anos, não havia  utilidade para ele devido a sua idade, pois ele provalmente não provaria dos seus frutos, e nem  usaria a sua sombras para descansar. Mas  a seu objetivo era com as gerações futuras.


Nos dias atuais, como em todas as épocas , o homem jamais cumpriu as ordenanças do Senhor, em relação a cuidar do meio ambiente.
Ao contrario disto, vemos total negligencia, o lixo deixado nas praias como copos, garrafas, papéis,plásticos; jogado pelas janelas de ônibus ou carros. O estrumede cachorros de estimação nas calçadas e parques. O lixo deixado nas calçadas, na rua, no asfalto, nos rios.

É uma completa destruição da natureza através das queimadas do
capim, a cada ano, a fim de que o gado tenha pasto; a queimada das
florestas para a limpeza da terra a fim de retirar a madeira.
A contaminação dos rios com produtos químicos da indústria; a eliminação de espécies de animais e peixes. Uso de agrotóxicos, etc


Deveríamos viver e conviver, sem destruir o meio ambiente, pensar que virão outras gerações e poderão ter necessidade daquilo que foi destruído ou ameaçado de extinção, no caso dos animais.

Conclusão
Aguardamos sim, uma nova moradia nos céus, mas como não sabemos o tempo da volta de nosso Senhor, devemos cuidar para que a nossa peregrinação nesta terra seja saudável, se não cuidamos do meio ambiente corremos o risco de destinar ao nossos filhos a um mundo totalmente impróprio a vida.
Lembramos que após a vinda de Cristo e a implantação de seu Reino, a Terra será restaurada pelo Senhor, se isto faz parte dos planos futuro de Deus como não fará dos nossos?
Quem não adorna, limpa, protege, guarda e cuida de sua própria casa? Certamente que todos cuidam da sua habitação, assim também devemos cuidar de nossa grande casa, o planeta Terra.

Colaboração para Portal Escola Dominical -  Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário