Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o
tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida
com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, iniciem o estudo da lição. Observem as seguintes
sugestões:
- Falem que nesta aula, o tema a ser estudado será sobre o
tipo de sabedoria que devemos pedir a Deus.
- Iniciem o estudo do tema através da dinâmica “Quer
Sabedoria?”
- Depois, escrevam no quadro: Sabedoria Divina e Sabedoria
Humana.
Reflitam com os alunos sobre a diferença entre elas, como se
consegue cada uma e quais atitudes são geradas por estes tipos de sabedoria.
Enfatizem a importância da sabedoria que vem de Deus no
aspecto espiritual, sentimental, emocional e relacional.
- Depois, trabalhem os demais conteúdos da lição
sempre de forma participativa e contextualizada. Dessa forma, a aprendizagem
será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quer Sabedoria?
Objetivo: Iniciar o estudo sobre a sabedoria que
vem do alto.
Material:
01 caixa
Nome SABEDORIA digitado
Envelopes pequenos(quantidade depende do número de alunos)
Papel pequeno com o versículo de Tg 3. 17 digitado(01 para
cada envelope)
01 pincel atômico ou um marcador para quadro branco
01 cartolina ou um quadro branco
Organizar o material da seguinte forma:
Colar o nome SABEDORIA fora da caixa, que fique bem visível
Colocar o versículo de Tg 3.17 dentro de cada envelope
Colocar os envelopes dentro da caixa
Procedimento:
- Comecem lendo I Reis 3. 9 a 12:
“A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a
teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem
poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que
Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para
ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus
inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as
tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti
igual não houve, e depois de ti igual não se levantará”.
- Falem: Já conhecemos a história de Salomão quanto a um
pedido dele a Deus. Mas o que ele pediu? O que ele recebeu?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, peguem a caixa com o nome “Sabedoria”,
entreguem para um aluno. Peçam para que ele fique em pé diante da turma.
- Depois, peçam para outro aluno ler Tg 1.5: “E, se
algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá
liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.
- Quando o aluno estiver lendo a parte do versículo “...peça
a Deus...”, apontem para o aluno que está com a caixa.
Aguardem que os alunos peçam sabedoria, o aluno que está com
caixa deve distribuir “sabedoria” apenas para quem pediu. Se ninguém percebeu
que deve pedir, o versículo deve ser lido novamente, até que pelo menos alguns
peçam.
- Falem: Salomão fez um pedido sábio, vocês também!
- Depois, os alunos devem abrir o envelope e ler seu
conteúdo:
“Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura,
depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos,
sem parcialidade, e sem hipocrisia”. Tiago 3:17
- Depois, escrevam no quadro as 08 características da
sabedoria que Deus nos concede. Vocês devem escrever à medida que os alunos
citarem cada uma delas.
- Para finalizar, falem: É sobre esta sabedoria que vamos
estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Método de Perguntas e Respostas
O Método de Perguntas e Respostas consiste em lançar uma pergunta para os
ouvintes, de forma que promova nos alunos um momento de reflexão para emitir
suas respostas.
Neste método é requerida uma pergunta bem elaborada, evitando assim respostas
factuais e que conduzam a resposta com sim, não, não sei, talvez etc.
A utilização deste método nas aulas da EBD pode ser tanto no início, no meio ou
final da aula, dependendo então do momento, que o professor desejar,
previamente pensado na execução do planejamento.
A pergunta pode ser emitida, para turma, oralmente ou apresentada por escrito;
depois de sua apresentação, aguarde um pouco de tempo e comece a anotar as
respostas no quadro ou cartolina. Caso as respostas não apareçam de imediato,
provoquem os alunos para que eles falem.
As vantagens de sua utilização podem ser observadas, pois com sua inserção na
aula, o professor está oportunizando a participação do aluno na aula, além de
conhecer o que o aluno sabe sobre o tema.
Quanto às desvantagens, podem ser citadas:
- O aluno não conhecer o tema e não emitir resposta;
- Outro que emite a resposta e ter vergonha de estar errada
e temer que pode acontecer atitudes inadequadas dos colegas devido a resposta
dele – isto deve ser corrigido pelo professor, para que todos possam ter
coragem de falar e saber que vai ser respeitado;
- Despreparo do professor em aceitar todas as respostas e
depois não saber como extrair delas elementos para a análise final.
Não
descarte nenhuma resposta, mesmo que esteja errada, incompleta ou não fazer
sentido ao que foi perguntado. Todas as respostas devem ser observadas, pois ao
ser lançada a pergunta, as respostas aparecerão.
Depois, é importante analisar todas as respostas, apresentando os
argumentos bíblicos para o desfecho da análise. Dessa forma, o aluno perceberá que
o professor “aproveitou” suas ideias, não deixando-as de lado e, certamente, em
outras ocasiões continuará a querer participar, ao invés de se fechar, se o
professor fizer de conta que não escutou uma resposta ou não dando atenção ao
aluno pela emissão de algo errado ou descabido ou porque o professor não cortou
de imediato as ações de pouco caso dos colegas etc.
Jesus utilizou-se de várias formas de ensinar, dentre eles o de Perguntas e
Respostas. As perguntas lançadas por Jesus objetivavam levantar
questionamentos, fazendo o ouvinte pensar, instigando à dúvida,
proporcionando-lhe um novo aprendizado.
“Pois qual é mais fácil? Dizer: Perdoados te são os teus pecados ou dizer:
Levante-te e anda?“ Mt 9.5
“O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei-me.” Mc 11.30
“... Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Mt 16.13.
Que tal seguir o exemplo do Mestre dos mestres? Utilize o
método de perguntas e respostas nas aulas da EBD, ele fica muito bem nas aulas
expositivas! Observe as orientações deste texto e faça bom proveito!
Por Sulamita Macedo.
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