Ao Mestre
Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre, é imprescindível que o façamos com nosso espírito renovado na Presença e Unção do Senhor Jesus. Dedique todos os dias um tempo para estar orando e meditando na Palavra de Deus, é a única forma de nos mantermos vivos espiritualmente. Hoje me nossas igrejas, há muitos que “que têm nome de que vives e estás morto” (Ap 3.1), exatamente porquê não se alimentam da Palavra de Deus.
Nós, que fomos chamados para sermos professores de EBD (Escola Bíblica Dominical) não devemos ser assim. Como ensinaremos o que não sabemos. Como iremos conduzir nossos pequenos à Cristo se nós mesmos não O conhecemos?
Lembremo-nos do conselho paulino: “... O que ensina esmere-se no fazê-lo”. (Rm 12.7- ARA).
Deus continue a abençoar o seu ministério.
Texto Bíblico: Ex 40.17-35; 1 Re 8.1-14.
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que é na Igreja onde Deus se faz presente, pois nossos irmãos e irmãs juntamente conosco formamos a família de Deus.
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que é na Igreja onde Deus se faz presente, pois nossos irmãos e irmãs juntamente conosco formamos a família de Deus.
Frase do dia...
EU AMO A CASA DE DEUS
EU AMO A CASA DE DEUS
Você poderá escrever essa frase em uma folha de cartolina e colar desenhos ou fotos de igreja, pode até mesmo, colar fotos de eventos com os pequenos em sua congregação. Depois leia a frase em voz alta com eles, repetindo umas três vezes (demonstre alegria ao fazê-lo).
Memória em ação
“Como eu amo o teu Templo, ó SENHOR Todo-Poderoso!”(Sl 84.1- NTLH)
Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.
Explorando a Bíblia
Crianças vocês sabiam que antigamente a igreja não era como essa nossa? – não sabiam?
Pois bem, há muito tempo atrás, Deus escolheu Moises para liderar o Seu povo, os israelitas. Para chegar ao seu país, eles tinham de viajar pelo deserto – já pensaram? Em meio ao calor intenso.
Nesta época, não tinham casas, eles moravam em tendas, sabe aquelas barracas de acampamento de férias? Eram quase iguais. Veja como eram:
O povo de Israel precisava de um bom lugar para cultuar a deus, assim Deus que tudo sabe, disse a Moisés:
__ Moisés, construa uma tenda bem grande, uma muito especial para ser o local onde você e todo o povo me preste culto. Eu te darei as medidas e você fará do jeito que eu mandar.
Quando Moisés disse ao povo o que Deus havia dito, todos se alegraram e desejaram contribuir com o que tinham para a construção da grande tenda. Todos foram correndo para a sua barraca e trouxeram ouro, prata, tecidos, madeira, pedras preciosas. E logo a grande tenda começou a ser construída, a qual recebeu o nome de Tabernáculo.
Veja como ficou lindo:
Um tabernáculo é como uma igreja, um lugar para encontrar Deus. O tabernáculo era a estrutura que os israelitas construíam para a adoração. Depois do Êxodo, o povo israelita acabou vagando pelo deserto por quarenta anos. Juntamente com os Dez Mandamentos, Deus deu a Moisés instruções bem detalhadas em Êxodo (capítulos 25-40) de como o povo tinha que construir o tabernáculo e adorar a Deus. Apesar de ser muito luxuosa, essa estrutura era completamente portátil.
Toda vez que os israelitas mudavam o seu acampamento de lugar, o tabernáculo mudava com eles. Por ser portátil, o tabernáculo também servia como um símbolo de que Deus andava com o povo de Israel
Toda vez que os israelitas mudavam o seu acampamento de lugar, o tabernáculo mudava com eles. Por ser portátil, o tabernáculo também servia como um símbolo de que Deus andava com o povo de Israel
Assim foi até que eles chegaram ao seu país. Lá Deus ordenou que se fizesse um templo. O rei Salomão foi quem construiu. Ele então contratou os melhores profissionais, pois disse que o templo deveria ser muito bonito por dentro e por fora, pois Deus merece o melhor.
O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitetônico transmitido por Davi, seu pai. Em troca de trigo, cevada, azeite e vinho, Hiram ou Hirão, o rei de Tiro, forneceu madeira do Líbano e operários especializados em madeira e em pedra.
Os materiais aplicados foram essencialmente a pedra e a madeira. Os pisos foram revestidos a madeira de junípero (ou de cipreste segundo algumas traduções da Bíblia) e as paredes interiores eram de cedro entalhado com gravuras de querubins, palmeiras e flores. As paredes e o teto eram inteiramente revestidos de ouro. (1Re 6.15,18,21,22,29)
Os trabalhadores fizeram tudo como o rei Salomão mandou. Trabalharam e trabalharam. O trabalho prosseguiu por sete anos. Tiveram tanto cuidado que não fizeram nenhum barulho. Sempre que tinham de martelar ou serrar, faziam fora do local onde ficaria o templo.
Estão vendo crianças, na Casa de Deus, não se deve correr, gritar, fazer bagunça. Devemos ter reverencia no local onde Deus se faz presente e fala conosco. Assim o lindo templo ficou pronto:
E todos iam adorar ao Senhor Deus com muita alegria cantavam e agradeciam a Deus por tudo que ELE faz por nós.
Oficina criativa
Reproduza o desenho do Templo e monte um quebra cabeça para as crianças. Explicando que este outro templo estava construído no tempo em que Jesus era pequeno como eles, e foi no templo cultuar a Deus, Seu Pai.
Fontes Consultadas:
· Bíblia NTLH - SBB
· Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
· 53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
· Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD
0 comentários:
Postar um comentário