sábado, 26 de julho de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 04 - É POSSÍVEL AMAR O INIMIGO? (JUVENIS)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1- Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2- Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4 – Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefonema ou rede sociais.
5- É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Inicie a sua aula enfatizando o significado e a importância da renuncia para a vida cristã.
- Reafirmar o dever cristão de amar os inimigos da mesma forma que os amigos e irmãos. Para isso sugerimos a dinâmica “Amai os vossos inimigos”.
- Destaque que o cristão não deve jamais vingar-se de quem quer que seja.

Desejamos que esta aula traga grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Amai os vossos inimigos
Objetivo: 
Levar os alunos a perdoar aquele que os ofendem

Material: 
Pedras de tamanhos médios e uma bola.
Procedimento:
Fazer uma brincadeira (técnica) para que os adolescentes percebam o que acontece quando guardamos mágoas, ressentimentos, quando não perdoamos alguém por algo que ele fez de errado conosco.
1 - Começar explicando aos alunos que alguém atirou uma
pedra neles e cada um resolveu ficar com a pedra para devolvê-la quando a pessoa aparecer. Só que essa pedra não pode ser largada nunca. Assim, todas as atividades que eles realizarem devem estar carregando a pedra em uma das mãos.
2 - O professor deve levar pedras de acordo com o número de alunos (não muito grande e nem muito pequenas) e distribuir uma pedra para cada aluno.
3 - Com uma das mãos sempre segurando a pedra, realizar as seguintes atividades:
Bater palmas;
Fazer um círculo de mãos dadas;
Fazer de conta que estão tomando banho (lembrar que a pedra não é o sabonete);
Fazer de conta que estão jogando vídeo-game;
Levar uma bola e solicitar que passem um para o outro, lembrando sempre que não podem largar a pedra.
4 - O professor deve perguntar após cada atividade se foi fácil ou se encontraram alguma dificuldade. Também pode acontecer de a pedra cair durante alguma atividade. Mesmo que alguns digam que acharam fácil, deve ser ressaltada a dificuldade.
- O professor poderá propor a eles outros exemplos. E se vocês fossem: passear, comer, correr, escrever, nadar, andar de bicicleta. Lembrando sempre que levam a pedra em uma das mãos em tudo que fizerem. E se guardaram a pedra para devolver a pessoa que atirou e ela nunca mais apareceu? Adiantou guardar a pedra?
- Procure idealizar para os seus alunos que o que eles seguraram não foi uma pedra, mas uma ofensa, uma mágoa que não foi perdoada.
Será que uma mágoa, uma ofensa atrapalha a vida de quem a carrega? Sim. Será um peso, como a pedra. Machuca como a pedra, impede quem a carrega de fazer uma porção de coisas boas.
- Como amar e perdoar? Esquecendo a ofensa. Não ficar lembrando, não ficar contando o que aconteceu para todas as pessoas que encontrar, não desejar o mal. Se relembramos, sofremos de novo. Perdoar com o coração.
- Quando amar e perdoar? Sempre. Lembrar da passagem em que Pedro se aproxima de Jesus e lhe pergunta: Senhor, quantas vezes perdoarei ao meu irmão quando pecar contra mim? Será até sete vezes? Jesus lhe respondeu: Não vos digo que apenas sete vezes e sim setenta vezes sete (Mt 18.21,22).
- O que Jesus quis dizer com essas palavras? Que não há limites para o perdão. Jesus nos ensina a perdoar e amar sempre.
- O que acontece quando não amamos nem perdoamos? Fica um peso em nosso coração, causando tristezas, nos impedindo de fazer muitas coisas boas. É como se carregássemos uma pedra na mão sempre. É como se um veneninho fosse aos poucos entrando no nosso corpo, podendo nos causar doenças.
Lembrar da oração do Pai Nosso, a passagem em que diz: E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores (Mt 6.12).
- A quem perdoar? A todas as pessoas e quantas vezes for necessário.
- O que acontece com a gente quando perdoamos alguém? Emitimos bons sentimentos. Tiramos um peso das costas (a pedra), sentimos um alívio, inclusive nossa saúde melhora.
- repetir as atividades que foi nfeita no início porém, sem a pedra na mão para que eles percebam a diferença. Salientar que o mesmo acontece quando perdoamos e amamos as pessoas (ficamos mais leves, mais felizes).

- Faça uma lista dos seus inimigos e escreva os motivos dessas suas inimizades, e orem juntos por eles.


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/07/dinamica-da-licao-04-e-possivel-amar-o.html#ixzz38Zex8ftv

0 comentários:

Postar um comentário