Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
Superintendência das
Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Aílton
José Alves
Av. Cruz
Cabugá, 29 – Santo Amaro – Recife-PE / CEP. 50040 – 000 Fone: 3084 1524
1º
TRIMESTRE DE 2016
(I Ts 4.13-18)
INTRODUÇÃO
O Arrebatamento é a maior e mais gloriosa
promessa do salvo. Será o Dia em que o Senhor Jesus virá buscar a Igreja para
levar para si, onde nós estaremos para sempre com Ele por toda a eternidade. A
Bíblia descreve esse evento surpreendente, que acontecerá num futuro incerto e
impossível de precisar sua data (Mt 24.36). Somos conclamados a vigilância e
santa expectativa para o grande Dia, onde a Igreja, a Noiva, terá seu
maravilhoso encontro com o Senhor Jesus, seu Noivo. Nesta lição estudaremos o
que é o Arrebatamento; as Escolas de interpretação acerca desse evento
escatológico; quem participará do Arrebatamento; quais os elementos que estarão
presentes nesse evento; e as principais diferenças entre a primeira e a Segunda
Fase da Segunda Vinda de Cristo.
I - O QUE É O ARREBATAMENTO?
A palavra arrebatamento deriva da palavra
no grego “harpazo”, significa: “raptar”, “levar com ímpeto”, “arrancar”, “resgatar”, “tirar”. “retirar um objeto com força e rapidez inesperada”. O Arrebatamento será a retirada da Igreja, de modo
brusco, sobrenatural e sem prévias. Escrevendo aos Tessalonicenses (I Ts
4.13-18), o apóstolo Paulo apresenta a sequência do arrebatamento: 1º) O
Senhor descerá do céu; 2º) Os que morreram em Cristo ressuscitarão
primeiro; e 3º) Os salvos que estiverem vivos serão arrebatados. Portanto, o Arrebatamento da Igreja é
o momento glorioso em que Jesus irá levar a Sua Igreja para junto de Si (At
1.11; Hb 9.28; I Co 15.51,52; I Ts 4.13-17). Encontramos dois termos gregos
relativos a Segunda Vinda de Cristo. Vejamos:
1.1 Parousia. Literalmente quer dizer: “presença”, “chegada rápida”, “visita”.
É a palavra mais frequentemente usada nas Escrituras para descrever o retorno
de Cristo. Seu sentido é abrangente porque não define apenas a volta de Cristo
até as nuvens para arrebatar a Igreja (1Ts 4.15; 5.23; Tg 5.7,8; 2 Pe 3.4),
mas, também para referir-se à Sua volta pessoal à terra (1 Co 15.23; 1Ts 2.19;
2 Ts 2.1). Portanto, o sentido é geral e não especifico.
1.2 Epiphanéia. Literalmente significa: “manifestação”,
“vir à luz”, “resplandecer” ou “brilhar”. O sentido é mais especifico,
porque se refere especialmente à vinda sobre as nuvens. É a volta pessoal de
Cristo à Terra que acontecerá com uma manifestação visível e gloriosa de Jesus
na segunda fase da segunda vinda (2 Ts 2.8; 1 Tm 6.14; 2 Tm 4.6-8).
II – AS ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO ACERCA DO
ARREBATAMENTO
Existem
pelo menos três Escolas de interpretação acerca do Arrebatamento da Igreja.
Vejamos:
2.1 A Escola Pós-tribulacionista. Ensina que o Arrebatamento acontecerá no final da
Grande Tribulação. “Ela diz que a igreja continuará na terra até a segunda
vinda, no final desta presente era, e será levada às nuvens para encontrar o
Senhor que veio pelos ares, vindo do céu no segundo advento, para retornar
imediatamente com Ele.” (PENTECOST, 2010, p. 226). Segundo este grupo de
teólogos, a Igreja permanecerá na terra durante todo os sete anos de
tribulação, mas, será preservada da destruição, como os hebreus que não foram
atingidos pelas dez pragas do Egito. Os principais textos bíblicos que eles se
referem para defender este ensino são (Ap 6.9; 7.9-17; 13.7) onde João menciona
a presença de santos na terra durante a Grande Tribulação. No entanto, a
Bíblia deixa claro, que estes santos são as pessoas que se converterem após o
Arrebatamento da Igreja.
2.2 A Escola Midi-tribulacionista. “De acordo com essa interpretação, a Igreja será
arrebatada ao final da primeira metade (três anos e meio) da septuagésima
semana de Daniel, ou seja, na metade da tribulação. A Igreja suportará os
acontecimentos da primeira metade da tribulação, que, segundo os
mesotribulacionistas, não são manifestações da ira de Deus. Ela (a Igreja) será
transladada, todavia, antes que comece a segunda metade da semana, que, segundo
essa teoria, contém todo o derramamento da ira de Deus. Afirma-se que o
arrebatamento ocorrerá junto com o soar da última trombeta e a ascensão das
duas testemunhas de Apocalipse capítulo 11” (PENTECOST, 2010, p. 244). Os
principais textos que esta Escola usa para defender sua crença é (I Co 15.52)
onde o apóstolo Paulo diz: “Num momento, num abrir e fechar de olhos,
ante a última trombeta...” e (Ap 11.15) onde o apóstolo João descreve o
“toque da sétima trombeta”. No entanto, devemos entender que a
trombeta que o apóstolo Paulo menciona em (I Co 15.52) significa a última voz
de chamamento ou de convocação do povo de Deus; e, não às trombetas do
Apocalipse, que só serão tocadas após o Arrebatamento, durante a Grande
Tribulação, não se tratando, portanto, do mesmo evento.
2.3 A Escola Pré-tribulacionistas. Os que aceitam este ponto de vista, crêem que o
arrebatamento da Igreja ocorrerá antes da Grande Tribulação (1Ts 1.10; 5.9; Ap
3.10). “A igreja, o corpo de Cristo, em seu todo, será, por ressurreição
e por transferência, retirada da terra antes de começar qualquer parte da
septuagésima semana de Daniel” (PENTECOST, 2010, p. 263). Vejamos
porque esta Escola de interpretação bíblica é a mais coerente e aceita por nós:
- A Igreja não está destinada a ira divina, e sim,
a salvação (I Ts 1.9,10; 5.9,10; Hb 9.28).
- A ira de Deus é para os ímpios, e não para a
Igreja (Jo 3.36; Ap 6.17).
- À Igreja de Filadélfia foi prometido livramento
da "hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro" (Ap
3.10). E, profeticamente falando, a Igreja de Filadélfia é uma
representação da Igreja do Arrebatamento!
- Antes de Deus exercer juízo sobre os ímpios, Ele
avisa e livra os justos, como ocorreu com Noé, antes do dilúvio (Gn
6.13,14); e com Ló, antes da destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 19.12-30).
Veja o que o apóstolo Pedro diz em (II Pe 2.6-9).
III - QUEM PARTICIPARÁ DO ARREBATAMENTO?
A Bíblia descreve alguns personagens desse
evento, especialmente em dois textos que dão destaque ao Arrebatamento (I Co
15.51-54 e I Ts 4.13-18). Esses personagens são:
- Jesus Cristo. Como disse Paulo: “o mesmo Senhor...
descerá do céu” (1 Ts 4.16). É certamente o cumprimento da
promessa que o Senhor nunca nos deixará sós, mas que virá em breve nos
buscar (Mt 28.20; At 1.11).
- O arcanjo. Certamente Miguel participará desse evento, pois
ele é mencionado nas Sagradas Escrituras (I Ts 4.16). Assim como o
nascimento de Cristo foi anunciado por anjos, assim será também na sua
segunda vinda.
- Os mortos em Cristo tanto do AT como do NT. Os mortos em Cristo de todas as épocas
ressuscitarão em corpos gloriosos e serão semelhantes ao de Cristo quando
ressuscitou.
- Os vivos em Cristo. As palavras do apóstolo Paulo: “Depois nós,
os que ficarmos vivos, seremos arrebatados” (I Ts 4.17). “Nem
todos dormiremos (ou seja, morreremos), mas todos seremos transformados”
(I Co 15.51).
IV - ELEMENTOS ATRELADOS AO ARREBATAMENTO
De
acordo com as profecias bíblicas, o Arrebatamento da Igreja será repentino,
muito rápido e invisível ao mundo, como veremos a seguir:
- Haverá uma surpresa. Textos como Mt 24.36, 42-44; 25.13 e Tt 2.13
mostram que esse evento será uma surpresa. As exortações para com a
vigilância não fariam sentido sem o elemento “surpresa”.
- Haverá uma velocidade. No texto de I Co 15.52, Paulo usa a expressão: “o
abrir e fechar dos olhos” (I Co 15.52) mostrando a
velocidade desse acontecimento (Mt 24.27).
- Haverá uma invisibilidade. As expressões gregas para definir esse evento,
como a própria palavra arrebatamento, dão a entender que teremos o
elemento da invisibilidade.
V - PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS FASES DA
SEGUNDA VINDA DE CRISTO
A
Segunda Vinda de Cristo ocorrerá em duas fases distintas. Vejamos algumas
diferenças entre elas:
PRIMEIRA
FASE
|
SEGUNDA
FASE
|
Será antes
da Grande Tribulação (Ap 3.10)
|
Será
depois da Grande Tribulação (Mt 24.29-30)
|
Será
invisível (Mt 24.36)
|
Será
pública, e todo olho verá (Ap 1.7)
|
Cristo vem
para a Igreja (1Ts 4.17)
|
Cristo vem
com a Igreja (Jd 14; 1 Ts 3.13)
|
Cristo não
virá à terra, mas, ficará nas nuvens (I Ts 4.17)
|
Cristo
virá a terra e pisará no Monte das Oliveiras (Zc 14.1-4)
|
Só
os santos o verão (1 Ts 4.17)
|
Todo
olho verá (Ap 1.7)
|
Os
incrédulos serão deixados (Mt 24.40)
|
Os
incrédulos serão destruídos (Mt 25.41-46)
|
VI
- PROPÓSITOS DO ARREBATAMENTO
·
Livrar a igreja
da Grande Tribulação (Ap. 3.10; 1Ts 1.10);
·
Tratar com Israel
(Rm 8.19-25; 1Co 1.7; Fl 4.5; Tt 2.13; Tg 5.9; Jd 21; 1Ts 4.18);
·
Cumprir o estágio
final na vida dos salvos na glorificação do corpo (1Co 15.42-44; 51-53);
·
Recompensar os
salvos por seu trabalho prestado na terra (1Co 3.12-15; 1Jo 4.17; Hb 10.30-b).
CONCLUSÃO
O
Arrebatamento da Igreja é a gloriosa e viva esperança de todo o crente salvo.
Muito em breve a Igreja do Senhor Jesus deixará este mundo para estar com o
Senhor para sempre, como Ele mesmo prometeu (Jo 14.1-3). Diante dessa gloriosa
promessa, devemos estar vigilantes, vivendo em santidade, esperando este Dia em
que estaremos definitivamente livres de todo sofrimento e estaremos para sempre
com o Senhor Jesus Cristo, Aleluia!
REFERÊNCIAS
- HORTON, Stanley. Teologia Sistemática.
CPAD.
- PENTECOST, J. Dwight. Manual de Escatologia.
VIDA.
- RENOVATO, Elinaldo. O Final de Todas as
Coisas. CPAD.
- STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo
Pentecostal. CPAD.
- ZIBORDI, Ciro Sanches. Teologia
Sistemática Pentecostal. CPAD.
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