sábado, 23 de janeiro de 2016

LIÇÃO 04 - RECEBENDO A SALVAÇÃO


Texto bíblico  Ef 2.8; Rm 6.23

Objetivos
Os alunos devem  entender que a salvação não e alcançada por se fazer o bem,mas pela graça imerecida de Deus,por isso temos de confessá-lo como nosso Salvador e Senhor.

Introdução
Presente é algo que todos nós já recebemos de alguém e que normalmente nos marcou de alguma maneira. As lembranças dos presentes recebidos, sempre nos remetem a pessoa que nos deu. Salomão nos fala de um “presente especial” e que este aos olhos daqueles que o recebem é comparado a uma pedra preciosa.
De todos os presentes que recebemos ao longo das nossas vidas, nenhum pode ser comparado ao presente dado por Deus á nós, que foi a salvação em Cristo Jesus.

I-A salvação é um presente
O presente é - A salvação é o grande presente de Deus para as nossas vidas. É uma benção que vivemos diariamente na presença do Senhor. Há em nossos corações o entendimento que está benção que alcançamos da parte do Senhor não se deu por merecimento nosso, mas foi resultado do seu grande amor por nós. É fruto da graça salvadora que nos foi revelada em Jesus.
Aos olhos dos que o recebem – nós recebemos de graça está tão grande salvação, não a recebemos de homem algum. Sabemos que ela veio do Senhor e isso tem alegrado os nossos corações, pois, não somos devedores aos homens, devemos sim ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que pagou na cruz um alto preço para nos salvar, nos dando o direito e acesso a eternidade.
Como pedra preciosa – A salvação é comparada a uma pedra preciosa, Jesus é essa pedra preciosa para nós. Passamos a guarda-lo em nossos corações como quem guarda um tesouro. Quem tem uma pedra preciosa não anda expondo-a, dizendo: olha em tenho uma pedra preciosa! Venham ver como está pedra é valiosa! Pelo contrário, se toma todo o cuidado para que ninguém roube ou venha tira do seu coração este bem tão precioso. Assim, devemos tratar e cuidar da salvação que um dia nos foi dada, valorizando este presente dado por Deus.
Para onde quer que se volte – por onde quer que andemos, é preciso que entendamos que carregamos conosco uma pedra preciosa, um tesouro que está escondido em nossos corações. Aqueles que olharem para nós, atentando apenas para aquilo que é o nosso exterior verá nada mais nada menos que um vaso de barro; falhos, imperfeitos; mas que trazem em seu interior uma pedra preciosa que é o Senhor Jesus.
Servirá de proveito – o Presente da salvação que nos foi dado por Deus nunca perderá o seu valor. Aqueles que têm essa pedra preciosa que é o Senhor Jesus, sempre desfrutaram dos benefícios da tão grande salvação. Qual o proveito ou quais os benefícios da salvação na vida do homem? Muitos são os seus benefícios em nossas vidas como; a paz, a felicidade, a segurança, o livramento, a preservação, a cura, entre outros. Os benefícios da salvação são eternos para a vida daqueles que a possuem em suas vidas.  
Fonte:http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/2014/11/a-salvacao-e-o-grande-presente-de-deus.html

Salvação presente de Deus
Você já recusou algum presente em sua vida?
Para e reflita nesta pergunta antes de continuar. Você já negou, rejeitou algum presente durante sua vida?
Por mais que nós venhamos a dizer; “não quero, muito obrigado, não precisa” no fundo estamos ansiosos para pegar logo o presente e abrir o embrulho, não é verdade? Pois bem, Deus tem um presente para cada um de nós, porém antes de sabermos com exatidão qual é este presente precisamos enfatizar uma situação;

NÓS NÃO MERECEMOS NADA DE DEUS
Romanos 3:23 nos diz que “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”, preste atenção na palavra todos, isso inclui eu e você. Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.
No livro de 1 João 1; 8 o apóstolo João nos mostra que “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós”.
Somos pecadores mesmo...
Mas aí mora o perigo...
Em Isaías 59:2 a bíblia nos mostra que o pecado separa o homem de Deus, e quando alguém vive a vida sem se importar com o pecado, sem se preocupar se está ou não pecando contra Deus, esse alguém morre separado de Deus, e vai passar a ETERNIDADE separado de Deus.
O que fazer então, se todos somos pecadores e o pecado separa o homem de Deus? Você pode perguntar e eu lhe digo nas escrituras;
1 João 1; 9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele (Jesus) é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Não importa se sua vida até este momento foi totalmente contrária ao que a bíblia ensina, ou se você vai a igreja mas não vive aquilo que ouve. Qualquer que seja seu pecado Ele é fiel e justo para perdoar os seus pecados e te purificar de toda injustiça.
E para confessarmos os nossos pecados precisamos nos arrepender do nosso pecado Atos 17;30 como Deus nos ordena. Arrepender é aceitar que está errado e mudar a direção, lutar contra si mesmo para fazer o que é certo, ou seja é preciso ATITUDE,  é preciso ter fé, é preciso crer.
Entenda que; “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
Foi preciso um sacrifício para que eu e você tivéssemos a oportunidade de sermos salvos.
Como foi dito acima, o pecado separa o homem de Deus, e em Romanos 6:23 nos diz que “O salário do pecado é a morte”, a conseqüência do pecado é a morte, nós estávamos condenados a morrer. Porém pela grande e esplêndida misericórdia de Deus, ele enviou Jesus Cristo para morrer no meu e no seu lugar dando a nós o presente da SALVAÇÃO.
 Basta somente crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o obedecer.
Se arrepender e confessar nossos pecados a Ele.
Aceitar a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador de nossas vidas.
Fonte: http://www.murbanas.com.br/index.php/extensions/estudos-biblicos/evangelismo/item/1695-um-presente-de-deus-para-voc%C3%AA

II-A salvação é pela graça
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não por obras, para que ninguém se glorie.“ (Efésios 2:8-9)
A palavra de Deus está nos dizendo que a salvação é recebida pela FÉ baseada unicamente na GRAÇA de Deus. O conceito de graça é desconhecido entre os cultos e religiões falsas inventadas pelo homem. Todos aqueles que praticam nestas religiões falsas de alguma maneira estão buscando merecer ou ganhar o direito ao céu por suas obras.
Infelizmente, mesmo entre as religiões “cristãs” existem aqueles que não entendem a graça de Deus, a obra expiatória de Cristo ou salvação bíblica. Essas igrejas equivocadas ensinar uma falsa salvação, com base na adição de boas obras, ser membro da igreja, o batismo, e uma série de outros atos religiosos em vez de verdades bíblicas. Eles ensinam que o homem é salvo pelas obras de justiça do homem.
Sua suposição é que eles podem de alguma forma trabalhar para a sua salvação degradando e desacreditando o sofrimento e morte de Cristo na cruz pelos pecados da humanidade. No entanto, a palavra de Deus explica em Romanos 5:12-21 que a morte veio a todos os homens por causa do pecado de Adão. Deus ainda diz: “O pecado não se compara com a oferta gratuita de Deus. Pelo pecado de um homem, muitas pessoas morreram. Pela graça de um homem, Jesus Cristo, muitas pessoas receberam, em abundância, a graça de Deus e a sua salvação.” (Romanos 5:15)
Em nenhum lugar nessa passagem ou em qualquer outro lugar na Bíblia Deus diz que um homem pode de forma alguma justificar-se. A expiação pelo pecado foi a obra exclusiva de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que não tinha pecado. A Bíblia diz: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12) 
É unicamente Jesus Cristo, que expiou o pecado e nenhum homem pode oferecer sua própria justiça por seus pecados, porque todos os homens nascem pecadores e estão sob a condenação do pecado. Esta doutrina errônea de obras não é o plano de salvação de Deus e, portanto, condena aqueles que acreditam, à condenação eterna.
Então o que é a graça? O dicionário define graça como: “disposição para conceder algo livremente, a condição ou o fato de dar favor – misericórdia, clemência, perdão. Na teologia significa o “amor imerecido e favor de Deus para com o homem.” Além disso, a palavra refere-se à influência divina de Deus para mudar um homem pecador e torná-lo puro e justificá-lo diante de um Deus santo e justo. 
Assim graça pela sua definição é algo que é dado gratuitamente ao homem por seu Criador e não há requisitos além de receber-la livremente. A salvação não é ganhada, nem merecida, mas foi oferecida como o dom gratuito de Deus.
Religiões falsas e anti-bíblica não sabem nada da graça de Deus! É graça se eu lhe dizer que se você é uma pessoa boa e moral e participa de uma igreja, da o dízimo, e faz certos ritos, como o batismo, comemora a  Ceia do Senhor, confessa, faz obras religiosas, pratica a negação do ego, etc. que Deus vai estender graça para você? A resposta é um definitivo NÃO, porque pela própria definição bíblica de graça não é graça quando há uma condição ou exigência anexada fora de receber-la livremente. Romanos 5:15 explica esta verdade e acrescenta que a graça é um “dom gratuito”. 
Deus ama o pecador e oferece graça, e quando é recebida Ele tira o pecado, e o próprio Deus por meio de Cristo Jesus nos declara justos. É totalmente a obra de Deus que nos oferece Seu favor imerecido.
Romanos 3:23-25 ​​diz: “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. 25 Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos“. Observe, o versículo diz que todos são pecadores. Isso estabelece a necessidade de cada não-crente ser justificado.
Versículo 25, usa a palavra “propiciação”, que significa ter uma dívida totalmente paga. A dívida de ofensa é removida, tirada do caminho e satisfeita. O próprio Cristo, através da Sua morte na cruz, derramando o Seu sangue justo e inocente, pagou nossa dívida de pecado que nós não podiamos pagar.
1 João 2:2, diz que na cruz todo pecado cometido pelo homem foi pago completamente. “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo. 
O uso da palavra “propiciação” na Bíblia é uma declaração enfática que o homem não pode ganhar a graça de Deus ou a salvação pelas obras. A palavra significa “pagamento completo”. Cristo é o pagamento integral, e não o pagamento parcial adicionado e completado por nossas boas obras. Assim, o pecado do homem é removido totalmente por Cristo baseado somente no Seu pagamento por nossos pecados. Deus, então, dá justiça imerecida para o crente, quando ele pela fé simples, acredita nas Escrituras e confia em Deus.
Romanos 10:9-10 diz: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. 10Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. “
Conseqüentemente cristãos não são salvos por suas boas obras. Os cristãos são salvos para fazer boas obras e é crucialmente importante para saber a diferença.
“Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.” (Tiago 2:26). Também leia Tito 2:11-14; Hebreus 10:23-25; Hebreus 13:20-21; 1 Pedro 2:9-12 e Apocalipse 22:12-14.
Ao estudarmos Efésios 2:9 podemos concluir que nós não estamos salvos “por obras, para que ninguém se glorie”, e reafirma e esclarece o significado do versículo 8, que a salvação não pode vir por obras, mas somente pela graça, mediante a fé – e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Fonte: https://mvmportuguese.wordpress.com/2012/09/16/salvacao-pela-graca-mediante-a-fe-nao-por-obras-efesios-28-9/

III-Confessando a Cristo como Salvador e Senhor
Salvação Sem Confissão?
Suponho que todos os que reconhecem o poder de Jesus para salvar admitem a necessidade de crer nele. Mas pode alguém ser salvo meramente com base numa fé particular e silenciosa? Romanos 10:9-10 é provavelmente a passagem mais familiar que mostra a necessidade da confissão para ser salvo. Paulo diz ali: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação". Se alguém deseja ser salvo sentirá vontade de confessar que:

  1. Jesus é Senhor
Reconhecer que Jesus é o Senhor exige submissão à sua autoridade. Devemos deixar de lado nossas próprias idéias, autoridades e tradições humanas. Devemos abertamente aceitar a autoridade de Jesus Cristo. Desde os tempos do Novo Testamento até os dias de hoje, Deus tem exigido que todas as pessoas se voltem para o Senhor (Atos 9:35; 11:21).

  1. Jesus é o Cristo
João escreveu para convencer as pessoas que Jesus é o Cristo (o Ungido) para que elas possam ter a bênção da vida em seu nome (João 20:31). Um etíope ficou convencido deste fato através da pregação de Filipe (Atos 8:36-38). Reconhecendo Jesus como sendo o Ungido é aceitá-lo como Profeta, Sacerdote e Rei.

  1. Jesus Está Ressuscitado
A fé que é confessada, é a fé num Senhor vivo, que pode mostrar o caminho da salvação. Portanto a ressurreição tem sido um tema constante na pregação do evangelho, considerando-se que ela é a base onde a nossa fé tem que ser edificada (Atos 2:24-36; 1 Coríntios 15).
O Lugar da Confissão no Plano de Deus para a Salvação
Compreendendo que a confissão da fé em Jesus é essencial para a salvação, é importante reconhecer o seu lugar no plano de Deus para a salvação. Vejamos:
(1) Só a confissão não salva. Enquanto a confissão é essencial para a salvação, nossas ações não param por aqui. Arrependimento também é necessário (Lucas 13:3,5), e nossos pecados não serão lavados até que sejamos batizados para remissão deles (Atos 22:16; 2:38).
(2) Esta confissão é o resultado natural da fé. Se alguém verdadeiramente crê em Jesus Cristo como Senhor e Salvador ressurgido, é natural que se confesse essa fé (Atos 8:36-38).
(3) Essa confissão deve continuar pela vida inteira. Os discípulos de Cristo continuarão a confessar sua fé mesmo diante das ameaças de morte (considere Apocalipse 2:10).
Você está confessando Jesus para a salvação?

Fonte: http://www.estudosdabiblia.net/a3_5.htm

Conclusão
Sem dúvida alguma, a salvação trazida por Jesus Cristo, foi o maior milagre propiciado por Deus ao ser humano, depois da Queda, no Éden. As curas, as maravilhas, a sua mensagem, tudo foi usado por Ele para despertar o homem para aceitar o dom de Deus, a salvação (Ef 2.8).
O perdido, uma vez que creia e se arrependa dos seus pecados, confessando a Cristo como seu Salvador e Senhor, tem a vida eterna (Jo 5.24).

Colaboração  para o Portal Escola  Dominical - Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário