sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 05 - NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO (JOVENS E ADULTOS)

,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 05: “Não Tomarás o Nome do Senhor em Vão.”
- Destaque o perfil de Jesus (sua humildade, seu método de ensino pelo exemplo e sua coerência, isto é, a perfeita combinação entre o que dizia e fazia);
- Evidencie a fidelidade de Cristo ao Senhor Deus no cumprimento de sua missão;
- Incentive aos alunos a que procurem manter sua comunhão com Deus, a partir do exemplo do Mestre de Nazaré..
7– Para o desenvolvimento desta lição sugerimos a dinâmica “O Nome”.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

No Antigo Testamento, o nome não era empregado para simplesmente distinguir as pessoas. Eles eram colocados pelos pais com o objetivo de revelar alguma característica física ou do caráter da pessoa. Tomemos como exemplo o caso de Esaú e Jacó (Gn 25.24-26). Esaú significa "cabeludo" e Jacó, "suplantador". Na Bíblia, Deus se revela ao Seu povo mediante vários nomes: Elohim (Is 54.5), Yahweh-Nissi (O Senhor é a minha Bandeira - Êx 17.5) etc. Esses nomes revelam Seus atributos. O nome de Deus é santo e deve ser reverenciado pelo homem.

Dinâmica: O Nome
 
Objetivo:
Conscientizá-los de que não devemos tomar o nome de Deus em vão.
Material:
Folha de papel, lápis ou canta.
Procedimento:
O professor pede aos alunos que escrevam na folha que receberam o seu nome, de forma vertical, distanciando cada letra mais ou menos num espaço de uma linha. Em seguida, cada aluno deverá descrever suas características físicas ou pessoais, para isso ele irá escrever uma palavra utilizando as letras do nome como inicial. Pretende-se que o resultado final seja uma descrição pessoal com base no próprio nome. Mostre-lhe agora quão importante é o nosso nome.
Reflexão:
Tanto para pessoas como para objetos, animais e lugares, os nomes servem para identificação. Se alguém deseja falar com uma pessoa, basta chamar por seu nome; porém, se chamar por outro nome, essa pessoa não responderá, pois quem atenderá será outra pessoa. Da mesma forma, se alguém que pretenda ir a algum lugar, São Paulo, por exemplo, e ao tomar a condução pedir ao motorista que o leve a Recife, então verá a diferença que faz o uso errado do nome da cidade destino. Ou ainda, se alguém, desejando saciar a sede, pedir sal em vez de água, terá aumentada a sede em lugar de abrandá-la. Com estes exemplos simples, vemos a grande importância que têm os nomes das coisas, dos lugares e das pessoas. Será que o nome de Deus também não é importante? Diga-lhes que o nome de Deus representa o seu caráter e a Sua pessoa por isso que deve ser honrado por todos nós.


Por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/01/dinamica-da-licao-05-nao-tomaras-o-nome.html#ixzz3QJQR1K1I

0 comentários:

Postar um comentário