sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 05 - QUEM É JESUS CRISTO? (JUVENIS)

,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 05: “Quem é Jesus Cristo?”
- Destaque o perfil de Jesus (sua humildade, seu método de ensino pelo exemplo e sua coerência, isto é, a perfeita combinação entre o que dizia e fazia);
- Evidencie a fidelidade de Cristo ao Senhor Deus no cumprimento de sua missão;
- Incentive aos alunos a que procurem manter sua comunhão com Deus, a partir do exemplo do Mestre de Nazaré..
7– Para o desenvolvimento desta lição sugerimos a dinâmica “Imitando o Caráter de Jesus”.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus
Professor, sugerimos esta dinâmica para ser utilizada depois de concluir os tópicos da lição, pois você poderá estar fazendo uma avaliação da aprendizagem e reforçando o ensino.
Objetivo:
Conscientizar os alunos de que Jesus é humano e divino.
Material:
Folhas de papel A4 ou ofício, lápis ou canetas.
Procedimento:
Divida a turma em 2 grupos. Entregue para cada grupo uma folha de papel A4 ou ofício. Explique ao primeiro grupo que eles devem, em grupo, relacionar na folha de papel cinco coisas que Jesus fez ou falou que provam que Ele é Deus,  enquanto que o segundo grupo irá relacionar na folha de papel cinco coisas que Jesus fez ou falou que provam que Ele é um homem comum. Depois que todos terminarem, peça que um aluno de cada grupo leia a relação do que escreveram em voz alta. Faça algumas considerações caso seja necessário. Conclua a dinâmica explicando que a Bíblia afirma que Jesus é Deus e tem todos os atributos divinos: Jesus é eterno (Jo 1.1), Jesus existe por si mesmo (Cl 1.17; Jo 1.3), Jesu é onipresente (Mt 18.20), onisciente (Mt 17.27; Jo 2.25), Jesus é Todo-Poderoso (Jo 1.3; Hb 1.2; Lc 8.25), Jesus é Soberano (1 Pe 3.24). Leia com os alunos as referências.   Mas Ele também foi um homem perfeito, e como homem as Sagradas Escrituras afirmam que Jesus esteve sujeito a todas as limitações físicas próprias da humanidade: teve sede (Jo 19.28), fome (Mt 21.18) e cansaço (Jo 4.6); e sentiu alegria ( Lc 10.21), tristeza (Mt 26.37), amor (Jo 11.5), compaixão (Mt 9.36), surpresa (Lc 7.9), ira (Mc 3.5) e morte (Lc 24.20) Na Cruz, o puro e imaculado que é Jesus, toma sobre si os pecados da humanidade. Não mais simbolicamente, como no Antigo Testamento, mas de forma real. A miséria, o pecado, a desgraça, a morte tocam no propiciatório que é Jesus e tudo é lavado, purificado, liberto. Para isso é que foi necessária a morte de Cristo na Cruz.


Por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/01/dinamica-da-licao-05-quem-e-jesus.html#ixzz3QJPhsSgS

0 comentários:

Postar um comentário