domingo, 25 de janeiro de 2015

LIÇÃO 04 – NO ESPIRITO SANTO, O BOM COMPANHEIRO



Ao Mestre
Prezado (a) nessa lição temos a oportunidade de testificar aos nossos alunos sobre a riqueza de ter conosco a terceira Pessoa da Trindade Divina – o Espírito Santo. Ele é o nosso Ajudador (Parakletos – παράκλητος) que o Senhor Jesus nos prometeu nos enviar (Jo. 16.7).

É através do Espírito Santo que o cristão obtém forças para vencer a natureza pecaminosa intrínseca em nós desde a queda espiritual no Éden. Ele molda nosso caráter ao de Cristo através do Fruto do Espírito (Gl. 5.22,23), conduzindo-nos ao padrão da justiça, com o intuito de que nossas ações glorifiquem ao Pai celestial (Mt. 5.16). O Espírito Santo atua no cristão auxiliando-nos para reproduzir em nosso viver a vida santa em Cristo Jesus, nosso Senhor e Modelo.
Se alguém se diz cristão (crente) e rejeita a direção do Espírito Santo, jamais conheceu a operação do Espírito Santo de convencimento do pecado e da regeneração. Tal pessoa não mortificou as obras da carne mediante o Espírito Santo e, portanto morrerá espiritualmente (Rm. 8.13), pois somos nós mesmos que nos excluímos do reino de Deus quando ignorando aos alertas do Espírito Santo nós afundamos mais nas práticas que desagradam a Deus e nos afastam de Sua Santa Presença.

Atualmente não se fala mais em santidade, porém, é nosso dever como professores de EBD, alertar que “sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14 – NVI)

Deus continue derramar de Sua unção sobre seu ministério.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seus alunos a conhecer o Espirito Santo como nosso Auxiliador na Caminhada para o céu, reconhecer que Ele é Deus e que atua incessantemente através da Igreja (noiva sem mácula) de Jesus.


Para refletir
“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês”. (Jo. 14.16-17- NVI).

Promessa maravilhosa: “vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês”. Que privilégio ter como companheiro constante Deus, nos orientando em tudo (desde que deixemos, é claro). Um auxiliador que desperta nossa consciência sobre a presença de Jesus em nós, ao mesmo tempo em que nos atraí a um viver de obediência, comunhão, adoração e amor a Deus. 


Texto Bíblico: Jo. 14.15-20.


A Pessoa do Espírito Santo
Uma pessoa inteligente é aquela que possui a capacidade de compreender ou habilidade para resolver situações problemáticas novas, mediante a reestruturação dos dados perceptivos; é a pessoa que raciocina bem. Encontramos na Bíblia diversas referências que deixam bem claro que o Espírito Santo é uma Pessoa:

a) Ele ensina e faz lembrar (Jo 14.26) - Já no Antigo Testamento o Espírito cumpria a missão de ensinar (Ne 9.20). Ninguém discorda de que Ele é mestre por excelência e nos faz lembrar de tudo o que Jesus ensinou.

b) Ele tem sabedoria e inteligência (Is 11.2) - O profeta está falando do Messias que haveria de vir e seria poderosamente ungido pelo Espírito Santo, a fim de cumprir a vontade do Pai, (Jo 1. 33,34). Ele descreve a plenitude do Espírito na vida de Jesus. É o Espírito Santo quem anuncia a Cristo e nos guia a toda a verdade (Jo 16.13-14).

c) Ele tem conhecimento e conselho (Is 11.2) - Entre os 9 dons citados em 1Coríntios 12, está o do conhecimento (ciência) que é dado pelo Espírito Santo. Ele nos faz ver os mistérios de Deus, (Rm 11.33).

d) Ele revela (Ef 1.17) - Ele é Onisciente. Em 1Coríntios 12. 8, Paulo fala sobre os dons de revelação: sabedoria, conhecimento e discernimento dos espíritos. O Espírito perscruta as profundezas de Deus (1Co 2.10).


A sensibilidade do Espírito Santo
É a habilidade de sentir as coisas ou a propriedade do organismo vivo de perceber as modificações do meio externo ou interno e de reagir a elas de maneira adequada. Sensibilidade refere-se aos sentimentos, às emoções, etc. O Espírito Santo sente e reage, assim como nós, quando nos emocionamos.

a) Amor (Rm 15.30) - É o sentimento que predispõe alguém a desejar o bem estar de outro.

b) Alegria (At 2.13) – Houve e há uma verdadeira alegria entre os crentes que recebem o Espírito Santo. Por que? Porque Ele esta presente trazendo alegria. É inconcebível que uma pessoa cheia do Espírito viva em tristeza. Temos problemas como todas as demais, mas em nosso ser há uma satisfação indizível e constante, não importa as circuntancias – há louvor e gozo em nós.

c) Tristeza ( Ef 4.30) - O Espírito Santo  pode sentir tristeza, assim como nós. O cristão pode entristecer o Espírito Santo quando não dá importância à sua presença, voz e orientação (Gl 5.16-25). Ao resistir a Sua voz, O entristece e conseqüentemente, O extinguimos de nossa vida.

d) Gemidos (Rm 8.26) - Quando a Palavra diz que o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis, está mostrando que Ele intercede juntamente com o crente; Ele sente a nossa dor, geme e sofre conosco.


A Vontade do Espírito Santo
Vontade é a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões. O Espírito Santo tem vontade própria. Isto está evidenciado em suas atitudes, tanto no Antigo como no Novo Testamento.

a) No repartir os dons liberalmente (1Co 12.11) - “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”

b) No permitir ou impedir (At 16.7) - O Espírito tem a direção da vida do crente. Todo aquele que é guiado por Ele deve estar pronto para fazer a sua vontade. Ele pode permitir, assim como impedir, aquilo que desejamos fazer.

c) No convidar (Ap 22.17) - Quando alguém realiza uma festa, convida a quem quer para participar. O Espírito convida o homem para aceitar Jesus, que disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. (Mt 11.28).

d) No orientar (At 13.2) - Quando há oração e consagração em busca da vontade de Deus, o Espírito Santo orienta. O Espírito Santo não apenas guiava os apóstolos para toda a verdade, mas confirmava a palavra que proferiam por meio dos milagres.

As evidências encontradas na Bíblia Sagrada, nos mostram que o Espírito Santo não é uma força impessoal. Ele é Deus, a terceira pessoa da trindade.Não há vida cristã abundante sem o auxílio do Espírito Santo. Ele torna a fé dinâmica e nos dá compreensão exata da vontade de Deus. 


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos alunos que o Espírito Santo é um precioso amigo. Se O resistirmos, o entristecemos, e Ele poderá se afastar triste e pesaroso por nossa indelicadeza e apego a ideias que O desmerecem, e que isso resultará em nossa ruína eterna. Mas se O valorizarmos e O acolhermos em nossa vida, Ele tomará posse do nosso ser, far-nos-á crescer em semelhança com Jesus, até que coloquemos nossos pés na cidade celestial.


Fontes Consultadas:
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição, 1889.

ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. São Paulo, Reimpressão em 1 volume, 2009..

HORTON, Stanley M.. Teologia Sistemática. CPAD.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
Fonte:PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário