sábado, 3 de janeiro de 2015

LIÇÃO 01 – A BÍBLIA, COMO A BÚSSULA DA VIDA



Ao Mestre
Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre e com um tema de extrema relevância para os dias atuais - CREMOS. Nossos jovens, adolescentes e crianças vêm sendo bombardeados constantemente com ideologias e crenças adversas, que subtraem o real valor cristão. Muitos atualmente mesmo estando frequentando igrejas não tem a Bíblia como a absoluta Palavra de Deus.
Desconhecem o Deus verdadeiro, pois atualmente na maioria dos pulpitos o que ouvimos é sobre um deus/ventre que atende apenas os desejos egoístas dos evangelicos, chegando ao absurdo de supor que Deus consente na separação de um casal para abençoar uma união nascida de um relacionamento extra conjugal.

Urge que professores comprometidos com o Deus Verdadeiro e Imutável se levantem para fazer conhecido o genuino ensino da Sagrada Escritura despertando seus alunos e a quem mais ter contato em seu cotidiano sobre o que cremos e a necessidade de nos manter fiéis aos principios do cristianismo autentico ensinado por Jesus e propagados pelos apóstolos.

Prepare as lições, ore e coloque-se à disposção do Espirito Santo e o SENHOR fará abundar em ti a unção que precisas para conduzir seus alunos a Cristo.
Deus vos abençoe!


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seus alunos a compreender que a Bíblia é a Palavra de Deus, foi redigida por homens inspirados pelo Espírito Santo.


Para refletir
“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”(Sl. 119.105 - NVI).

A Palavra de Deus é guia certo que nos direciona não apenas para os pensamentos corretos no cotidiano, como nos conduzirá aos céus.


Texto Bíblico: Sl. 119.97-104


A Bíblia, o livro do povo
A Bíblia é a revelação de Deus aos homens: o Todo-Poderoso revelou-se à humanidade plenamente através de seu Filho Jesus Cristo - a palavra viva; tornou-se homem para dar ao gênero humano uma idéia concreta, definida e palpável do que seja a pessoa que devemos ter em mente quando pensamos em Deus - Deus é tal qual Jesus.

Toda a Bíblia se desenvolve ao redor da bela história de Cristo e de sua promessa de vida eterna. Seu aparecimento na terra, indubitavelmente, é o acontecimento central de toda a história. Cristo é o Verbo Divino, a Palavra de Deus em ação, tema unificador: o assunto central da Bíblia. O Antigo Testamento forneceu o cenário para o surgimento do Messias. O Novo descreve-o com perfeição. Assim, Cristo se esconde no Antigo Testamento e é desvendado no Novo.

Nela encontramos as verdades, que Deus quer que saibamos, logo devemos conhecê-la. Através desta matéria veremos como Bíblia chegou até nós. A necessidade deste estudo é que, sendo a Bíblia um Livro Divino, veio a nós por canais humanos, a Bíblia é a Palavra Viva. Através da Bíblia Deus se revela ao homem.

Através da Bíblia, Deus se revela em linguagem humana, para que o homem possa entendê-lo. Por essa razão, a Bíblia faz alusão a tudo o que é terreno e humano. Ela menciona países, montanhas, rios, desertos, mares, climas, costumes, etc. Isto é, Deus, para fazer-se compreender, vestiu a Bíblia da nossa linguagem, adaptando-a ao modo humano de perceber as coisas.

Se Deus não tivesse se dado a conhecer, nós jamais o conheceríamos. Revelação é, portanto, o processo pelo qual Deus se mostra e se comunica ao Homem. A possibilidade do estudo do Deus verdadeiro se deve ao fato DELE ter permitido que os homens o conheçam. Esta possibilidade do conhecimento, do caráter, vontade, desígnios e verdade de Deus se chama “Revelação”. O propósito de Deus ter-se revelado ao homem foi que o Homem O conheça, e aceite o plano DELE para sua vida, a Revelação Especial que é Jesus Cristo. Seu Deus não tomasse a iniciativa de se revelar ou manifestar ao homem, a criatura jamais conheceria seu criador, e eternamente longe e perdido DELE andaria.


A origem da Bíblia
Os nomes mais comuns que a Bíblia dá a si mesma são: Escrituras (Rm 1.2); Livro do Senhor (Is 34.16); A Palavra de Deus (Hb 4.12). Como Livro Divino, a definição canônica da Bíblia é: A revelação de Deus à humanidade.

No Antigo Testamento, palavra no hebraico é dãbhã, que se traduz como Palavra de Deus, é usada 349 vezes para designar alguma comunicação divina provinda da parte de Deus aos homens, na forma de mandamento, profecia, advertência ou encorajamento.                                 
A forma usual é “a Palavra de Yahweh veio a ...”, ainda que algumas vezes a Palavra de Deus seja vista como visão (Is 2.1; Jr 2.38; 38.21) A Palavra de Yahweh (que quer dizer SENHOR no hebraico), é uma extensão da personalidade divina, investida de autoridade, e deve ser ouvida tanto pelos anjos como pelos homens (Sl 103.10 e Dt 12.32). A Palavra de Deus permanece para sempre (Is 40.8), e uma vez proferida não pode deixar de ser cumprida (Is 55.11). É também usada como sinônimo da Lei (Toráh), de Deus, em Sl 119, onde a referencia é a mensagem escrita e não falada da parte de Deus.
                                   
No Novo Testamento, palavra geralmente se traduz por dois termos: Rhema e Logos.

A Bíblia foi escrita originalmente em Hebraico (Antigo Testamento) e Grego (Novo Testamento). Os livros de Ester e Daniel foram escritos em Aramaico, que foi o idioma trazido do cativeiro babilônico. A Bíblia originalmente foi escrita em dois tipos de materiais: Papiro e Pergaminho.
Os livros da Bíblia eram escritos em forma de rolos que variavam de dois a doze metros. Esses rolos eram tiras enroladas em cabos de madeira para facilitar o uso. Cada livro da Bíblia era um rolo separado.
                                
O vocábulo Bíblia não se acha no texto das Sagradas escrituras. Vem do grego (que é a língua original do Novo Testamento). É derivado do nome que os gregos davam a folha preparada para receber a escrita – BIBLOS.
                               
Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado biblion, e vários rolos eram chamados bíblia. A palavra Bíblia significa literalmente coleção de livros pequenos. Com a invenção do papel desapareceram os rolos, e a palavra biblos deu origem a livro, como se lê em biblioteca, bibliografia, etc.                                 
E porque as Escrituras formam uma unidade perfeita, a palavra Bíblia, sendo um plural, passou a ser singular, significando o Livro por excelência. Foi João Crisóstomo, patriarca da Alexandria no século IV, quem primeiramente chamou de Bíblia as Escrituras Sagradas.


A Bíblia foi redigida por pessoas inspiradas pelo Espírito Santo
Deus é o autor da Bíblia por excelência, e o Espírito Santo, seu real intérprete.
Embora Deus seja o genuíno autor da Bíblia, inspirou cerca de 40 homens para escrevê-la.
Esses homens tinham diferentes atividades, viviam distantes uns dos outros, tinham estilos e características distintas e eram provenientes de três continentes. O trabalho de todos levou pelo menos uns 1.500 anos - de Moisés ao apóstolo João.
Independente dessas circunstâncias, na Bíblia há um só plano, que de fato mostra que há um Único Autor divino, guiando os humanos. Isto é o que garante a unidade da revelação bíblica.

Inspiração: no grego theopneustos, significa “sopro” ou “soprado”, ou “inspirado por Deus”. Inspiração é a influencia divina direta que garante uma transferência exata da verdade para a linguagem que os outros possam entender. Inspiração refere-se ao ato de receber e transmitir, relatando com suas próprias palavra a verdade de Deus. Então podemos dizer que homens santos escreveram a Bíblia (2 Pe 1.21) com palavras de seu próprio vocabulário, porém, sob a poderosa influencia do Espírito Santo.

Provas da autenticidade da Bíblia, como Palavra de Deus:
  1. A Indestrutibilidade da Bíblia: Uma porcentagem muito pequena de livros sobrevive além de um quarto de século, e uma porcentagem ainda menor dura um século, e uma porção quase insignificante dura mil anos. A Bíblia, porém, tem sobrevivido em circunstâncias adversas por mais de três milênios. Em 303 d.D. o imperador Dioclécio decretou que todos os exemplares das Sagradas Escrituras fossem queimados em praça pública. “As cinzas daquele crime tornou-se o combustível da divulgação” (Agnaldo). A Bíblia já foi traduzida para mais de mil idiomas e dialetos, e ainda continua sendo o livro mais lido do mundo.

  1. A Natureza da Bíblia:
  2. Ela é superior: Ela é superior a qualquer outro livro do mundo. O mundo, com sua sabedoria e vasto acúmulo de conhecimento nunca foi capaz de produzir um livro que chegue perto de se comparar a Bíblia.
  3. É um livro honesto: Pois revela fatos sobre a corrupção humana, fatos que a natureza humana teria interesse em acobertar.
  4. É um livro harmonioso: Pois embora tenha sido escrito por uns quarenta autores diferentes, por um período de 1.600 anos, ela revela ser um livro único que expressa um só sistema doutrinário e um só padrão moral, coerentes e sem contradições.

  1. A Influência da Bíblia: O Alcorão, o Livro dos Mórmons, os Clássicos de Confúncio, todos tiveram influência no mundo. Estes, porém, conduziram a uma idéia apagada de Deus e do pecado, ao ponto de ignorá-los. A Bíblia, porém, tem produzido altos resultados em todas as esferas da vida: na arte, na arquitetura, na literatura, na música, na política, na ciência e, principalmente na transformação do homem.


A autenticidade – Cânon                             
O que é Cânon? Por cânon das Sagradas Escrituras querendo dizer que, de acordo com padrões determinados e fixos, os livros incluídos nelas, são considerados partes integrantes de uma revelação completa e divina, a qual é autorizada e obrigatória em relação a Fé e a Pratica.
                            
A palavra cânon é de origem cristã e deriva do vocábulo grego kanon que por sua vez, provavelmente veio emprestado do hebraico kaneh, que significa junco ou vara de medir (Ez 40.3), daí tomou o sentido de norma ou, regra.
                             
Segundo Gray: “Deve ser compreendido, entretanto, que a canonização de um livro não significa que a nação judaica, por um lado, ou a Igreja Cristã, por outro, tenha dado a esse livro a sua autoridade; antes significa que sua autoridade, já tendo sido estabelecida em outras bases suficientes, foi conseqüentemente reconhecido como de fato pertencente ao Cânon e assim declarado”.


Aplicação da Lição
A Bíblia é a Palavra de Deus, não somente uma bela e respeitada obra literária. Nela encontramos vida paz, segurança, e mais que isso, Nela conhecemos a Deus e seu infindável amor para com os homens, como encontramos em Jo. 3.16.

Enfatize aos alunos que através da Bíblia encontramos uma vida poderosa, saudável e alegre em todas as circunstancias, nos auxiliando em desempenhar de forma eficiente administração pessoal e servir a Deus.


Fontes Consultadas:
·         BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição, 1889.
·         ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã.São Paulo, Reimpressão em 1 volume, 2009.
·         PEARLMAN , Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. Editora Vida.
·         KELPER, Wener. E a Bíblia tinha razão. Circulo do Livro S.A.
·         SILVA, Severino Pedro da. De volta as Escrituras. Vida Acadêmica.
·         HORTON, Stanley M.. Teologia Sistemática. CPAD
·         ALMEIDA, Abraão de. Deus, a Bíblia e o Universo. CPAD.
.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário