sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

LIÇÃO 02 – O PRIMEIRO HOMEM



Ao professor
A manifestação da Glória do Criador se deu na Criação e em Suas Palavras e Atos.
Infelizmente hoje, vemos a Criação maculada em pecado, porém Deus não a fez assim. Seus alunos devem ter a certeza de que tudo o que Deus criou, Ele fez perfeito. Tendo esta base, será bem mais improvável que qualquer um deles se desvie para uma seita. Tudo o que Deus fez é perfeito, porém o pecado – a única coisa que o ser humano pôde fazer por si mesmo – está destruindo a tudo. Ainda assim, podemos ver amor e beleza em partes ainda intocadas da Criação.

Algo particularmente simples, mas de grande importância é a primeira revelação do Deus Trino e Uno na Escritura.

No princípio criou Deus os céus e a Terra.
Afirmação simples. Todos conhecemos. Porém algo que poucos sabemos é a origem desta palavra Deus.

Em todo o AT, se dirigiam a Deus de duas maneiras específicas. Eloah e Elohim. Eloah era singular, e se dirigia ao Deus de Israel. Elohim era plural, e então podemos compreender que:

No princípio criou Elohim os céus e a Terra.

Esta é uma das diversas evidências de que Deus sempre foi trino e uno, e que as evidências estão mesmo no AT, não exclusivas do NT.


Introdução
Seus alunos por diversas vezes foram ou serão mal apelidados, zombados, envergonhados. Isto é uma realidade, e não podemos tratá-los como se não estivessem sujeitos.
Porém apesar disso, eles devem ter na mente e no coração que o Criador os fez à Sua Imagem e semelhança e que são especiais e únicos para Ele. Cada um como é: seja gordinho, seja magrela, seja branco seja negro, louro ou moreno, rico ou pobre. Seus alunos devem esquecer os rótulos. Nesse mundo real, rótulos existem e são um grande problema como uma trave, porém é interessante ensinar a seus alunos que não há diferença entre eles.


Objetivo
·         Que o aluno compreenda que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança.
·         Que não tem diferenças socioeconômicas entre eles.
·         Que cada um é especial para Deus do jeito que é.


Leitura Bíblica
Auxilie seus alunos a abrir as suas Bíblias no texto. Novamente, incentive-os a ler todos juntos, mesmo que leve tempo.

Gênesis 1.26-28.

Memória em Ação
Material: cartolina, tesouras, canetas hidrográficas.

Recorte tiras para cada um dos seus alunos. Oriente-os a escrever o versículo e depois recorte as palavras separadamente. Agora, façam um jogo de quebra-cabeças, para montar o versículo corretamente. Faça isso até que eles consigam montar sem dificuldades.

Explorando a Bíblia
Para quebrar o gelo, relembre os dias da Criação, e retome.

No sexto dia, Deus parou, e observou tudo o que tinha feito. Observou os mares, os céus, as plantas, as árvores, os rios. Observou todos os animais que tinha feito e sentiu-se feliz. Achou bonito! Havia gostado. Porém faltava uma coisa: um amigo que gostasse de Deus por vontade própria. Os anjos existem apenas para cumprir as ordens de Deus. Os animais não podem decidir ou pensar como nós. Então Deus veio aqui. Com suas ‘mãos’ moldou um homem no barro, aproximou-se de seu nariz e soprou Vida. O Criador colocou algo dEle em nós.
            Foi então que Adão (homem, em hebraico) levantou-se do chão e passou a viver. Deus o encarregou de viver feliz e cuidar do jardim, além de dar nome aos animais.

            O Senhor deixou Adão viver no Jardim do Éden que Ele havia plantado. Deus o presenteou com um lugar pra morar, cheio de árvores e comida. Mas ele deveria cuidar do Jardim.

            Como criaturas de Deus, temos que cuidar do belo mundo que Ele criou pra nós. Devemos jogar o lixo no lugar certo, economizar água, cuidar dos animais e das plantas. No centro do Jardim, Deus criou a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus criou-a para das escolha a Adão: se queria continuar sendo amigo de Deus e estar sob seus cuidados, ou conhecer as coisas más, e ficar sob conta própria. Deus o advertiu e aconselhou. E Adão decidiu viver com Deus. O Senhor ordenou a Adão não comer.

Adão deveria obedecer. Quando seu pai e sua mãe dão uma ordem você obedece? A obediência agrada a Deus. Será que Adão seria um homem obediente?


Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Matheus Araújo da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário