sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

LIÇÃO 02 – MARIA VISITA SUA PRIMA

Ao Mestre
Prezado (a) na lição de hoje, abordaremos a história do anuncio do nascimento de João Batista, o precursor do Messias, porém o foco da nossa história de hoje é a alegria de Maria expressa em um cântico. O anjo ao anunciar a Maria que ela seria a mãe do Salvador mencionou que Isabel sua prima estava grávida. Maria ao confirmar a veracidade do que o anjo lhe disse exulta ao Senhor com grande alegria em reconhecimento de que apesar de sua posição humilde e desmerecida – Deus a escolheu.

Deus continue abençoando seu ministério.


Texto Bíblico: Lc. 1.39-56.


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conhecer o anúncio do nascimento de João Batista e a expressão de alegria no cântico de Maria.


Versículo do dia
 “Então disse Maria: "Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”. (Lc. 1.46,47 - NVI).


História Bíblica
João Batista nasceu cerca de cinco meses antes de Jesus numa região montanhosa de Judá. Tanto seu pai, o sacerdote Zacarias, como sua mãe Isabel, eram descendentes de Aarão. Sua mãe era prima de Maria, a mãe de Jesus.  O nascimento de João Batista foi assim: A Bíblia nos conta que seus pais eram pessoas que amavam a Deus, porém, eles eram pessoas idosas e Isabel era estéril, não tinha filhos.

Certo dia, quando Zacarias oferecia incenso no Templo, o anjo Gabriel apareceu para lhe dizer que sua mulher iria ter um filho e seu nome seria João. Porém, seu pai duvidou e ficou mudo. O anjo dissera, também, que este filho seria cheio do Espírito Santo desde o seu nascimento, e teria a tarefa de preparar o povo de Israel para a vinda do Messias, que é Jesus.

Ao saber, pelo anjo de Deus chamado Gabriel, que Isabel esperava um filho, Maria decidiu visitá-la ainda naqueles dias. Assim, certo dia, logo ao acordar, foi apressada à região montanhosa onde ficava a cidade de Judá. Era lá que Isabel morava nessa época. Maria chegou à casa da prima e a chamou pelo nome, saudando-a.
Isabel, ao ouvir a saudação de Maria sentiu a criancinha pular no seu ventre, como se comemorasse algum acontecimento surpreendente. Ela decerto se admirou, porque a criança não costumava fazer isso. Isabel se sentiu de repente cheia do Espírito Santo. Então, exclamou em voz alta:
— Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. De onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?

Em resposta, Maria louvou a Deus com um cântico, que expressava grande alegria e gratidão a Deus:
— A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu salvador, pois olhou para a humanidade da sua serva. Desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, pois grandes coisas me fez o Poderoso. Santo é o seu nome. A sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem.
Com o seu braço agiu valorosamente; dispersou os que no coração alimentavam pensamentos soberbos. Depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos. Auxiliou a Israel, seu servo, recordando-se da sua misericórdia, para com Abraão e sua descendência, para sempre.

Maria disse todas essas palavras como se tivesse preparado de antemão um discurso. Entretanto, tudo saia fluentemente sem preparo algum. Isabel a ouvia e se encantava com suas palavras. Decerto a criança que estava na barriga dela também. Maria permaneceu por quase três meses na casa de Isabel e só depois desse tempo voltou para casa.


Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que a alegria de Maria expressa no cântico advém da certeza que foi confirmada da veracidade das palavras do Anjo que disse a ela, crendo que tudo o que lhe foi dito seria cumprido. Fale de forma que os pequenos compreendam que Deus é fiel em cumprir todas as suas promessas, e ele nos prometeu estar conosco todos os dias e sempre ouve nossas orações.

Oficina criativa
Imprimir o desenho de João Batista no link abaixo:
https://vanessaborelli.files.wordpress.com/2012/08/joc3a3o-batista-dizia.jpg

Distribuir entre os pequenos para desenharem a boca do precursor do Messias.



Fontes Consultadas:
·         BÍBLIA. Português. Nova Versão Internacional. São Paulo, Editora Geográfica, 9ª Edição, 2001.
·         Enciclopédia Bíblica de Trabalhos Manuais. Vol. 2. São Paulo, Shedd Publicações, 1ª Edição 2009.


Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário