sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

LIÇÃO 05 – O PRIMEIRO PECADO

Resumo da Aula
Nesta aula, seus alunos deverão aprender e entender a seriedade do pecado e do sacrifício de Cristo. Deverão estar cientes de que nós pecamos por vontade própria, desobedecemos a Deus e não podemos apagar estes pecados sozinhos. Deverão entender que pela sua infinita misericórdia, Deus achou uma maneira de morrer por nós para que pudéssemos estar perto dEle de novo. O plano de Deus não falhou! Desde o princípio Ele sabia de tudo o que ia acontecer e iria nos provar seu infinito amor enviando parte dEle, Cristo Jesus, para morrer numa Cruz e pagar por todos os nossos pecados. Deus não falhou!

Objetivo
Que seu aluno compreenda a forma que o pecado entrou no mundo e o motivo do sacrifício de Jesus e seu efeitos.

Ponto Central
Cristo Jesus entregou-se para morrer como sacrifício em perdão dos nossos pecados.

Iniciando a Aula
Para uma dinâmica prática e eficiente, leve para a aula uma lousa (seja branca, seja negra) e diga: “esta lousa está bem limpa, não acham? Ela se parece com o coração de vocês. Está limpinho, mas – pegue o giz ou a caneta e faça um ponto na lousa – oh não, vocês brigaram com o irmão menor de vocês! Isso entristeceu Jesus, e manchou o seu coração! ­ - desta vez faça um risco bem grande – puxa, vocês pegaram algo que não era de vocês! Isso entristeceu muito Jesus. Rabisque todo o quadro listando coisas deste tipo.

Diga que agora aquele quadro não pode ser usado por você e que vai jogá-lo fora.
(simule estar para jogá-lo fora) hesite e volte. Diga que há um único jeito de o quadro se salvar: se você apagar seus rabiscos com um apagador.

Apague o quadro e diga que só Jesus pode apagar as sujeiras de seus corações, e que vai explicar como.

Memória em Ação
Desenhe com as crianças uma cruz em sufite A4, e as ajude a escrever “Jesus levou meus pecados aqui”, como um cartão.

E repita com eles o versículo chave:
O próprio Cristo levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz [...]”
1ª Pedro 2.24


Explorando a Bíblia
Na aula passada, Deus ordenou que Adão e Eva não comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Será que eles obedeceram?
O homem e a mulher tinham tudo o que precisavam no Jardim: comida de graça, sem que fosse necessário trabalhar por ela, os animais eram todos dóceis e Deus estava com eles. Porém certo dia, Satanás entrou no jardim do Éden. Ele apareceu como uma serpente. Ele queria que Adão e Eva pecassem e se afastassem de Deus. Primeiro foi falar com Eva. Depois de Satanás dizer que eles seriam parecidos com Deus se comessem do fruto, Eva cedeu e comeu do fruto proibido. O que poderia dar errado?
                Eva levou o fruto até Adão que o comeu também. Eles então conheceram o bem e o mal: o que era certo e o que era errado. Então sentiram vergonha, pois estavam pelados!
Eles então pegaram algumas folhas e se vestiram. Naquela tarde, Deus foi ao jardim do Éden. Ele chamou por Adão e Eva, mas eles se esconderam, pois estavam com medo. O Senhor Deus os chamou então: “Adão, onde você está?” e ele respondeu: “Ouvi sua voz, mas estava nu, tive medo e me escondi”. Então Deus perguntou: como vocês perceberam que estavam nus? Vocês não comeram da árvore que eu proibi, comeram?
                - Foi Eva! – Adão respondeu prontamente.
                - Foi a serpente! – Eva retrucou.
Deus sabia exatamente o que tinha acontecido e eles sabiam que teriam de ser castigados.
Deus os ordenou que saíssem do jardim do Éden. Ele estava muito triste e irritado com Adão e Eva. Deus disse que agora o homem deveria trabalhar para que ele e sua mulher comessem, e a mulher teria dor para ter seus bebês. Deus fez roupa de peles para que Adão e Eva se cobrissem, e eles tiveram de viver fora do Jardim.

                Foi a partir da desobediência de Adão e Eva que o pecado entrou no mundo e nos atingem até hoje. O pecado é tudo o que desagrada a Deus, nos separa dEle e nos faz mal.
                Porém muito tempo depois, Deus enviaria seu Filho Jesus para que morresse por nós e estes pecados fossem perdoados. Assim, somente por Cristo nós podemos ir de volta à Deus.

Oficina Criativa
Feito o cartão durante o Memória em Ação, nesta Oficina Criativa iremos fazer uma brincadeira. Adaptaremos a brincadeira vivo morto, para umquando pecamos... quando somos perdoados...
               
Termine orando e despeça seus alunos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Matheus Araujo da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário