Juvenis - Currículo do Ano 1: Lição 08: A Mídia e o Culto ao Corpo - Dinâmica
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês
também se importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos
alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana,
através de telefone ou e-mail.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem
falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos
com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos,
vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre a Mídia e o culto ao corpo.
-
Organizem um painel com figuras de corpos musculosos, pessoas com
Bulimia e Anorexia, esportes radicais, bebidas energéticas e
anabolizantes.
- Falem: Este painel retrata o do tema da aula de hoje.
O que vocês acham dessas figuras?
Aguardem as respostas.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, através da dinâmica“Geração Saúde?”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Geração Saúde?
Objetivo: Refletir e conscientizar sobre o perigo do cuidado com o corpo de forma exagerada.
Material:
08 Garrafas descartáveis de 1 litro
01 tubo de cola branca
Água ou areia
Nomes
digitados: Bulimia, Anorexia, esportes sem segurança, dietas, bebidas
energéticas, corpo perfeito, corpo atlético, anabolizantes.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Encham as 08 garrafas com água ou areia.
-
Colem em cada garrafa uma das palavras: Bulimia, Anorexia, esportes sem
segurança, dietas exageradas, bebidas energéticas, corpo perfeito,
corpo atlético, anabolizantes.
- Organizem as garrafas no chão(da sala de aula), uma ao lado da outra.
- Aguardem os alunos.
DURANTE A AULA:
-
Depois daquela introdução realizada no início da aula(vejam acima),
falem que vocês vão trabalhar o tema através do jogo do boliche.
-
Organizem o ambiente da sala para que haja condições dos alunos jogarem
a bola para derrubar as peças do boliche, por exemplo: afastando as
cadeiras, mesa etc.
-
Falem: Estas peças do boliche(as garrafas) representam situações que
precisam ser “derrubadas”, para que os jovens ganhem pontos para sua
saúde física.
- Agora, solicitem para que um aluno por vez pegue a bola e derrube uma ou mais garrafas.
- Depois, outro aluno deve pegar a peça que caiu e ler o rótulo.
-
Em seguida, vocês devem refletir sobre cada ponto. Isto deve acontecer
até que todas as palavras sejam mencionadas e comentadas. Neste momento,
é importante a participação dos alunos.
-
Para finalizar, enfatizem que é importante o cuidado com o corpo, fazer
exercícios físicos, ter alimentação adequada, mas com moderação e
equilíbrio.
Ideia original desconhecida de dinâmica com o uso de boliche.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Fonte: http://profrobsonculturacrista.blogspot.com.br/2013/11/juvenis-curriculo-do-ano-1-licao-08.html
Fonte: http://profrobsonculturacrista.blogspot.com.br/2013/11/juvenis-curriculo-do-ano-1-licao-08.html
0 comentários:
Postar um comentário