sexta-feira, 8 de novembro de 2013

LIÇÃO 6 - O EXEMPLO PESSOAL NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS (DINÂMICA)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição
- Falem: A lição de hoje tem como título “Advertências contra o adultério”.
- Introduzam o estudo da lição com a dinâmica “Limites”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
Nas classes dos não casados, vocês devem relacionar o tema mostrando que tudo e todo aquele que ultrapassa limites sofre dano.  Na educação dos filhos, não é diferente.
Mostrem ainda que os limites são necessários. O próprio Criador nos fez seres limitados.
Boa Aula!

Objetivo: 
Reconhecer a necessidade de impor limites.
Material:
Jarra com água, copo, bexigas (balões de aniversário) e elástico.

Procedimento:  
Professor, converse com os alunos acerca da importância dos limites. Enfatize que quando não há limites, o caos é instalado.  Qual o futuro das crianças que não têm limites e fazem o que querem? Elas não são bem-vindas em nenhuma casa.  Namorados que extrapolam os limites do namoro se afastam do Senhor e se aproximam de uma gravidez precipitada e/ou um casamento infeliz.
Procedimento:
Professor, convide três alunos para participar da dinâmica. Ao primeiro, peça que encha o copo com água. Ele provavelmente irá parar no momento em que o copo encher. Ao segundo, peça que estique o elástico, que certamente perceberá que ele rebentará e não mais esticará. O terceiro deverá encher o balão, que por certo deixará de inflar no momento que perceber que está cheio o suficiente.
Pergunte aos participantes porque não terminaram a tarefa. O que estava com a água provavelmente responderá que ela iria transbordar e molhar o chão, o segundo que o elástico iria rebentar e ele se machucaria, e o terceiro que a bola estouraria.

Limites são necessários em qualquer fase ou momento da vida.  Professor, aproveite esse momento para explicar que estamos vivendo em uma época onde os valores cristãos, estão sendo abandonados e os limites foram removidos. Devemos, sim, impor limites em  nossos lares.

Dinâmica Extraída da Revista Ensinador Cristão


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/11/dinamicas-da-licao-06-o-exemplo-pessoal.html#ixzz2k5nsJOoM

0 comentários:

Postar um comentário