Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema as regras da equipe
de Cristo.
- Depois, utilizem a dinâmica “Regra não é brincadeira”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de
forma participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivo:
Enfatizar a necessidade das regras.
Material:
Papel e lápis
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.
- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo
de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.
- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual
a brincadeira, as regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.
- Depois, perguntem:
Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia
punição? Por quê?
Havia também alguém que queria mudar as regras para ser
favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com
relação a isto?
- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há
regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que haja
melhor convivência e que nesta lição será estudado sobre os limites e regras da
equipe de Cristo.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/11/dinamica-da-licao-09-as-regras-do-jogo.html#ixzz2lyNIvWP0