quinta-feira, 14 de novembro de 2013

LIÇÃO 7- ESCOLHA AMAR

Texto bíblico: 1Co 13.1-7
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.
A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade não se ensoberbece,
não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O texto descrito acima na 1ª epistola a Igreja de Corinto o apostolo Paulo da uma definição do verdadeiro amor, bem como das suas virtudes.
O amor que ele se refere é o amor Ágape, ou seja, o amor de Deus, o que faz bem diferente do amor do homem que muitas vezes esta associado ao pecado.
O amor divino esta baseado na sua justiça e bondade.
Este amor descrito por Paulo deveria estar presente nos corações de todos os cristãos, todo proceder diante de Deus e do próximo esta baseado neste amor, o qual se torna a característica mais importante na vida cristã, nada pode subsitui-lo, Paulo afirma; mesmo que seja feito um grande sacrifício a favor de alguém, se isto for feito com amor não tem valor algum.
Introdução
A lição de hoje nos fala a cerca do amor, dentro do nosso trimestre é uma escolha que agrada a Deus, principalmente porque é uma ordenança do Senhor que amassemos, não somente a Deus mas também ao nosso próximo.
Porem este amor não pode ser como o amor humano, que esta associado ao pecado, pois muitas pessoas amam de forma parcial ou fazendo acepções de pessoas. Existem pessoas que apenas amam as pessoas que lhe agradam, mas Deus manda que amemos a todos.
Por isso o apostolo Paulo fez menção de um amor perfeito, um amor verdadeiro que esta livre da influencia do pecado, este amor é chamado ágape, ou seja, o amor de Deus, um amor baseado na sua bondade e justiça.
Para entendermos melhor vamos definir inicialmente o que é amor:
A Palavra amor
A palavra amor presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, paixão, querer bem de outra pessoa.
O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção; alguém pode ter, por exemplo, amor pelos estudos.
Os gregos utilizavam quatro palavras diferentes para definir o amor, cada uma delas tinha uma característica própria: Philia, Storge, Eros e Agape.
a) Philia
É o amor social, amor de amigo, de afinidade, patriótico, cívico. É a necessidade de compartilhar algo com alguém. Envolve afeição, e é o que chamamos "amizade".
b) Storge
É o amor familiar, amor natural de pai para os filhos, do tio para o sobrinho, e vice-versa. Envolve reciprocidade e homogeneidade.
c) Eros 
É o amor biológico, físico, sensorial, hormonal, sensual. É amor entre um homem e uma mulher. Amor que define bem o instinto sexual, a paixão.
d) Ágape

 É o amor de Deus, o amor-que-se-dá, o amor-sacrifício, o amor-entrega, o amor eterno, imutável e perfeito incondicional, não está dependente de uma resposta positiva: O amor de Deus diz: Eu amo-te, mesmo que tu me rejeites, que fales mal de mim, que me persigas, que tu me faças mal. É um amor que não é baseado nos sentimentos, nem em interesses pessoais.
Veja que o Senhor Jesus nos amou mesmo sem nós o amarmos
Nós fazíamos coisas desagradáveis aos seus olhos, porém, ele continuou a amar-nos esperando que um dia, nos reconciliássemos com Ele, e fizéssemos a Sua Vontade. O Amor Ágape considera uma pessoa valiosa e preciosa independente-mente, da sua maneira de ser, daquilo que ela é ou faz.
Foi este amor que Paulo mencionou na sua carta, não apenas para mostrar o verdadeiro amor que vinha de Deus, mas conscientizar os cristãos que este amor deveria predominar toda a nossa vida.
I- Porque Deus nos manda amar?
De um modo geral a essencial razão pelo fato de Deus desejar que amamos é que ele deu o exemplo disto. Deus com seu amor não permitiu que o homem vivesse pra sempre separado Dele, para resgatá-lo enviou seu filho a este mundo a dar a sua vida.
De igual modo o Senhor amou a todos, nos deixando o exemplo a ser seguido.
Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de  passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus que estavam no mundo,  amou-os até ao fim. (Jo 13.1)

Ainda segundo nossa lição há pelos menos cinco razões porque Deus quer escolhamos amar!
Vejamos:
a) É uma ordenança
Por meio de Jesus Cristo a ordem de amar foi realçada, pois o Senhor definiu o amar como o mais importante dos mandamentos, primeiramente a Deus, e também ao próximo.
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.. (Jo 13.34))
b) Ele é o amor
O amor em seu conceito mais sublime é personificado em Deus, no versículo abaixo a palavra caridade tem o mesmo sentido de amor.
Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade. (1Jo 4.8)
c) Ele nos amou primeiro
O apostolo Paulo afirma que antes de ser salvos, Deus já nos amava.
 Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Rm 5.8
d) Ele é o autor do amor
No Salmo 133 vemos de forma clara que Deus se agrada da união entre seus filhos, união esta baseada no amor ágape, Deus na sua infinita bondade projetou o homem para amar, amar a Ele primeiramente, bem como o seu próximo, esta era a sua vontade quando os criou no jardim do Éden, pois Ele é o Deus de amor.
Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.( 2 Co 13.11)
 e) Quem ama faz a diferença
Jesus ensinou que ao amarmo-nos uns aos outros, o mundo passa a ver que somos seguidores de Cristo. Pois todos veram que andamos diferentes dos demais, enquanto muitos amam apenas aqueles que os amam, fazemos diferente, amamos a todos.
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (Jo 13.35)
II- Maior do que tudo
No evangelho de Marcos, nós vemos o Senhor Jesus ensinar os discípulos uma série de ensinamentos e parábolas, e em certo momento um dos que estavam ouvindo seus ensinamentos  lhe perguntou: qual o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Mc 12.31,310)
 De toda a lei de Deus o Senhor resumiu nestes dois mandamentos, as quais o elemento principal é o amor, tudo gira em torno do amor.
Deus amou a humanidade, mesmo sendo pecadores:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16)

Nós agora salvos devemos amar a Deus, e ao nosso próximo, o amor tem um papel importantíssimo na vida cristã de tal modo que Paulo o descreve como a coisa mais importante na vida do crente. Paulo menciona que ate mesmo algumas bênçãos espirituais de Deus que ele nos concedeu um dia cessará, mas o amor não, ele será eterno.
A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade. (1Co 13.8,13)
III- Isso que é ser feliz!
Uma das características mencionada por Paulo é que o amor nunca falha, nisto nós vemos que ele é essencial para termos uma vida feliz e vitoriosa.
Muitos cristãos são derrotados na vida, porque não sabem andar em amor, no início da Igreja primitiva no tempo dos apóstolos; verificamos que um dos motivos porque ela crescia, era precisamente por causa da união,da comunhão saudável que existia entre os irmãos, o amor  predominava na vida dos discípulos.
E, perseverando unânimes, todos os dias, no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor, à igreja, aqueles que se haviam de salvar. (At 2.46,47)
 Todos viviam unidos e felizes, o amor de Deus produzia isto em seus corações, alias o apostolo Paulo fez menção desta operação de Deus em nòs, por ocasião da nossa salvação, todo temor e receio sai e entra a paz e a alegria.
Conclusão
Terminamos nossa lição aqui afirmando escolher amar, não é apenas obedecer a Palavra de Deus é viver de maneira plena, sem receio, confiando inteiramente no cuidado de Deus.
Se amamos, vivemos bem, em paz com Deus, com o nosso próximo, isto só produz alegria.
Podemos confiar inteiramente no amor de Deus, ele produz segurança.
Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! (Rm 8.38,39)
Se confiarmos neste amor Deus estara sempre presente para nos ajudar, nos da alegria e paz.
Que Deus os abençoe.

Colaboração para Portal Escola Dominical - Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário