Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Falem: A partir de hoje até a 13ª. lição, passaremos a
estudar sobre o livro de Eclesiastes.
- Em seguida, façam uma panorâmica sobre o livro de
Eclesiastes de forma objetiva.
7 - Falem: A lição de hoje tem como título “O Tempo para
todas as coisas”.
.- Coloquem pela classe várias figuras de relógio ou mesmo
relógios tipo de cabeceira, para representar o tempo(tema da aula).
- Falem: Atualmente, há uma grande pressa para realização de
qualquer coisa. Na internet, vemos que muitos se aborrecem porque a página
ainda não abriu. A um clique, já se espera que o que se procura já esteja ali
de imediato. Há uma urgência para tudo!
Urgência, pressa para tudo? Nesta lição aprenderemos que há
tempo para todas as coisas.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de
forma participativa e contextualizada.
- Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O
Tempo passa, o tempo voa” ou “Caixa das Preocupações”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tempo passa, o tempo voa!
Objetivo:
Refletir sobre a organização do tempo com
atividades produtivas.
Material:
01 desenho de relógio grande, 01 borracha e lápis grafite
para cada aluno.
01 quadro ou cartolina
01 pincel para quadro branco, giz ou pincel atômico
Procedimento:
- Perguntem: Como estamos organizando o nosso tempo?
- Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para
que escreva entre os intervalos das horas as atividades que estão executando.
Perguntem: Quais as ações que demandam mais tempo? Quais as
ações são prioritárias?
Qual o tempo destinado para os estudos, realização de
cursos, atividades físicas?
Qual foi o tempo destinado para a leitura e estudo da
Palavra de Deus? E para a oração? E para os cultos?
- Agora, desenhem no quadro ou cartolina um relógio grande,
escrevam no centro a palavra DEUS e falem:
Este relógio representa o tempo e precisamos preenchê-lo com
atividades produtivas tanto a nível pessoal, familiar, profissional e espiritual,
tendo Deus como centro de nossas ações.
- Então, comecem a preencher o relógio, colocando as
atividades prioritárias e edificantes que os jovens devem observar. Busquem
sugestões dos alunos.
- Agora, peçam para que cada aluno reflita sobre o que colocou
no relógio do início da aula.
- Perguntem: O que
precisa ser modificado no relógio? Entreguem a borracha e o lápis
grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o tempo, se necessário
com atividades proveitosas.
- Para finalizar leiam Ec 3.1: “Tudo tem seu tempo
determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Caixa das Preocupações
Objetivo:
oportunizar reflexão sobre o tempo destinado para
as atividades do cotidiano, trabalho, estudo, descanso, lazer, devocional,
Igreja.
Materiais:
01 caixa de sapato com tampa revestida com papel liso(sem
estampas).
01 tesoura
01 tubo de cola
Figuras variadas que representem: trabalho, estudo,
ocupações diversas, descanso, lazer, devocional, culto.
Procedimento:
- Apresentem para os alunos a caixa de sapatos com tampa e
falem que ela representará o lugar e o tempo das nossas preocupações.
- Abram a caixa e mostrem que está vazia. Por quê?
Há uma fase longa de nossa vida que parece que o tempo não
passa, principalmente na infância. Mas, à medida que entramos na fase adulta,
assumimos ocupações, compromissos e obrigações e parece que o tempo não dá para tantas
tarefas. E a caixa das preocupações vai ficando cada vez mais cheia.
- Então, convidem um aluno, que voluntariamente, participe
da atividade.
Tarefa: Preencher a caixa das preocupações.
-Orientem o aluno para colocar dentro da caixa as figuras
que podem representar as tarefas que realiza durante a semana.
- Depois disto, separem junto com o aluno as tarefas que
tomam mais tempo daquelas destinadas ao descanso, lazer, devocional, cultos.
- Deixem dentro da caixa, onde há mais espaço, aquelas que
demandam mais tempo.
- Fechem a caixa e falem: Agora vamos colar na tampa (na
parte de fora) as figuras que representam as atividades que demandam menos
tempo.
- Perguntem: Por que estas atividades foram colocadas e
coladas em cima da tampa?
Algumas explicações:
. Porque não devemos esquecer, devem estar visíveis e
“fixadas na nossa mente”.
. Porque é um espaço menor, representando menos tempo, mas
muito necessário.
. Porque deve ser entendido como algo que não deve faltar,
pois pode acarretar danos espirituais e físicos.
- Caso o aluno não tenha escolhido figuras que representem
tempo para o descanso ou lazer, orientem-no para repensar e tomar iniciativa de
promover momentos para os fins citados, tendo em vista que isto promove seu bem
estar físico, social e mental,
proporcionando-lhe saúde. Pois, conforme a OMS(Organização Mundial de Saúde),
saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não
simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”.
- Para finalizar, leiam: Ec 3.01, I Co 3.16 e 17.
- Ao final, entreguem a caixa para o aluno e solicitem que
os demais alunos realizem esta dinâmica em suas casas e reflitam sobre o tempo
e suas ocupações/preocupações.
Por Sulamita Macedo.