sexta-feira, 8 de novembro de 2013

LIÇÃO 6 - OBEDIÊNCIA: O PRESENTE QUE DEUS QUER

Texto Bíblico
1ª Samuel 15.1-35

Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que obedecer a Deus é bem melhor do que querer agradá-lo com ofertas
Frase do dia:
Obedecer é melhor do que ofertar
Memória em ação
“É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas” - 1 Sm 15.22

 Explorando a Bíblia
Um dia Samuel disse a Saul:
__O Senhor me mandou derramar óleo sobre a sua cabeça, como sinal de que você reinaria sobre o povo de Deus, Israel, e assim eu fiz. Agora trate de obedecer ao Senhor.
Esta é a ordem de Deus para você: Resolvi castigar a nação de Amaleque porque não quis permitir que meu povo atravessasse pelo seu território quando Israel veio do Egito.
Agora vá e destrua por completo a nação de Amaleque homens, mulheres, crianças maiores, e até mesmo crianças que ainda mamam, bois, ovelhas, camelos e jumentos.
Diante disso, Saul reuniu o seu exército em Telaim. Havia duzentos mil soldados de infantaria, além de dez mil homens vindos de Judá.
Os amalequitas estavam  acampados na vale.Saul mandou um recado aos queneus, dizendo a eles que saíssem do meio dos amalequitas pois, se não saíssem, morreriam com eles.
Isto é porque vocês foram bondosos com o povo de Israel quando ele saiu da terra do Egito, Saul explicou. Então os queneus ajuntaram o que possuíam a se retiraram.
Saul matou então os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, Agague rei dos amalequitas foi preso com vida, porém Saul matou todo o povo. Contudo, Saul e seus homens não mataram a Agague, nem o que havia de melhor em ovelhas e bois, e os cordeiros mais gordos- tudo na verdade que acharam que seria uma pena matar.
Destruíram somente o que valia pouca coisa ou era de qualidade inferior. O Senhor disse então a Samuel:
__ Lamento haver feito rei a Saul, pois novamente ele se recusa a me obedecer, ele não faz o que Eu mando! Samuel ficou tão triste quando ouviu isto que clamou em oração ao Senhor toda
noite.
Levantou-se bem cedo, na manhã seguinte, e saiu para encontrar Saul. Alguém disse que ele tinha ido ao monte Carmelo levantar um monumento para si próprio, e dali seguiu viagem para Gilgal. Quando finalmente, Samuel o encontrou, Saul o cumprimentou com alegria.
Olá amigo! Bem cumpri a ordem do Senhor.
Então o que significa esse berro de ovelhas e o mugido de bois que estou ouvindo? Perguntou Samuel.
È verdade que o exército não matou o melhor das ovelhas e dos bois, Saul confessou, porém esses animais vão ser sacrificados ao Senhor seu Deus; quanto ao restante destruímos tudo.
Então Samuel disse a Saul: Espere! Ouça o que o Senhor me disse a noite passada!
Que foi? Saul perguntou.
E Samuel lhe disse: Quando você não valia muito aos seus próprios olhos, Deus fez de você o rei de Israel, Ele lhe mandou um recado e disse:
__Vá e destrua por completo os amalequitas até que morram todos, porque, pois não obedeceu ao Senhor? Por que se apressou em tomar o que os amalequitas possuíam e fez exatamente o que o Senhor disse para não fazer.
Ao contrário, eu obedeci ao Senhor, Saul insistiu. Fiz o que Ele me disse pra fazer; trouxe o rei Agague e matei a todos os outros. E somente quando meus soldados exigiram, é que lhes dei permissão para conservar o melhor das ovelhas e bois, e o que os amalequitas possuíam a fim de sacrificá-los ao Senhor.
Samuel respondeu: Acaso o Senhor tem tanto prazer em suas ofertas queimadas e sacrifícios como tem em sua obediência? Obedecer é muito melhor do que sacrificar.
Deus está muito mais interessado em que você atenda ao que Ele ordena do que nas ofertas da gordura de carneiros. Porque a rebelião é tão ruim como o pecado de feitiçaria e a teimosia é tão ruim como adorar a imagens.
E agora já que você rejeitou a palavra do Senhor Ele rejeitou a você, para que não seja rei.
Finalmente Saul confessou: Pequei! Na verdade, desobedeci a suas instruções e ao mandamento do Senhor, porque tive medo do povo e fiz o que me pediram. Por favor, perdoe o meu pecado agora e vá comigo adorar ao Senhor.
Porém Samuel respondeu: Não adianta nada! Visto que você rejeitou o mandamento do Senhor, Ele rejeitou você, para que não seja rei de Israel.
Quando Samuel se virou para ir embora, Saul o agarrou, tentando impedi-lo, e com isso rasgou o manto de Samuel.
Então Samuel disse: Está vendo? Também o Senhor hoje rasgou de você o reino de Israel e o deu a um de seus patrícios, que é o melhor do que você.
È aquele que é a glória de Israel não mente, não muda de opinião porquanto não é homem.
Então Saul insistiu novamente: Pequei; mas, pelo menos me honre diante dos chefes e diante do meu povo indo comigo adorar ao Senhor seu Deus.
Por fim, Samuel concordou e foi com ele para o culto. Então Samuel disse:
Traga-me o rei Agague. Agague chegou todo sorridente, pois pensava lá consigo mesmo: Por certo o pior já passou, e não vão me matar! Porém Samuel disse: Assim como a sua espada matou os filhos de muitas mães, agora chegou a sua vez de sua mãe ficar sem filho. E Samuel cortou a Agague em pedaços perante o Senhor em Gilgal.
 Depois disso, Samuel foi para sua casa em rama, e Saul voltou a Gibeá.
Samuel nunca mais viu Saul, porém ele lamentava sempre pela sorte de Saul; e o Senhor ficou triste porque havia feito Saul reinar sobre Israel.  

Oficina criativa
Amplie o desenho Prim6 fig 1 na Galeria de Imagens para os pequenos colorir


Fonte: w.w.w.blogdaebi.blogspot.com


Fontes Consultadas:
·         Bíblia na Linguagem de Hoje
·         Bíblia da Galerinha
·         Bíblia de Estudo Pentecostal.
·         Bíblia Viva

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário