sexta-feira, 22 de novembro de 2013

DINÂMICA - LIÇÃO 8 - A MULHER VIRTUOSA (JOVENS E ADULTOS)

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
- Falem: A lição de hoje tem como título “A Mulher Virtuosa”.
- Introduzam o estudo do tema, através da dinâmica “Super Virtuosa”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
 - Para concluir,  utilizem a dinâmica “O Alfabeto da Mulher”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Super Virtuosa

Objetivo: Refletir sobre as inúmeras atividades que a mulher exerce, que devem ser acompanhadas das virtudes descritas em Provérbios  31.

Material:
01 espelho grande
01 pincel atômico
01 toalhinha com o nome “virtuosa” para cada aluna
01 cesta para colocar as toalhinhas

Procedimento:
- Apresentem um espelho grande e deixem que elas se olhem.
- Falem: Cada uma de vocês é uma mulher que tem sua individualidade, suas características próprias.
Falem ainda: cada mulher é única, mas precisa se dividir em várias funções para cumprir sua tarefa de mulher.
- Então, com o pincel atômico comecem a dividir o espelho em várias partes para demonstrar a multiplicação de atividades que a mulher exerce.
- Solicitem que elas falem escrevam o nome das diversões atividades que elas exercem dentro de cada parte dividida.
- Depois, falem: Não temos superpoderes, mas temos a grande capacidade de ser múltiplas sendo apenas uma, realizando várias coisas ao mesmo tempo.
- Para realizar tantas tarefas com qualidade, precisamos observar algumas virtudes,  que encontramos descritas em Provérbios 31: 10 a 30.
10 A mulher é preciosa
11 A mulher é confiável
12 A mulher é abençoadora
13, 19, 22a, 27 A mulher é trabalhadora
14, 15, 18b, 21 A mulher é administradora organizada
16, 24  A mulher é negociadora
17 A mulher é forte
18a A mulher é boa produtora de bens
20 A mulher é generosa
22b A mulher é elegante
23 A mulher é refletida no seu marido
26 A mulher é sábia e prudente
28 A mulher é bem aventurada
30 A mulher teme ao Senhor
- Depois, leiam com todas as alunas Pv 31.10a “Mulher virtuosa quem a achará?
- Para finalizar, vocês podem presentear as alunas com uma toalhinha com o nome “Virtuosa”.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: O Alfabeto da Mulher

Objetivo: Refletir sobre as qualidades que uma mulher virtuosa deve ter.

Material:
01 cópia do poema(veja no procedimento) para cada aluna.
Letras grandes da palavra VIRTUOSA

Procedimento:
- Falem: No texto de Provérbios 31, encontramos um poema formando um acróstico com letras do alfabeto hebraico. Ao ser traduzido para outra língua, no nosso caso o Português, as letras não coincidem, é claro, com a primeira letra da palavra inicial de cada verso.
Mas, vejam um exemplo desse tipo de poesia com letras do nosso alfabeto, apresentando adjetivos que uma mulher virtuosa deve ter. As letras kw e y foram incluídas no alfabeto de acordo com o mais recente Acordo Ortográfico.
- Organizem as alunas em círculo.
- Entreguem uma cópia do acróstico para cada aluna:

O alfabeto da Mulher
Amável - Sua marca registrada.
Bonita - Que luta constante.
Corajosa - Ai que medo!
Descomplicada - O homem é que não entende.
Edificadora - Na casa, na igreja, no trabalho.
Fiel – Na alegria e na tristeza.
Generosa – Sempre cooperando.
Heroína – Rompendo barreiras e preconceitos.
Invencível – Na maioria das vezes.
Jovial – O espírito não envelhece.
Kkkkk – Sempre sorridente.
Lutadora – Sem desistir.
Maternidade – Chegou mais um!
Notada – Quem não percebe!
Otimista – Ainda que tudo desabe.
Produtiva – Incansavelmente.
Quieta – Às vezes.
Respeitada – Quase sempre.
Segura – Até quando não encontra chão.
Tolerante – Sempre que possível.
Útil – Mil e uma utilidades.
Valorizada – Por Deus e pelo Salvador.
W – ausente quando é excluída.
X - ausente quando é excluída.
Y - ausente quando é excluída.
Zelosa – Sem desanimar.
Por Sulamita Macedo
- Agora, realizem uma leitura do poema. Vejam como realizá-la:
Inicialmente, façam uma leitura completa com uma pessoa lendo em voz alta.
Depois, cada pessoa ler um verso. Certamente não haverá 26 pessoas, mas uma pessoa pode ler mais de um verso, de forma alternada.
- Depois, reflitam sobre: Por que um acróstico formado com as letras do alfabeto sobre a mulher? O que isto pode representar?
Ideia de completude, apresentando qualidades que completam a mulher para que seja virtuosa.

- Depois, peçam para as alunas destacarem, entre as virtudes do poema, aquelas que mais procuram exercitar de forma constante.
- Depois, coloquem as letras da palavras VIRTUOSA no piso e no meio do círculo formado pelas alunas.  Peçam para que elas montem um acróstico com o nome “Virtuosa”. Vejam este exemplo:
Vitoriosa
Interessada
Responsável
Tolerante
Util
Ousada
Sábia
Atenta
Por Sulamita Macedo.


Texto Pedagógico
Dinâmicas

 1 - O que são
Dinâmicas são recursos metodológicos, que podem ser utilizados no processo do conhecimento, com ênfase em práticas participativas de aprendizagem.

2 - Para que servem
             As dinâmicas possibilitam:
             - a participação dos componentes de forma individual e coletiva.
             - a aplicação e reflexão da teoria com a prática.
             - o aspecto lúdico.
             - a aplicação do conhecimento.

3 - Elementos  das dinâmicas

Objetivo:
É aquilo que se deseja alcançar com a aplicação da dinâmica. O aplicador da dinâmica deve saber de forma clara o que deseja atingir com esta ferramenta de aprendizagem.

Materiais:
            São recursos que possibilitam a aplicação da dinâmica, que podem ser variados, desde os mais simples, como papel, caneta, bexigas etc, como também  Data-show, TV, DVD etc.

Procedimento:
            Refere-se aos passos a serem seguidos, de forma gradual e clara, para que haja uma condução a contento da dinâmica, atingido os objetivos.
            Veja no item “Critérios para escolha e aplicação de uma dinâmica” outros pontos a ser considerados.

4 – Classificação das dinâmicas
             As dinâmicas são classificadas de acordo com os objetivos a que se destinam, podendo ser de:

Apresentação: São aquelas que possibilitam a apresentação dos componentes do grupo, de forma variada e lúdica, promovendo socialização.

Quebra-gelo: Referem-se a momentos de quebra de seriedade, ambiente frio e impessoal, desfazendo as tensões e promovendo a descontração.

Integração/Inclusão: Estas dinâmicas trabalham a interação, a sociabilidade entre as pessoas do grupo, objetivando a participação e inclusão dos participantes.

Autoconhecimento: São aquelas que possibilitam ao participante o conhecimento de si mesmo.

Cooperação/Resolução de conflitos: Estas objetivam a solução de problemas através da cooperação entre os participantes.

Pedagógicas: Estas dinâmicas são específicas para a aplicação de temas pedagógicos, com objetivo de introduzir, revisar ou solidificar um assunto.

Religiosas/evangélicas/litúrgicas: São aquelas que proporcionam o estudo e vivências práticas sobre temas bíblicos.

Avaliativas: Referem-se a dinâmicas cujo propósito é realizar a avaliação, quer seja do indivíduo, do grupo, de um curso, de uma escola.

Recreativas: Estas proporcionam momentos divertidos, descontraídos com brincadeiras em espaço adequado.

5 - Critérios para escolha e aplicação de uma dinâmica

Local: O ambiente deve ser adequado para a aplicação da dinâmica, observando a quantidade de participantes e o objetivo que se quer alcançar. Há dinâmicas que não precisam de um local reservado, podendo ser aplicadas no local da aula.

Quantidade de participantes: Ter conhecimento prévio do número de participantes é recomendável para que haja organização de espaço, tempo e material.

Tipo de participante: É importante saber a faixa etária, tipo de grupo etc. Nem toda dinâmica serve para todos os tipos de pessoas ou grupos. O aplicador deve adaptar a dinâmica para o tipo de participante que estará envolvido na atividade, observando também a situação e vivência do grupo.

Tempo de aplicação: É interessante que o aplicador saiba o tempo de duração da dinâmica, para que possa aplicá-la de forma gradual e controlar o tempo disponível.

Relação entre o Tema a ser desenvolvido e a dinâmica: Aplicar uma dinâmica requer que haja relação entre o assunto e a atividade, do contrário é trabalhar de forma inadequada e descontextualizada. Observar a adequação do tema com a dinâmica é fator de sucesso.

6- Como realizar uma dinâmica com sucesso
- Ter uma postura ativa, alegre e acreditar no que está realizando. São fatores essências ao aplicador, que, por consequência, estimulam os participantes ao ver o líder motivado.

- Conhecer o procedimento da dinâmica. Ler e compreender cada etapa são pontos essenciais, para que não haja atropelos, dificultando o andamento e a conclusão da atividade.
- Emitir de forma clara e segura aquilo que o participante deve realizar. As orientações emitidas devem ser bem entendidas pelos participantes, ao perceber alguma dificuldade ou ação errada, corrigir imediatamente, falando novamente a regra. Ser coerente com as etapas da dinâmica é muito importante.
- Utilizar bem o tempo de aula e da dinâmica. Evitar a seguinte situação: utilizar a dinâmica “se der tempo” no final da aula; é quase certo que não vai dar tempo, pois não foi pensada como estratégia para a aula.
- Destinar tempo no planejamento de aula para aplicação da dinâmica. Utilizar dinâmica na aula requer análise do momento em que pode ser realizada, ou no início, ou meio ou no final, dependendo do objetivo a que se propõe.
- Providenciar Local adequado, para dinâmicas que necessitam de local mais reservado e de ambientação específica.
- Preparação do material com antecedência, quando é requerido, observando a quantidade de participantes e espaço de realização, deixando-o disponível em local de fácil acesso.
- Adaptar a dinâmica para o tipo de aluno ou grupo ou situação. Ao ler e escolher uma dinâmica, é importante observar se há necessidade de adaptações; sendo assim, analisar as condições dos participantes e reorganizar algumas regras de acordo com o grupo, idade ou situação são ações requeridas para uma dinâmica dar certo, não perdendo de vista o objetivo da dinâmica e as etapas de realização.
- Perguntar se alguém conhece a dinâmica é um cuidado que o aplicador deve ter. Pois, quando já é conhecida por alguém, a pessoa já sabe o procedimento e pode incorrer no deslize de revelar para o grupo o elemento surpresa do desfecho, perdendo assim a finalidade de sua aplicação. Então, solicitar que esta pessoa não informe para os demais participantes como a dinâmica é concluída.
            Por fim, resista a tentação de ministrar aulas unilaterais, aplicar uma dinâmica pode ser uma alternativa para promover aulas participativas, com ênfase na aprendizagem.

Por Sulamita Macedo.
 

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