Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc).
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresente o título da lição: Há algo errado com a família?
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Interrogatório familiar”.
Dinâmica: Interrogatório familiar
Objetivo:
Refletir sobre a importância, valor e respeito em família.
Material didático:
As questões para reflexão
Atividade didática:
Use a técnica do interrogatório. A seguir, algumas sugestões. Altere, adapte, de acordo com a realidade de sua turma.
1. Qual a importância de uma boa convivência familiar? (Resposta livre)
2. O que pode acontecer com uma família que vive sem leis? (Sem leis não há ordem.)
3. O que pode acontecer com uma família onde não existem regras? (Vira um caos; Eles não aprendem a obedecer às leis sociais.)
4. Qual é um dos grandes propósitos de Deus para a família? (Que estejam unidas.)
5. Por que um filho não pode viver sem disciplina (Indica que precisamos de limites).
6. De que forma o Antigo Testamento demonstra a preocupação de Deus acerca dos preceitos da família? (Através de leis que regiam os noivados, os casamentos e a educação dos filhos.)
7. O que significa honrar meu pai e minha mãe? (Ter palavras e ações que demonstre estima e respeito pela posição que eles ocupam).
8. Que família esteve envolvida no plano da redenção do mundo? (A família de Jesus.)
9. Como o filho pode ser uma bênção para a família? (Através de atitudes que honrem a Deus e a família).
10. Qual deve ser a ordem de prioridades na nossa família? (O Reino de Deus.)
11. Quem constrói, protege, supre e adorna a família? Explique (Deus.)
Após este momento de reflexão convide seus alunos a reafirmar seu compromisso em fazer a sua parte para minimizar os problemas que surgem em família. Ore encerrando a aula.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br todos os direitos reservados.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/04/dinamica-da-licao-02-ha-algo-errado-com.html#ixzz45G9um6Az
0 comentários:
Postar um comentário