Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Justificação, somente pela fé em Jesus Cristo.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Justificação pela fé”.
Dinâmica: Justificados pela fé
Objetivo:
Compreender que somos justificados não por obras meritórias, mas pela fé em Jesus.
Material didático:
Alguns bombons.
Quadro de giz.
Atividade didática:
Escreva no quadro de giz as seguintes perguntas: "Qual o tema central desta lição?" , " O que significa a palavra Justificação?", " Existem méritos humanos quando Deus justifica o homem?", " A justificação pela fé torna a lei desprezível?" e “Por que a lei não justificava o homem?” Escolha cinco alunos para que respondam. Mesmo que os alunos errem as resposta, diga: "Muito bem! Recebam um prêmio". Dê um bombom para os alunos que participaram. Na sequência, enfatize que, na verdade, eles não mereciam o bombom, pois não acertaram as respostas, porém você decidiu presenteá-los. Explique que assim é a justificação de Deus. Diga que ninguém é justificado e recebe as bênçãos de Deus porque é bom. A justificação e as bênçãos são presentes gratuitos de Deus dados por fé. Não somos justificados porque tivemos um bom desempenho. Nós não merecemos, mas por causa da fé, do amor, da compaixão e da bondade e da graça de Deus. Em seguida, leia e discuta com os alunos os seguintes textos:
Rm 5.1 - A justificação é pela fé
Tg 2.24 - A justificação é pelas obras
Agora pergunte: Quem está certo, Tiago ou Paulo? A justificação é por obras ou pela fé? Uns vão responder que Paulo está certo, outros vão dizer que é Tiago, mas uma parte vão dizer que são os dois. Então pergunte como pode me expliquem?
Explicação:
Diga que Paulo estava falando da pessoa que não conhece a Deus e precisa conhecê-lo. Essa pessoa não é justificada pelo Senhor trazendo em seu currículo as boas obras que praticou, ele só precisa da fé. Enquanto que Tiago está se referindo a pessoa que já conhece a Deus e já foi justificada por Deus pela fé, no entanto não pratica as obras de um verdadeiro cristão, nesse caso, a fé apenas não pode justifica-lo é preciso que sua fé seja evidenciada por obras que demonstre o seu verdadeiro cristianismo.
Respostas das perguntas:
-Qual o tema central desta lição? R. Justificação, somente pela fé em Jesus Cristo
-O que significa a palavra Justificação? R. Declarar justo.
-Existem méritos humanos quando Deus justifica o homem? R. Não, tudo é pela fé.
- A justificação pela fé torna a lei desprezível? R. Não, porém homem algum foi capaz de cumprir a lei.
-Por que a lei não justificava o homem? Por que ela só apresentava o problema e não a solução.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/04/dinamica-da-licao-03-justificacao.html#ixzz45vQLGGdy
0 comentários:
Postar um comentário