Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresente o título da lição: O Dom da Palavra de Sabedoria.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Sabedoria falsa e sabedoria verdadeira”.
Dinâmica: Sabedoria falsa e sabedoria verdadeira
Objetivo:
Levar os alunos a prática da verdadeira sabedoria
Material didático:
1 cartolina branca, folhas de papel A4, pincel marcador, figura de mente humana ou de cabeça (Pode ser desenhada também), fita adesiva.
Atividade didática:
Em casa, escreva na parte superior da cartolina as palavras: Sabedoria Falsa. Cole na cartolina a figura da mente humana ou de uma cabeça (Pode ser desenhada também) e escreva ao redor dela as seguintes palavras: orgulho, inveja, facção, mentira, perversidade, ciúme, perturbação. Mostre para eles, de acordo com a cartolina, como funciona a falsa sabedoria (Leia a Palavra de reflexão). Recorte a folha de papel em tiras e escreva as palavras: puro, pacífico, moderado, tratável, cheio de misericórdia, imparcial, sem hipocrisia e Sabedoria verdadeira (É importante que você faça esse procedimento em casa). Distribua as tiras com os nomes para os alunos. Em seguida peça para que cada aluno, a começar do aluno que tem a tira com o nome Sabedoria verdadeira, use a fita adesiva para colar suas tiras por cima dos nomes que representam a falsa sabedoria. Traga uma palavra de reflexão sobre a verdadeira sabedoria (Temos mais um exemplo logo abaixo).
IMPORTANTE: A Palavra sabedoria verdadeira deve ser recortada em um tamanho que dê para cobrir a palavra sabedoria falsa.
Palavra de Reflexão
Sabedoria falsa
O problema maior e mais complicado é que falsa sabedoria é traidora, perversa, decaída e pecaminosa, contrária à essência e ao desejo de Deus... Ela também é egoísta, pois só pensa em promover você mesmo, egocêntrica e individualista, pois o eu está sempre em primeiro lugar, mesquinha e destrutiva, pois em vez de alegrar-se com o triunfo do outro, alegra-se com seu fracasso. Ela também é capaz de trazer grandes feridas e dissensões entre os irmãos da igreja e nas famílias. Em suma: ela é pecadora, e vendidos sob a escravidão do pecado
Sabedoria Verdadeira
Aqueles que têm em si mesmos a sabedoria verdadeira que foi neles enxertada, não são apenas amantes da paz, mas também pacificadores. São atenciosos com os seus semelhantes e não procuram apenas satisfazer sua ambição egoísta. São submissos à vontade de Deus ao invés de serem atraídos e engodados pela sua própria concupiscência. Seus atos são misericordiosos, são imparciais e sinceros e não como aqueles que demonstram favoritismo. O resultado de viver de acordo com a sabedoria que vem do alto é uma safra de virtudes. Um cristão não é apenas um mensageiro, é uma testemunha e um testemunho vivo do seu Mestre.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br todos os direitos reservados.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/04/dinamica-da-licao-02-o-dom-da-palavra.html#ixzz45G9O9b2J
0 comentários:
Postar um comentário