Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: A liderança no Antigo Testamento.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Fazendo coisas diferentes de formas diferentes”.
Dinâmica: Fazendo coisas diferentes de formas diferentes
Objetivo:
Incentivar os alunos a fazer trabalhos diferentes na igreja e de formas diferentes, quando for necessário.
Material didático:
Três bexigas de tamanhos diferentes.
Atividade didática:
Forme um círculo com os alunos em pé, a uma pequena distancia entre si. O professor escolhe um aluno para iniciar a atividade, pedindo que ele segurar a bexiga com os dois braços para trás, e pede-se para passar a uma outra pessoa mais próxima, que deverá receber também com os braços para trás e passar a diante e assim sucessivamente, até que todos tenham recebido.
Quando a primeira bexiga já tiver passado por todos, o professor pede que repitam a operação, só que com outra bexiga e todos agora devem estar agachados, e nesta nova sequencia a bexiga deve ser passada com os braços para cima. Assim, repetir com a outra bexiga a mesma sequência. Posteriormente, realizar a mesma sequência com a terceira bexiga. Só que todos devem estar sentados ao mesmo tempo, e a bexiga será passado para outra pessoa com os braços voltados para frente. (Caso não consiga as bexigas utilize três objetos diferentes).
Questões para discussão:
- Que dificuldade vocês tiveram para passar a bexiga em posições diferentes e de formas diferentes;
- Como foi a experiência em mudar algo que você estava fazendo?
- Como reagimos quando somos desafiados a fazer mais de uma atividade dentro da igreja?
- Você já foi convidado a mudar de função ou fazer mais de uma atividade na igreja?
Diga que cada uma das bexigas representa uma função diferente que podemos fazer na igreja em benefício de outros, e os modos como às bexigas foram passadas representa as várias formas como esta função pode ser executada na casa de Deus. Explique que Samuel, apesar de ser uma única pessoa, no entanto pode exercer três tipos de ministérios divinos: Juiz, sacerdote e profeta. Encerre a dinâmica incentivando seu aluno a estar disposto a dizer sim quando for convida a realizar mais de uma atividade na casa de Deus. Diga-lhes que estamos diante de Deus na condição de servos.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!
Por Roberto José
http://www.ensinadorcristao.com.br todos os direitos reservados.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2016/04/dinamica-da-licao-02-lideranca-no.html#ixzz45GANKjwg
0 comentários:
Postar um comentário