Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Aílton José Alves
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2º TRIMESTRE DE 2016 (Rm 1.1-17)
INTRODUÇÃO
A lição deste segundo trimestre
de 2016 tem como título: “Maravilhosa Graça – O Evangelho de Jesus
Cristo revelado na carta aos Romanos” , onde teremos a oportunidade de
estudar treze lições baseadas na epístola aos Romanos, considerada pelos
teólogos como a Teologia Sistemática de Paulo. Nesta primeira lição, traremos
importantes informações acerca desta epístola tais como: autoria,
destinatários, assunto e propósito; destacaremos a importância desta do ponto de
vista bíblico, teológico e histórico; falaremos um pouco sobre a grande cidade
de Roma e como provavelmente o evangelho chegou a ela; e, por fim, elencaremos
os principais assuntos bíblico teológicos ensinados por Paulo nesta epístola.
I – INFORMAÇÕES SOBRE A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
1.1
Autoria. Há evidências internas e externas
acerca da autoria paulina de Romanos. A epístola reivindica a autoria paulina (Rm 1.1). Os escritos paulinos
geralmente seguem este padrão (I Co 1.1; II Co 1.1; Gl 1.1; Ef 1.1; Fp 1.1; Cl
1.1; I Ts 1.1; II Ts 1.1; I Tm 1.1; II Tm 1.1; Tt 1.1; Fm 1.1). “Pais da igreja
como Eusébio, Irineu, Orígenes, Tertuliano e Clemente dão pleno testemunho da
autoria paulina de Romanos” (LOPES, 2010, p. 17). É interessante destacar que
Paulo foi o autor, porém Tércio foi o escritor desta epístola (Rm 16.22); e,
Febe, uma cooperadora de Cencréia, foi a pessoa que levou a epístola aos
cristãos de Roma (Rm 16.1).
1.2
Destinatários. Após identificar-se como autor da
epístola (Rm 1.1), Paulo saúda os cristãos para quem ele está escrevendo, chamando-os de amados de
Deus e santos (Rm 1.7). O apóstolo elogia a fé destes cristãos (Rm 1.8), deixa
claro que esta igreja assim como as demais são alvo da sua intercessão (Rm
1.9,10) e de seu desejo de vê-los para compartilhar com eles de algum dom
espiritual com a finalidade de lhes trazer conforto e consolo (Rm 1.11,12).
1.3
Data e Lugar. “A carta aos Romanos
provavelmente foi escrita em 57 d.C.” (ADEYEMO, 2010, p. 1383). A cidade de Corinto é o local mais provável onde a
carta foi escrita. Quando Lucas nos conta que Paulo passou três meses na Grécia
(At 20.3), o mais provável é que o apóstolo tenha ficado em Corinto (II Co
13.1,10). “A confirmação de que esta cidade foi o local de composição da
epístola acha-se na recomendação que Paulo faz de uma mulher que vivia em
Cencréia, uma cidade vizinha de Corinto (Rm 16.1-2); e o irmão Gaio que manda
saudações em (Rm 16.23) pode ser o mesmo que Paulo batizou em Corinto (I Co
1.14)” (CARSON, et al. 2007, p. 270 – acréscimo nosso).
1.4
Assunto. “O tema central de Romanos é a
revelação da justiça de Deus ao homem e a aplicação desta à sua necessidade espiritual. O seu tema é, assim,
basilar em toda a experiência cristã, pois ninguém pode entrar em contato com
Deus senão depois de estabelecida uma via de acesso adequada” (TENNEY, 1995, p.
318).
1.5
Propósitos. Pode-se elencar pelos menos dois
propósitos do apóstolo Paulo com a epístola aos romanos: (a) apresentar-se para as pessoas que, em sua maioria, somente
tinham ouvido falar dele; (b) expor
aos romanos seu entendimento a respeito do evangelho e prepará-los para sua
futura visita, quando estivesse a caminho da Espanha (Rm 15.22-24). Segundo
Lopes (2010, p. 36) “a epístola aos Romanos não foi escrita prioritariamente
para corrigir algum problema na igreja de Roma, mas para fazer uma apresentação
e uma defesa do evangelho. Romanos é um tratado teológico”.
II – A IMPORTÂNCIA DA EPÍSTOLA AOS ROMANOS
Algumas partes da Bíblia contêm
mais verdades doutrinais que outras, como a Epístola aos Romanos, embora todas
as Escrituras sejam inspiradas por Deus e úteis. Alguns estudiosos discutiram a
reivindicação de que esta epístola seja a parte principal do Novo Testamento: “aprende-se a conhecer o que é o evangelho,
o que é o conteúdo da fé cristã, na Epístola
aos Romanos, melhor do que em qualquer outra parte do Novo Testamento' (BEACON,
2006, p. 21).
2.1
A importância bíblica. A
epístola de Paulo escrita aos Romanos está organizada na nossa Bíblia
encabeçando as demais epístolas
paulinas. Isto se deve não somente ao fato de que ela é a maior em capítulos,
senão também pelo fato de tratar de assuntos extremamente vitais da fé cristã.
Lutero chegou a dizer: “Se tivéssemos de preservar somente o evangelho de João
e a epístola aos Romanos, ainda assim o cristianismo estaria a salvo” (LUTERO
apud ANDRADE, sd, p. 51).
2.2
A importância teológica. De todos
os tratados teológicos paulinos, a epístola aos Romanos destaca-se como o mais abrangente e profundo deles. Em nenhum
outro livro encontramos a Soteriologia (doutrina da salvação) tão bem explicada
como nessa epístola. Segundo Merril (1995, p. 320) “a Epístola aos Romanos tem
sido há muito a espinha dorsal da
teologia cristã. A maior parte
dos termos técnicos desta, como justificação, imputação, adoção e santificação,
é extraída do vocabulário de Romanos, cuja estrutura de argumentação constitui
a coluna vertebral do pensamento cristão”. Acrescente-se ainda que “os cristãos
usam comumente esse tipo de epístola como teologia sistemática de Paulo — uma
declaração clássica e atemporal da fé cristã e, em particular, do evangelho”
(DEVER, 2012, p. 157).
2.3 A importância histórica. A epístola aos Romanos exerceu forte influência sobre a história da
Igreja de Cristo. É digno de nota
que “a conversão de Agostinho aconteceu com a leitura de Romanos. O ponto de
partida para a reforma de Martinho Lutero foi Romanos 1.17: “O
justo viverá por fé”. John Wesley, fundador do metodismo, converteu-se
ao ouvir alguém ler o comentário de Lutero sobre Romanos. Essa epístola é um
relato que todos os cristãos devem entender” (WIERSBE, 2004, p. 392 – acréscimo
nosso).
III – ROMA E A CHEGADA DO EVANGELHO
3.1
A cidade de Roma. “Roma era a capital do vasto e
poderoso Império Romano, um império que se estendia da Britânia à Arábia. Fundada em 753 a.C., por
Rômulo e Remo, Roma estava estrategicamente localizada no rio Tibre como uma
passagem indispensável para viajar entre o norte e o sul da Itália. Nos dias de
Paulo, Roma era a maior cidade do mundo, com uma população de aproximadamente
um milhão de pessoas. Rica e cosmopolita, a cidade era o centro diplomático e
comercial do mundo” (APLICAÇÃO PESSOAL, 2010, vol. 02, p. 11 – acréscimo
nosso).
3.2
O surgimento da Igreja em Roma. “Os
fundadores da igreja em Roma não são conhecidos. Ela não foi iniciada por Pedro - seu ministério era voltado aos
judeus, e parece que ele passou a permanecer em Roma logo após a chegada de
Paulo por volta de 60 d.C. A igreja que estava ali não foi fundada por Paulo -
ele admitiu não ter estado lá (Rm 1.11-13; 15.23,24). É mais provável que a
igreja tenha sido iniciada por judeus que estavam em Jerusalém para a
celebração da Páscoa, e que se converteram através do poderoso sermão de Pedro
e a descida do Espírito Santo em 30 d.C. (At 2.5-40). Esses novos crentes logo
se juntaram a viajantes como Áquila e Priscila que ouviram as boas novas em
outros lugares e a levaram para Roma” (LOPES, 2010, p. 21 – acréscimo nosso).
3.3
O desejo de Paulo por Roma. O
apóstolo Paulo desejava estar em Roma por pelo menos três motivos: (a) conhecer a igreja de Cristo que estava naquele lugar (Rm 1.9-11); (b) proclamar o evangelho nesta cidade,
pois a pregação do Evangelho em Roma representava para o Cristianismo a
conquista da maior e mais esplêndida cidade do mundo da época, pois era centro
do Império e presidia magistralmente todo o mundo conhecido (Rm 1.13-16); e, (c) usá-la como ponte para o
evangelismo no Ocidente (Rm 15.24,28).
IV – ASSUNTOS BÍBLICO-TEOLÓGICOS EXPOSTOS NA
EPÍSTOLA AOS ROMANOS
A epístola aos Romanos contém um
alto teor bíblico teológico. Abaixo elencaremos os principais assuntos tratados
pelo apóstolo:
ASSUNTO
|
REFERÊNCIA
|
A universalidade do pecado
|
Rm 1.18-32; 2.1-29
|
|
|
A justificação pela fé
|
Rm 3.20-31; Rm 4.1-25
|
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|
A salvação pela graça
|
Rm 5.1-21
|
|
|
A vida no Espírito
|
Rm 6-8
|
|
|
O plano de Deus com a Igreja e com Israel
|
Rm 9-11
|
|
|
Os deveres cristãos
|
Rm 12-13
|
|
|
O relacionamento entre os
irmãos
|
Rm 14-15
|
|
|
CONCLUSÃO
Dentre as muitas contribuições
que Paulo, o apóstolo das missões primitivas, trouxe para a Igreja de Cristo,
foi a composição da teologia neotestamentária. A epístola aos romanos é uma
prova desta realidade. Por meio desta, Paulo tornou conhecido o evangelho a
outras nações e culturas.
REFERÊNCIAS
· ANDRADE,
Anísio Renato de. Introdução do Estudo
do Novo Testamento. PDF.
· APLICAÇÃO
PESSOAL, Comentário do Novo Testamento.
Vol. 02. CPAD.
· CARSON,
D. A. et al. Introdução ao Novo
Testamento. VIDA NOVA.
· HOWARD,
R.E, et al. Comentário Bìblico Beacon.
Vol 08. CPAD.
· LOPES,
Hernandes dias. Comentário Exegético de
Romanos. HAGNOS.
· TENNEY,
Merril C. O Novo Testamento, sua origem
e análise. VIDA NOVA.
· TOKUMBOH,
Adeyemo. Comentário Bíblico Africano.
MUNDO CRISTÃO.
· WIERSBE,
Warren W. Comentário Bíblico Expositivo:
Antigo Testamento. GEOGRÁFICA.
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