Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto,
apresentem os seguintes pontos:
- Tema: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A
Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
O que vemos?
Um Farol aceso
O que isto tem a ver com o tema?
Um Farol em atividade, iluminando, orientando os navegadores
da proximidade de terra. Uma atividade sábia é observá-lo e entender sua
orientação para não haver problemas posteriores. Da mesma forma os sábios
conselhos, contidos em Provérbios e Eclesiastes, nos orientam e alertam para
uma vida vitoriosa.
- Comentarista: Pastor José Gonçalves.
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da
lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Temas das lições do trimestre - apresentem da seguinte
forma:
Falem: Neste trimestre, vamos estudar sobre os livros de
Provérbios e Eclesiastes. Os temas dos conselhos neles contidos a serem
estudados estão expressos nos títulos das lições. Vamos conhecê-los?
Então, peçam para que os alunos abram a lição no índice e
leiam com eles os títulos das lições.
7 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 01.
- Falem: A lição de hoje tem como título “O Valor dos Bons
Conselhos”.
- Iniciem o estudo da lição 01, perguntando:
Vocês já receberam conselhos. Que tipo de conselho eram eles
e quem deu o conselho e vocês aceitaram o conselho?
Observem as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus
conselhos, mas enfatizem a importância dos bons conselhos e como discernir
entre um bom e mau conselho.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando
sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno
que vocês ensinam.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Conselhos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conselhos
Objetivos:
Concluir estudo sobre o valor dos bons conselhos.
Promover integração entre os elementos do grupo.
Material:
01 quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho
fosse bom, não se dava, vendia”.
¼ de uma folha de papel ofício
Material digitado com os conselhos da turma, para cada
aluno.
Procedimento:
- Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:
“Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
- Depois, perguntem:
O que vocês acham desta afirmação?
Em quais circunstâncias alguém menciona esta frase?
Observem as respostas e reflitam sobre a importância dos
bons conselhos.
- Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada
aluno.
- Peçam para que eles escrevam um conselho ou um provérbio para
um dos colegas da classe, que pode ser um provérbio bíblico ou popular.
- Peçam para que eles entreguem os conselhos para os
colegas.
Observem se alguém ficou sem receber conselho, então
entreguem um conselho para esta pessoa. Estes conselhos deverão ser
organizados, por vocês, em casa com antecedência.
- Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.
- Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para
a turma na aula seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe...” (nome
ou número da classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.
- Devolvam os conselhos para os respectivos donos (aqueles
que os alunos receberam dos colegas).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/09/jovens-e-adultos-sabedoria-de-deus-para.html#ixzz2gmWVSPxV