sexta-feira, 25 de outubro de 2013

LIÇÃO 4 - OLHA A PREGUIÇA!

Texto Bíblico:1 Samuel 2.22-36;4.1-11

Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que, devemos fazer da melhor maneira o serviço dEle.  
  Frase do dia
Não serei relaxado no serviço de Deus!

Memória em ação
“Que o Deus de paz lhe dê tudo de bom que vocês precisam para fazer a sua vontade.”(Hb 13.21)

 Explorando a Bíblia
Eli já estava muito velho, mas ele sabia muito bem o que se passava ao seu redor. Sabia por exemplo, que seus filhos eram dados a conquistar as moças que prestavam serviço a entrada do tabernáculo. Tendo ouvido o povo do Senhor falar coisas terríveis a respeito do que vocês fazem, Eli disse a seus filhos.
É uma coisa horrível fazer o povo do Senhor pecar. O pecado comum recebe castigo pesado; e quanto mais pesado será o castigo, por este pecado que vocês cometem contra o Senhor? Porém eles não deram atenção ao que o pai lhes dizia, porque o Senhor tinha planos de matá-los.

Um dia veio a Eli um homem de Deus com este recado da parte do Senhor:
__ Não manifestei Eu o meu poder quando o povo de Israel era escravo no Egito? Não me escolhi a seu pai Levi, dentre todos os irmãos dele, para ser meu sacerdote e sacrificar sobre o altar? E não dei a vocês, os sacerdotes as ofertas queimadas, ofertas essas trazidas pelo povo? Porque, então, vocês são tão gananciosos e querem todas as ofertas que são trazidas a mim? Porque você, Eli, tem honrado mais os seus filhos do que a mim? Pois vocês e eles engordam comendo o melhor das ofertas do meu povo! Portanto Eu o Senhor de Israel, declaro que  embora tenha prometido que sua família da tribo de Levi, sempre a família dos meus sacerdotes, agora vejo que é impossível permitir que continuem a fazer o que fazem. Honrarei somente aqueles que me honram e desprezarei aqueles que me desprezam. Acabarei com a sua família, de modo que ela não me prestará mais serviço como sacerdotes. Cada membro da sua família morrerá antes do tempo, nenhum de sua casa vai ficar velho. Os que sobreviverem, viveram em tristeza e angústia; e seus filhos morrerão na guerra. E para provar que aquilo que Eu disse vai acontecer farei com que seus dois filhos, Hofni e Finéias, morreram no mesmo dia.       

Naquele tempo Israel estava em guerra com os filisteus. O exército israelita estava acampado perto de Ebenézer; os filisteus acamparam em Afeque, e, avançando em formação de batalha, derrotaram a Israel, matando quatro mil soldados israelitas.

Terminada a batalha, o exército de Israel voltou ao seu acampamento, e os seus dirigentes discutiam sobre quais os motivos por que o Senhor permitiu que fossem derrotados.
Vamos trazer para cá a Arca que está em Siló, disseram. Se ela estiver conosco no campo de batalha, o Senhor estará em nosso meio e, por certo, Ele nos salvará dos nossos inimigos.
E, assim mandaram buscar a Arca do Senhor. Hofni e Finéias acompanharam a Arca ao campo de batalha.
Quando os israelitas viram a Arca chegando, soltaram gritos de alegria tão altos, que quase fizeram tremer o chão.
Que está acontecendo por lá? Perguntaram os filisteus. Que é que significa toda essa gritaria no acampamento dos hebreus?

Quando disseram que era por causa da Arca, eles ficaram apavorados. Deus veio até o acampamento deles! Clamaram os filisteus: Ai de nós, pois nunca tivemos de enfrentar uma coisa assim antes! Quem pode salvar-nos desses deuses poderosos de Israel?
Lutem como nunca lutaram antes, ó filisteus, ou então tornaremos escravos deles, assim como eles se tornaram nossos escravos.
Assim os filisteus lutaram como nunca, e Israel sofreu nova derrota.
Trinta mil homens de Israel morreram naquele dia, e os restantes fugiram para suas tendas. A arca de Deus foi tomada e Hofni e Finéias foram mortos, assim se cumpriu o que Deus havia dito. Deus não se agrada de pessoas preguiçosas por isso devemos estar sempre atentos em fazer a vontade do Senhor sem nenhuma preguiça.                 
 Oficina criativa
Amplie o desenho Prim5 fig 1 na Galeria de Imagens para os pequenos colorir



Fonte: www.blogtiale.blogspot.com

Fontes Consultadas:
Bíblia na Linguagem De Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia Viva

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário