sexta-feira, 11 de outubro de 2013

LIÇÃO 02 - PERIGOS DA MIDIA ELETRÔNICA

COMENTARISTA: Jamiel de Oliveira Lopes

TEXTO BÍBLICO  (Sl 101.2,3; Tt 1.9-16; 1Co 2.9-16)

ENFOQUE BÍBLICO
“Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” (1Co 2.15)

OBJETIVOS

Compreender qual o verdadeiro papel da mídia.
Reconhecer os perigos que estão por trás da mídia eletrônica
Saber como utilizar sabiamente os meios de comunicação.

INTRODUÇÃO

Sabes usar os meios de comunicação à sua disposição? Sabes o que é mídia eletrônica? Conheces seus perigos? Que tempo você tem tido para a leitura da Bíblia, da revista da EBD, e as tarefas da escola? Que desempenho tens tido na sala de aula? Dependendo de suas respostas, você pode estar sendo vitima dos perigos da mídia eletrônica.

O VERDADEIRO PAPEL DA MÍDIA

Todo crente tem por dever partir de um principio bíblico, examinar tudo e ficar com o que é bom (1Ts 5.21,22). Não resolve dizer que a tv, tem uma programação corrompida e imoral e que outros meios sejam prejudicial ao ser humano. A mídia tem um papel importante, que é manter a população informada. Mas a população não deve fazer apenas o papel de receptadora passiva, de tudo o que é vinculado pelo meio.

É necessário que haja em cada pessoa o exercício de uma atitude critica filtrar as informações recebidas, questionar, fazer contraponto, buscar na opinião publica, uma opinião própria. Uma opinião particular com a qual se identifique e na qual acredite, não é o que tem acontecido, pois as pessoas aceitam o que é proposto pela mídia. As informações por vezes chegam distorcidas, incompletas e como o publico não é critico recebem a noticia como fiel (WWW.imesco.gov.br)

A mídia tem um papel importante na formação do cidadão, o titulo da matéria é extremamente importante, tanto no âmbito empresarial nos anúncios dos produtos, quanto nas noticias de interesses gerais. No Brasil, por exemplo, só se lê o titulo, por ai se emitem juízos sem antes ver o conteúdo e a fonte geradora da informação. Já é preocupação da sociedade mundial o envolvimento da mídia cidadã. O progresso e o avanço tecnológico têm o ano 2005, como o ano do arranque revolucionário da comunicação de massa. Programas avançados são criados para qualquer tipo de uso. Computadores cada vez mais rápidos e poderosos, TVs cada vez mais modernas e com capacidade de trazer para a sala do cidadão as informações precisas de uma visão plural de mundo.

Os aparelhos de telefones acompanham a modernidade com suas varias funções câmaras, filmadoras, rádios, TVs, calculadoras etc., além do telefone. Os jornais estão cada vez mais dinâmicos, o radio acessível a todos e em diversos objetos de usos domésticos e pessoais e em qualquer lugar do planeta. Não há como dar conta de tantas informações que nos chagam, durante o dia é possível encontrar diversas novidades em nossa porta. O material tecnológico de ontem já está defasado, isto falando em nível de Brasil, que é ainda um país de terceiro mundo. Fique com o conselho bíblico (1Ts 5.21)

OS PERIGOS QUE ESTÃO POR TRÁS DA MÍDIA ELETRÔNICA

Mídia eletrônica se refere ao conjunto de meios de recursos eletrônicos ou eletromecânicos. Neles o usuário final tem acesso aos conteúdos de vídeos gravados ou transmitidos em tempo real. A televisão, o rádio, o telefone, o computador pessoal, vídeo-game, podem ser incluídos na categoria mídia eletrônica.

Destacaremos aqui alguns pontos que julgamos importantes para alertar os adolescentes e jovens, concernente ao perigo que rondam esses meios. Iniciaremos pelos jogos de videogame, uma modalidade que tem cada vez mais ganhado corpo entre os jovens. Estudos revelam que os videogames viciam, alem disso os jogos violentos, estariam ligados ao comportamento agressivos de alguns jovens. O psicólogo Craing Anderson analisou 130 mil pessoas dos EUA, Europa e Japão, concluiu que a violência em alguns jovens provém dos videogames.

 Na Venezuela criou-se uma lei que pode sentenciar à prisão de 3 a 5 anos os responsáveis pela importação, fabricação, venda, aluguel ou distribuições de jogos e brinquedos violentos. A Suíça também pretende coibir a distribuição e venda de qualquer jogo não recomendado. O pensamento é que estes jogos violentos fossem de vez banido do mercado suíço.

Cientista de uma Universidade Americana do Estado de Ohio tentaram provar que os videogames podem atrapalhar processos de leitura e escrita e assim minar o aprendizado das crianças. O resultado foi que as crianças em sua maioria não conseguiram dividir o tempo entre o videogame e os estudos. Foram pesquisados 2000 adolescentes maiores de 14 anos, 8% apresentaram sintomas de vicio, outros estavam dormindo menos que o necessário detectou também baixo desempenho nos trabalhos e estudos.

Em toda a parte do mundo psicólogos e pesquisadores tem encontrado problemas em usuários da Internet, uma das coisas mais cruel do videogame é o isolamento social (WWW.gamereporter.uol.com.br/2010/03/24)

A televisão, também faz mal a saúde e vicia, seja qual for a programação pode prejudicar certas funções orgânicas, como as faculdades cognitivas ou até as articulações e a postura. Alem desses prejuízos trazem incentivos ao tabagismo, ao alcoolismo, ao sexo desenfreado, luxuria e etc. O telespectador contumaz sente a necessidade de ficar grudado na TV, para manter a sensação de relaxamento que o habito produz. (Ana Paula de Oliveira – Folha de São Paulo)
A Internet, talvez seja o mais perigosa de todas as redes, devido ao uso  secreto, quando particular. E ai pode se acessar a pornografia a qualquer momento, a pedofilia é reinante nos sites de relacionamentos, embora os combates tenham se intensificado, ainda é grande o numero de pedófilos que usam o meio. O uso do webcam de forma ilícita tem crescido muito entre os casais de namorados, os bate-papos eróticos e vários outros sites perigosos que viciam o usuário.

Como deve o crente agir num meio tão importante como a comunicação, que pode também ser usada para o mal? Como estamos usando a internet, a TV, o rádio, o celular etc., o Salmo 101, principalmente o vers. 3, e o vers. 5, têm uma mensagem para aqueles que usam o celular, sites de relacionamentos para difamar seus irmãos. Antes de tudo filtre (Fp 4.1-9).

USANDO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM SABEDORIA

Assistir, ler, ver qualquer tipo de coisas oferecidas pelos meios de comunicações, pode estar exposto ao pecado. Antes de tomar qualquer decisão submeta sua vida a (Fp 4.8). É importante o que estamos vendo, lendo ou ouvindo? Não é preciso se isolar ser um ignorante, mas é preciso escolher, filtrar o que se vê ou ouve (Dt 30.19).

O crente que não tem controle sobre a televisão, o computador e que acessa coisas imorais, vê ou lê qualquer coisa, está sujeito ao fracasso. Pessoas que ignora bons jornais, um bom jornalismo, programas culturais e se dá a materiais indevidos deve estar alerta (Ec 7.16,17). O que você acha de assistir um filme que tem um enorme numero de pessoas assassinadas? Dizem que em dez dos filmes de Arnold Schwarzenegger, 334 pessoas são assassinadas (O guia dos curiosos – Cia das Letras - Marcelo Duarte)

 Filmes  e filmes que influenciaram multidões de jovens a violência. Há também livros e programações que incentivam a rebeldia e a sensualidade. Alguns filmes influenciaram jovens a crimes absurdos. Na Inglaterra, meninos de dez anos seqüestraram e mataram um bebê baseado no filme: “Brinquedo assassino 3”. Nos EUA, várias mortes foram atribuídas a jovens que assistiram o filme “Assassinos por Natureza”, há tantos outros acontecimentos funestos atribuídos a Filmes e novelas.

Mas a mídia não só têm coisas que prejudica ela pode contribuir para disseminar, educação e levar pessoas a praticar a cidadania. Pode propagar os direitos dos idosos, das crianças e dos adolescentes, assim como a integração dos deficientes na sociedade. A mídia tem o poder de provocar a importância da leitura, prevenção dos ataques aos menos favorecidos. Os veículos de comunicação possibilitam acesso às informações, de jornalismo, de atividades culturais, divulgação de literaturas, informarem como ter acesso aos livros.

No caso do cristão ele pode usar os meios de comunicação a sua disposição, para evangelizar, para orar pelas pessoas. Quantos aflitos que necessitam ouvir uma mensagem de Deus? Não podemos precisar, porém, há milhões por esse mundo que poderiam ser alcançados por nós através da mídia. Gastamos horas no MSN, no Orkut, e outros sites, escrevendo sobre o clube que perdeu ou ganhou, enviando piadas, falando deste ou daquele candidato, mas esquecemos de mandar um versículo bíblico, para alentar a alma de alguém. (Ec 11)

CONCLUSÃO

1Tessanolissenses “21b ... Retende o que é bom; Abstende-vos de toda espécie de mal. E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”

OBRAS CONSULTADAS

(ZIBORDI, Ciro Sanches – Perguntas Intrigantes que os Jovens Costumam Fazer Pg 42-44)
GONZALES, Lucilene dos Santos – O Papel da Mídia na Educação da Sociedade, FAAC – UNESP/Bauru, SP.

Fonte: http://www.ebdnet.com.br/juvenis.htm#licao2  

0 comentários:

Postar um comentário