quinta-feira, 31 de outubro de 2013

LIÇÃO 5 – NÃO SEJA ARROGANTE, SEJA TEMENTE

Texto bíblico: 2 Cr 26.4.8 16-18
E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias, seu pai.
E os amonitas deram presentes a Uzias, e o seu renome foi espalhado até à entrada do Egito, porque se fortificou altamente.
Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.
E resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isso para honra tua da parte do Senhor Deus.
O texto acima retrata de uma forma breve a historia de Uzias, um rei de Israel que bem novo iniciou seu reinado, precisamente na sua adolescência.
A sua dedicação e vontade de seguir ao Senhor o fez um rei muito prospero em todos os sentidos, pois o Senhor o fez prosperar, lhe dando condições de dirigir o povo bem como
Trabalhar pela nação.
Uzias foi abençoado também na sua vida pessoal, Deus lhe concedeu inteligência e sabedoria, para que além de rei desenvolvesse outras habilidades.
Por fim Uzias se deixar levar pelo engano de seu coração, pois se exalta e se torna orgulhoso a ponto de interferir na soberania de Deus, ou seja, Uzias fez o que na Lei do Senhor era proibido;
oferecer sacrifícios sem ser um sacerdote. O resultado foi a sua destruição como rei.


Introdução
Neste trimestre continuamos a estudar as escolhas que agradam a Deus, isto se dá pelo fato de que ao sermos salvos por Deus, temos ainda uma vida pela frente até a volta de Cristo.
Esta vida deve ser de um constante aperfeiçoamento espiritual.
Mas para crescermos temos por algumas vezes de fazer escolhas, e´ justamente estas escolhas que estamos estudando, sabemos que embora salvos não perdemos a natureza pecaminosa, ela deve ser combatida ao todo estante, para fazermos isto muitas vezes temos de negar a nós mesmos e fazermos as escolhas que agradam a Deus.
Nossa lição de hoje aborda a questão do orgulho, e nos indica a escolha da humildade, se assim o fizermos certamente não seremos arrogantes, mas sim tementes a Deus.
Para ilustrar a lição temos um exemplo bíblico que iniciou sua vida de rei bem novo ainda na adolescência, isto nos deixa o exemplo de que, ser adolescente não elimina o perigo do orgulho tomar o nosso coração.

I- Um rei adolescente, pode?
A Bíblia é um livro cheios de exemplos de vida, tanto de exemplos a serem seguidos, como os que não devem ser seguidos, e estes exemplos não se aplicam apenas a personagens de idade avançada. A vida do rei Uzias é um exemplo disto, ele iniciou a vida como rei ainda na adolescência.
Muitos outros exemplos a Bíblia nos dá, Daniel e seus amigos também foram jovens que tiveram que tomar decisões importantes, servir ou não a Deus, lembremos a sua situação difícil; eles haviam sido levados como escravos para a Babilônia, mesmo longe e de casa, da sua nação eles decidiram não ser contaminar, por fim Deus os abençoou muitíssimo.

O mesmo se dá como o jovem José, perseguidos por seus irmãos mais velhos, ele continuou servindo a Deus, mesmo vendido como escravo no Egito não desistiu da sua fé, ao contrario continuou sendo fiel, ate mesmo na prisão. Por fim o Senhor reverteu a sua situação, após
Algum anos ele veio a ser tornar o governador do Egito.
O mesmo se deu com Uzias, ainda adolescente ele decidiu servir a Deus, conforme seu pai havia feito, como resultado Deus o abençoou muito, mas infelizmente a historia de Uzias não termina bem, pois ele invés de manter a sua posição diante de Deus, permitiu que um sentimento ruim domina-se seu coração, o orgulho.

II- Os feitos do jovem rei
Todos os f eitos de Uzias não se deu pelo fato dele ser jovem, e bem disposto a trabalhar, mas seu sucesso foi exatamente pelo fato de ter se dedicado a buscar a Deus, observe a narrativa bíblica no livro de 2 cronicas:
E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias, seu pai.
Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, sábio nas visões de Deus; e, nos dias em que buscou o Senhor, Deus o fez prosperar. (2Cr 26.4,5)
O texto é claro ao afirmar que Deus o fez prosperar nos dias em que se deu a buscar a Deus, portanto todos os seus feitos foram realizados não por sua própria capacidade, mas porque o Senhor o abençoou;
A narrativa bíblica nos mostra o quanto Deus o engrandeceu:
- guerreou contra os seus inimigos e os venceu
- edificou cidades
- recebeu presentes de antigos adversários
- seu renome foi espalhado entre nações
- edificou torres em Jerusalém, e as fortificou.
- edificou torres no deserto e cavou muitos poços
- porque tinha muito gado, lavradores e vinhateiros, campos férteis.
- tinha um grande exército de homens destros nas armas
- preparou-lhes para todo o exército, escudos, e lanças, e capacetes, e couraças, e arcos, e até fundas para atirar pedras.
- Também fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras;
Enquanto Uzias buscava a Deus Ele o abençoou muitíssimo até que voou a sua fama até muito longe, todos os povos ouviam falar da sua sabedoria, da grandeza do seu reino, e da sua excelente trajetória, pois um jovem que bem cedo teve essa grande incumbência, ou seja, substituir seu pai no reinado.
Por fim havia alcançado o sucesso e prosperidade.

III- O orgulho real
O texto declara que Deus o ajudou até que se tornou forte (2Cr 26.15c)
Se levarmos em conta que ele começou a reinar ainda jovem e inexperiente, podemos crer que Deus o auxiliou como um filho nos primeiros passos da vida, com o passar do tempo se desenvolveu ao ponto de andar sozinho. Uzias passou por este processo, a sua vida teria sido outra se neste momento tivesse feito a escolha certa.
Ele deveria ter escolhido a humildade, ter reconhecido que cheguei ate ali unicamente por que Deus o ajudou, e deveria ser grato a Ele, não fazendo algo extraordinário, mas apenas sendo humilde e reconhecedor da bondade de Deus.
Mas ao contrario disto ele se deixou levar pelo engano do orgulho, pois o seu coração se exaltou-se.
Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso. (2Cr 26.16)
O resultado foi a corrupção do seu caráter, orgulhoso Uzias agiu com arrogância, pois se julgou tão importante e grande que poderia desfazer das leis do Senhor. Uzias entrou no templo do Senhor e tomou um incensario para oferecer incenso a Deus, mas isto era algo que tinha de ser feito somente pelos sacerdotes, porem Uzias achando acima de toda lei desagradou a Deus muitíssimo.
No mesmo momento que ele realizou este fato Deus os castigou fazendo aparecer em sua testa à lepra, lepra era uma doença terrível a qual simbolizava o pecado, deste modo Deus estava mostrando a todos e a Uzias também, que ele havia pecado contra Deus.
Naqueles dias um leproso era obrigado a viver separado da comunidade, pois alem de ser uma doença contagiosa o leproso era visto como uma pessoa imunda.
Na Lei que Deus deu a Israel, uma pessoa leprosa era considerada imunda (Levítico 13:2-3).
Quando era descoberta a imundícia da lepra, não se media esforço para se livrarem dela. Pessoas leprosas foram publicamente identificadas e afastadas da congregação para não contaminar outros. Assim ocorreu com Uzias, foi separado do seu reinado, da sociedade.

IV- A conseqüência do orgulho
As conseqüências do orgulho na vida de Uzias foram muitos trágicas, podemos afirmar que ele perdeu tudo quanto tinha, apenas lhe restou uma doença terrível ao qual consumiu a sua vida,
Seu reinado prospero foi passado a outro, seus amigos, servos e servas,e tudo quanto tinha não estava mais sob seu controle.
O mais difícil de tudo estava também no fato de não poder mais estar na presença de Deus, na bíblia a exemplos de pessoas que pecaram contra Deus e foram acometidas de lepra, mas houve arrependimento e consequentemente a restauração, mas quanto a Uzias a bíblia não menciona este fato, tal pode ser ao fato de que ele se deixou seu coração dominar pelo orgulho ao ponto de se corromper totalmente, de modo que não pode mais se arrepender. Um triste fim para um jovem que tinha tudo para ser bem sucedido.

O orgulho
Segundo o dicionário orgulho é: Sentimento de dignidade pessoal; brio, altivez. Conceito elevado ou exagerado de si próprio; amor-próprio demasiado; soberba.
O orgulho sufoca, cega, destrói, mata, derruba, é um pecado mencionado com bastantefreqüência na Bíblia e todas as suas menções indicam que Deus o reprova. Deus realmente abomina o sentimento de orgulho!
Todo ser humano que cai nesta perigosa cilada enfrenta a Deus todo poderoso sem a menor consideração e temor. Isto porque o orgulho cega o entendimento. Ele faz seus escravos pensarem que podem tomar o lugar de Deus ou que podem ser pessoas superiores às outras. Mas isto é engano, um caminho que leva tudo à destruição.
O primeiro pecado mencionado na Bíblia é o orgulho. O diabo queria ser como Deus, queria destroná-lo ele se orgulhou da sua beleza, Assim nasceu a primeira contenda no céu. Um terço dos anjos foram seduzidos. Acreditaram nas promessas do suposto futuro “senhor” de tudo. Se encheram de orgulho influenciados pelo diabo. A propósito, aqueles que pensam que o sentimento de orgulho não traz contenda e desordem, estão completamente errados. O orgulho causa confusão, contenda, mágoa, brigas, discussões, divisões, etc. Além disso, o cristão quando é orgulhoso envergonha o nome de Cristo, pois isto contraria tudo o que o Mestre ensinou e viveu.

Conclusão
Jesus, além de ser o nosso Salvador, foi o maior Mestre que pisou na face da terra. Suas maiores lições sempre tinham a ver com humildade. Ele sabia que a falta de humildade causava destruição, ruínas, separação, tristeza, e o pior de tudo, entristecia a Deus. Foram de Jesus as palavras:
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Mateus 5.5)
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. (Mateus 5.11)
Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. (Mt 5.18)
Que nós possamos ter um coração desejoso de buscar a Deus, e se Ele por sua bondade nos abençoar, que possamos sempre ter em mente que sem Ele não podemos fazer nada de nós mesmos, mas tudo é por Ele.
Que o exemplo de Uzias nos sirva de lição para jamais permitirmos nosso coração se envaidecer escolhendo o caminho do orgulho, mas que a humildade e o temor a Deus, seja a nossa escolha.
Que Deus os abençoe.

Colaboração para o Portal Escola Dominical- Profº Jair César S. Oliveira

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário