Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição
- Falem: A lição de hoje tem como título “Advertências
contra o adultério”.
- Introduzam o estudo da lição com a dinâmica “A Cisterna”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando
sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno
que vocês ensinam.
Nas classes dos não casados, vocês devem relacionar o tema
com a fidelidade que deve existir entre os namorados e/ou noivos.
O relacionamento é bom quando é a três.
Observem a reação dos alunos e depois completem a frase: o
homem, a mulher e Deus.
O relacionamento é bom quando é a três: o homem, a mulher e
Deus.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Cisterna
Objetivo:
Refletir sobre os cuidados que o casal deve ter para que não
haja brechas para cometer adultério.
Material:
Copo descartável para cada aluno
Água potável(limpa para beber)
Água “suja”(colocar algo para sujar a água)
01 copo descartável com rachaduras
01 saco de lixo
Procedimento:
- Entreguem um copo descartável, para cada aluno, com água
limpa para beber.
- Depois, leiam:
“Bebe água da tua cisterna e das correntes do teu poço” Pv
5.15
- Falem: Faz de conta que este copo representa uma cisterna.
Para tomar da água desta cisterna, devemos observar se água está limpa.
Peçam para que eles observem a qualidade da água, a cor, o
cheiro...
- Agora, peçam para que tomem da água.
- Reflitam sobre: Como podemos conservar a qualidade da
água.
A fonte da água deve ser boa: temos em Jesus a fonte de água
viva, não podemos rejeitá-lo.
- Agora, coloquem água suja dentro de um copo descartável.
- Falem: Observem esta água. Ela está suja. O que fazer para
que isto não aconteça?
Manter a cisterna fechada para que não entre impurezas: o
cristão deve observar a introdução de coisas
erradas na sua vida, que maculem
sua vida conjugal e comunhão com Deus.
- Apresentem um copo descartável com vazamento e coloquem
água(não falem para os alunos que o copo tem rachaduras).
- Perguntem: Mas o que está acontecendo?
- Agora, leiam:
“O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim,
a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas
que não retêm água”. Jr 2.13
- Falem:
Se não há água limpa e cuidados com a cisterna, com certeza
há a tendência de procurar em outra fonte. Dessa forma, isto pode representar
no casamento o desejo de procurar outras fontes. Daí, a necessidade dos
cônjuges cuidarem da cisterna e da água, para que não haja brechas para o
adultério.
- Recolham os copos descartáveis e coloquem no saco de lixo.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de
forma participativa.
Por Sulamita Macedo.