quinta-feira, 31 de outubro de 2013

LIÇÃO 5 – ELISEU, O PROFETA QUE DEFENDEU SEU PAÍS

Texto Bíblico:2 Reis 6.8-23
 
Ao Mestre
Prezado (a), Eliseu teve um ministério extremamente eficaz em toda a nação de Israel como em outras nações. Hoje veremos acontecimentos que envolvem o rei da Síria.

Deus sempre procura servos fiéis que se posicionem afim de que, o Nome DELE seja glorificado.
Abaixo um mapa que poderá auxiliá-lo (a), na aula desta semana.

Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!

Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a confiar que Deus sempre está a nos proteger. Não importa dificuldade que venha a nos afligir, sempre ELE está conosco e nos salvará.


 Exercitando a memória
“Deus mandará que os anjos Dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for.” (Sl 91.11 – NTLH).
Deus sempre está a nos proteger. Lemos nas Escrituras que uma das funções dos anjos é proteger os servos de Deus. Os anjos são mensageiros de Deus, logo também nos transmitem suas ordens. Eles não ficam visíveis, a não ser em ocasiões que seja necessário, eles sempre cumprem fielmente as ordens de Deus.


Crescendo no conhecimento
Crianças, hoje continuaremos aprendendo sobre o profeta Eliseu, lembram-se dos milagres que Deus realizou através dele: Isso mesmo, água foi purificada, veneno foi tirado de um cozido, pães foram multiplicado e muitos comeram. Que coisas maravilhosas aconteceram, não é mesmo?

Nos dias do profeta Eliseu, houve guerra intermitente entre Israel e a Síria. O rei da Síria se chamava Ben-Hadade e planejou várias emboscadas para apanhar o rei de Israel. Mas o profeta Eliseu mandou um recado ao rei de Israel, avisando-lhe que não fosse para perto daquele lugar, pois os sírios estavam ali esperando escondidos para atacá-lo.

Então o rei de Israel avisou os homens que moravam naquele lugar, e eles ficaram alerta. Isso aconteceu várias vezes. O rei da Síria ficou muito aborrecido; então chamou os seus oficiais e lhes perguntou:
— Qual de vocês está do lado do rei de Israel?
Um deles respondeu:
— Nenhum de nós, ó rei. O profeta Eliseu é quem conta ao rei de Israel tudo o que o senhor fala até mesmo dentro do seu próprio quarto.

Então o rei ordenou:
— Descubram onde ele está, que eu o prenderei.

Contaram-lhe que Eliseu estava em Dotã, e ele mandou para lá uma grande tropa de soldados com cavalos e carros de guerra. Os soldados sírios chegaram de noite à cidade e em silêncio cercaram toda a cidade.

No dia seguinte cedinho, o empregado de Eliseu levantou-se e saiu de casa para apanhar água. Então ele viu as tropas sírias com os seus cavalos e carros de guerra, cercando a cidade. Geazi tomou um susto!!!
Voltou correndo e entrou em casa gritando para Eliseu:
— Senhor, nós estamos perdidos! O que vamos fazer?

Mas, Eliseu já sabia o que estava acontecendo e disse:
— Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles.

Então Eliseu orou assim:
— Ó SENHOR Deus, abre os olhos do meu empregado e deixa que ele veja!

Geazi não entendeu nada e pensou: “como que eu veja? Eu não sou cego!”
Deus respondeu à oração de Eliseu e fez com que Geazi visse algo que ele nunca imaginou ver, ele viu que ao redor dele e de Eliseu o morro estava coberto de cavalos e carros de fogo, eram anjos que vieram para protegê-los.

Quando os sírios viram Eliseu atacaram, mas Eliseu não estava com medo e orou assim:
— Ó SENHOR Deus, faze com que esses homens fiquem cegos!
Deus respondeu à oração de Eliseu e fez com que os soldados sírios ficassem cegos.

Então Eliseu foi falar com eles e disse:
— Vocês estão no caminho errado; esta cidade não é a que estão procurando. Venham comigo, que eu vou levar vocês até o homem que estão procurando.
E os guiou até a cidade de Samaria, onde todos os soldados israelitas estavam.

Logo que chegaram lá, Eliseu orou assim:
— Ó SENHOR Deus, abre os olhos deles e deixa que eles vejam.
Então Deus fez com que os sírios enxergassem de novo, e eles viram que estavam dentro da cidade de Samaria, cercados pelos soldados israelitas, que imediatamente os prenderam.

Então o rei de Israel, perguntou a Eliseu:
— Devo matá-los, senhor? Devo matá-los?

Mas Eliseu respondeu veemente:
—Não! De jeito nenhum! Por acaso, o senhor mata os soldados que são feitos prisioneiros na guerra? Dê de comer e de beber a estes aqui e deixe que voltem para o rei deles.

Então o rei de Israel mandou fazer uma grande festa para aqueles sírios. E, depois que comeram e beberam, ele os mandou de volta para o rei da Síria são e salvos. E todos aqueles soldados e muitas pessoas na Síria creram no Deus de Israel, um Deus poderoso que realiza milagres e ainda cuida do seu povo. Daí em diante os sírios pararam de atacar a terra de Israel.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que vários eventos descritos nas Escrituras, demonstram que  claramente que os milagres de Eliseu foram realizados com o intuito de produzir fé em Deus tanto em Israel como em outras nações.  Não somente a cura do general Naamã, como a captura e livramento do exercito que veio para aprisioná-lo, testemunharam do poder de Deus.

E todos que fazemos parte da Igreja de Cristo, também devemos estar neste mesmo propósito, servir a Deus com integridade e justiça, para que ELE se torne conhecido através de nossas vidas.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         www.iprb.org.br
 
 
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário