sexta-feira, 4 de outubro de 2013

LIÇÃO 01 - INFLUENCIAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

TEXTO BÍBLICO:  Dn 12.4; 1Tm 4.1-3

ENFOQUE BIBLICO
“O avisado vê o mal e esconde-se, mas os simples passam e sofrem a pena.” (Pv 22.3)
OBJETIVOS
Entender como os meios de comunicação evoluíram nesses últimos anos.
Reconhecer o perigo de se influenciar pelo mau uso dos meios de comunicação.
Compreender que os riscos dos meios de comunicação não estão em si mesmo, mas, no uso que se faz deles.

INTRODUÇÃO
“Atualmente, os meios de comunicação de massa, como jornal, o radio e a televisão, invadiram praticamente todos os lares e exercem uma grande influencia no modo de viver e pensar de adultos e crianças.” (Douglas Tufano – WWW.protrasdasletras.com.br)

Diante desta verdade, você está preparado para este desafio? Sabe usar esses tão poderosos meios, com responsabilidades?


A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
“Comunicação é o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um individuo a outro, com o fim de informar, persuadir ou divertir” (BASE). A comunicação pode ser feita através da fala, da escrita, por meios de desenhos, gestos, enfim por meios significativos. Nos tempos modernos são vários meios de comunicação: o livro, o jornal, a revista, o radio, a televisão, o telefone, a internet etc.

Em 1876, instalou-se no Palácio São Cristovão, RJ, o primeiro aparelho telefônico do Brasil, por determinação do Imperador D. Pedro II. Antes de vermos que evolução houve  no Brasil desde então, vamos dar uma olhadinha na historia da comunicação e como se deu tamanha evolução. A comunicação através da fala  e gestos, entre os humanos, certamente surge assim que Deus cria o homem. Quanto à escrita ela surge mais tarde e ai tem rastros históricos.

3500 a.C. , Os egípcios criam os hieróglifos (sinais sagrados escritos e entendidos apenas pelos sacerdotes)
4000 a.C., Há sinais de já havia serviços de correios na China.

O grande avanço para comunicação mais rápida e de grande alcance se dá na Europa, a prensa inventada por Gutenberg, permitiu a reprodução fiel de uma mesma mensagem. A partir daí as noticias ganham dimensão continental, de forma periódica.

 305 d.C. Primeiras prensas de madeira surgem na China
1450 – Jornais aparecem na Europa
1650 – O primeiro jornal diário circula na Alemanha.

É descoberto que o ar é um potencial maior que as folhas de papel para que as noticias atingissem uma multidão de anônimos. A comunicação começa a diminuir distancias possibilitar uma comunicação instantânea, com a inteiração imediata entre emissor e receptor.

1835 – Samuel Morse inventa o telégrafo
1876 – Alexander Graham Bell patenteia o telefone elétrico.
1887 – Emile Berliner inventa o gramofone
1894 – Marconi inventa o rádio
1899 – primeira gravação magnética, porta para o surgimento da fita cassete
1948 – Inventado o LP de vinil de 33 rotações.

A sociedade industrializada trouxe a fotografia, a criação do movimento real no cinema, a invenção da TV, trouxe o mundo para a sala dos cidadãos. Começa através da comunicação uma nova maneira de ver o mundo, a globalização tem seu inicio.

1827 – Joseph Nicéphore Niépce faz a primeira fotografia
1888 – Aparece a primeira câmera fotográfica com filme de rolo.
1895 – Surge o cinema na frança, invenção dos irmãos Lumiére.
1910 – Thomas Edson faz demonstração do primeiro filme sonoro.
1923 – Vladimir Kosma Zworkin inventa a televisão.
1927 – Primeira transmissão de televisão na Inglaterra.
1934 – Inventado o videotape.

O mundo virtual é por demais, interessante, não há fronteiras. Com um aparelho pequeno é possível estar conectado com o universo. A internet trouxe mudanças consideráveis nas relações de trabalho, no aprendizado e na vida social.

1971 – Surge o primeiro disquete de computador.
1976 – Inventado o computador Apple I.
1981 – Primeiro PC da IBM
1994 – Surge a Word Wide Web (WWW)
(WWW.abril.com.br – super interessante, Ed 209)

Bem temos uma idéia dos principais acontecimentos no decorrer da historia da comunicação. Desde a década de 80, o mundo vive na “Era da informação”, ou “Era Digital”. Esse nome surge após a Era Industrial, com a invenção do microprocessador, a rede de computadores, a fibra ótica e o computador pessoal. Em 2008 o Brasil 24% da população já tinha computadores. Dois anos depois já no final de 2010, pesquisas dão conta que em 2011, metade dos brasileiros possuirão computadores, saltaria dos 50 milhões para 100 milhões (FGV). Segundo o IBGE, 67,9 milhões de brasileiros tiveram acesso a internet, em 2008, chegando a um crescimento de 0,4% ao ano,  números que vai variar dependendo da fonte pesquisadora.

 Quanto aos celulares, já chegam a 97% da população a possuir o aparelho, são 189,4, milhões de aparelhos moveis. É claro que é difícil precisar quantos brasileiros possuem celular, pois uma  pessoa pode ter mais que um aparelho. Quanto à televisão ela está em 94% dos lares brasileiros, dos 193 milhões de pessoas, apenas 13,7% tem acesso a canais pago, muito aquém dos EUA, que chega a 95% a TV, paga. De certa forma o mundo está interligado, é a Globalização. A mais nova sensação a imagem que antes era vista em 2D, altura e largura, agora é vista em modelagem tridimensional 3D.


O MAU USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
A Internet está em mais de 150 países, reunindo mais de 300 milhões de computadores, mais de 400 milhões de usuários. Chegou ao publico em geral no Brasil em 1995, e em um ano 1996/1997, cresceu cerca de 1000 por cento. De 170 mil em janeiro de 1996, saltou para 1,3 milhões em dezembro de 1997, em 2000, eram 4,5 milhões, atualmente há um numero  muito grande que vai variar de acordo com a fonte pesquisadora, como já disse (Luiz Monteiro – Mestrando em Design, PUC, RJ)

A internet surgiu da agência norte-americana, (ARPA), objetivando conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa. Naquele momento interligava quatro instituições: Universidade da Califórnia, LA e Santa Barbara; Instituto de pesquisa de Stanford e Universidade de Utah, tendo inicio em 1969. Hoje são milhões espalhados pelo mundo. Mas a grande pergunta é: quem controla a internet? A verdade é que não há nenhum gerenciamento centralizado. As redes são organizações individuais.

Os outros meios de comunicações de certa forma são vigiados, por exemplo, a TV, num sentido mais restrito tem controle em seus horários. O radio da mesma forma, assim também a imprensa escrita, como jornais revistas etc., já a internet, tem sido de certa forma um tormento para muitos. As pessoas não precisam se identificar para suas más intenções. Isto já não acontece na TV, no radio e nos jornais normais e revista.

Mas o mau uso não é somente a desova de material ilícito, as novelas, por exemplo, mostram a qualquer horário, as traições entre os casais, as desobediências de filhos para com seus pais e superiores. Boa parte das desavenças familiares é proveniente das programações da mídia. A mídia influencia nudismo desenfreado, modas que desagradam a Deus, os telejornais julgam como se fossem donos da verdade. Agora mesmo está na mídia uma mãe que foi escrachada pelos noticiários, por ter posto drogas na mamadeira de seu bebe. A mãe ficou vários dias presa e na prisão foi provada a sua inocência cientificamente, porem ela saiu da cadeia, cega de um olho e surda de um de seus ouvidos. Segundo ela as presas foram quem a espancou.

Os meios de comunicação têm por dever informar e não levar a população a ter uma visão distorcida, o que leva a julgamentos precipitados. Isto também é usar a mídia para o mal, uma vez que a população seja influenciada, para uma coisa distorcida, onde o apresentador sempre prevê um futuro negativo. Se um caminhão tem defeito em seu sistema de frenagem, bate em um muro, logo aparece um plantonista – Ah! Já pensou! Se tivesse pedestres passando por ai, quantos teriam morrido? E fazem um barulho em torno de uma noticia suposicionista  durante vários dias, um verdadeiro linchamento moral, influenciando as pessoas a terem aquele motorista como um marginal. É certo que os abusos devem ser coibidos e cobrados, mas que seja de forma seria e responsável, não prejulgando ninguém, antes que o juiz determine se aquela pessoa é culpada ou não.

Devido à facilidade existente, tantos meios fáceis de serem manipulados, muitos jovens são levados a usarem esses meios para o mal. A internet está facilitando a divulgação da pornografia, a lista dos 10 países que mais lucram com a pornografia no ciberespaço.

1-      China 27,40 bilhões
2-      Coréia do Sul 25,73 bilhões
3-      Japão 19,98 bilhões
4-      EUA 13,33 bilhões
5-      Austrália 2 bilhões
6-      Reino Unido 1,97 bilhões
7-      Itália 1,40 bilhões
8-      Canadá 1 bilhão
9-      Filipinas 1 bilhão
10-  Taiwan 1 bilhão
16- Brasil 100 milhões
Obs. As cifras são em dólares (Topten REVIWES – 2006)

Não se tem idéia de quantos jovens morrem ao vivo pela internet, o Japão contabiliza numa população de 100 mil, 24% suicidas. Vários destes pela internet, e o Japão não é o maior, existe outros com maiores números de suicidas. Ainda temos que analisar os pecados que são cometidos, como, por exemplo, namoros virtuais, jovens das igrejas trocam fotos pelo webcam, MSN, emails, só Deus sabe como. Não é que não pode namorar conversar, o problema são as palavras ditas, ouvi de um jovem na igreja que sua namorada ou pretendente aparecia no vídeo, mostrando partes de seu corpo pelo webcam.

Há dezenas de pessoas muitos são jovens que estão escravizados por algo da internet, jogos macabros, pornografia, pedofilia (alguns adolescentes são alvos de pedófilos), fofocas, e etc. Alguns nunca mais sairão destas situações, é triste, mas é verdade, outros precisarão procurar psicólogos, do contrario não conseguirão se livrar. Aos crentes há uma porta de escape, Jesus. Quando damos lugar para que o melhor entre em nossos corações aquilo que é mal sai, se desfaz de nossas vidas.   


VOCÊ SABE USAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE ESTÃO AO SEU ALCANCE?
A presença publica da igreja em um mundo que se globaliza desde o século XIX, é um dos fenômenos analisado pelos sociólogos, como importante. A comunicação tem um papel importantíssimo no crescimento da igreja neste contexto. “A fé é uma dimensão publica intrinsecamente publica como profissão de fé, a proclamação da mensagem, a preocupação com o próximo, com a justiça, com a paz, cuidado com o povo, vai alem dos limites de uma congregação do fieis. O evangelho nos interpela como comunidade no meio de um povo e somos enviados ao mundo assim como Deus enviou a Cristo.

Somos enviados para fazer a diferença no seio de uma vida publica, de diferentes relações, como diferentes formas de organização do poder da vida política. A igreja implica em aberturas de culturas (At 10), e a pluralidade de pessoas que compõe uma cidade. A comunicação é o veiculo para isso, principalmente nas grandes cidades onde a con-vivencia parece ser um de seus grandes problemas. As grandes metrópoles acumulam barreiras, produz desconfiança, medos, tudo o que dificulta uma autentica comunicação. Há nas grandes metrópoles, lugar para a violência, stress, competições, enfim onde se podia ter um amigo em potencial, um suspeito.”  (Dr Rui Josgrilberg – Pastoral Urbana )

Os meios de comunicação sendo usado para o bem se tornam um grande canal para a evangelização. A cidade se insere num contexto de globalização e de transformações globais que determinam seu  futuro. As modernizações constantes estão trancafiando cada vez mais o cidadão e a partir daí ele se torna apenas um ser virtual, suas transações comerciais como: comprar, vender, movimentar contas em instituições financeiras, passa a ser pela internet. A partir de então este cidadão passa a ver o mundo pela TV, internet, celulares, que cada vez estão mais potentes e interessantes. A comunicação nessa nova modalidade passa ser muito mais restrita.

A resposta da igreja em face das novas necessidades não é fácil. A igreja precisa ser repensada em relação às novas maneiras de viver para se comunicar, uma vez que o modo tradicional tende a ser preconceituoso e dogmático. A forma antiga de se comunicar não é mais consistente com o que a própria vida se propõe. Se não encontrarmos uma solução para aquilo que nos desafia, ficaremos sujeito ao conformismo com o presente século e não veremos transformações à luz da Bíblia.    

Vivemos num período já chamado de trans-modernidade, o evangelismo pessoal, principalmente nas grandes cidades, quase que não é mais possível, o culto nas praças, já está parcialmente proibido. Uma das razões é o avanço da ciência que possibilita o cidadão ter no conforto de sua casa bons filmes, jornais, esportes, informações vinda do mundo todo com apenas um clic do mouse. Nós não podemos atribuir estas descobertas a Satanás e deixar que ele tome conta desses meios de comunicação. Visto o poder que possuem os meios de comunicação, a igreja precisa aprender usá-los, como meio de trazer benefícios para o reino de Deus.

Os meios de comunicação oferecem riscos? Sim! Mas os riscos estão nos usuários e não nos aparelhos em si. Portanto a igreja deve primar por bons programas na TV, no radio, ter um bom jornal informativo e evangelístico, sites bem elaborados, com mensagens em vídeos ou escritas com teor evangelístico. Cada crente tem por dever usar seus aparelhos de celulares, computadores, oportunidades de escrever em jornais ou sites, para que gloria de Deus seja manifestada. As mensagens poderão transpor os muros eletrizados, escritórios com seguranças e até nos sertões onde não há quem pregue o evangelho.

CONCLUSÃO
O avanço da comunicação levou a Bíblia ao conhecimento da humanidade, até Gutemberg inventar a imprensa, em meados do século XV, uma Bíblia manuscrita completa era algo muito valioso, eram adquiridas apenas por reis e príncipes. Uma Bíblia custava mais que uma fazenda de muitos alqueires, segundo o pastor Jeferson M. Costa, conta que com 5 marcos comprava uma fazenda de 180 alqueires de terra e 70 cabeças de gado. Uma Bíblia chegava a custar 16 marcos, três vezes mais que uma fazenda. Hoje há até distribuição gratuita de Bíblias e tudo devido ao avanço da comunicação. (Revista Visão Bíblica – Comentário Pr Jefferson M. da Costa)

É claro que o crescimento trouxe consigo grandes problemas, a comunicação trouxe influencias negativas, pois há os que a usam para a proliferação do mal. Não será extirpada, com certeza a pedofilia, os julgamentos sem cautela, as calúnias, a pornografia tão perniciosa, tende a aumentar a cada dia. Porem a igreja não precisa se omitir ou cruzar os braços, os meios de comunicação podem ser usados para o bem.

OBRAS CONSULTADAS
  • Pastoral Urbana – Presença Publica da Igreja em Áreas Urbanas – UMESP


Colaboração para o Portal Escola Dominical –Pr. Jair Rodrigues

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário