Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que
vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou
oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma
necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que
vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos
alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema falar a verdade.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Mentira tem perna curta”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mentira tem perna curta
Objetivo:
Refletir e sensibilizar os alunos para que sejam
praticantes da honestidade.
Material:
01 caixa de presente
01 cartão para cada aluno contendo o versículo de Fp 4.8
digitado
01 bala para cada aluno que será fixado no cartão
Procedimento:
- Escrevam no quadro a frase “Mentira tem perna curta” e
perguntem o que significa ou solicitem que os alunos contem uma situação que
conhecem que pode ilustrar esta frase.
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Vamos conhecer uma situação que ocorreu com
um casal de namorados. Leiam o texto abaixo.
Texto de Reflexão: Mentira tem perna curta
Um casal de namorados estava passeando numa rua comercial. A
moça, olhando a vitrina de uma loja de artigos japoneses, ficou encantada com
um lindo vaso. Seu namorando foi indagar o preço daquele objeto. Tratava-se uma
peça caríssima, totalmente fora de seu orçamento.
Porém, ao correr os olhos pela loja, notou que havia um vaso
igualzinho, mas quebrado. Foi quando teve uma ideia. Após deixar a namorada em
casa, voltou à loja e pediu ao dono que embrulhasse aquele vaso quebrado.
Deu-lhe uma gorjeta qualquer e levou o vaso todo embrulhado. Sua ideia era
tornar a namorada feliz, fazendo-a pensar que ele lhe dera um presente tão caro
e, quando chegasse à casa da moça, iria simular um tombo e dizer que o vaso
havia se partido naquele momento.
E fez tudo conforme planejara. A namorada acreditou até
desembrulhar o vaso, quando então constatou a mentira. O dono da loja havia
embrulhado cada pedaço do vaso separadamente e, dessa forma, a moça descobriu
que o vaso não havia se quebrado naquele momento e que o namorado tentara
enganá-la. Ficou muito decepcionada.
Autor desconhecido.
– Depois, façam a
encenação deste texto. Escolham 03 pessoas para representar o rapaz, a moça e o
dono da loja.
– Em seguida, falem:
Acabamos de ler uma história de um rapaz que desejou agradar, impressionar sua
namorada, com um presente, tentando enganá-la, mas sua desonestidade foi
descoberta, pois mentira tem perna curta e se deu mal.
– Falem: Que tal
reformular esta história?
Então, reescrevam a história, observando o princípio da
honestidade e façam novamente a encenação. Vocês podem colocar nomes nos
personagens.
- Para concluir, apresentem a caixa de presente, abram e
mostrem o presente.
O presente para cada aluno é um versículo. Distribuam para
cada aluno o cartão com o versículo abaixo e uma bala fixada nele.
Depois, peçam para que todos os alunos leiam o versículo:
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que
é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o
que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”
(Filipenses 4:8).
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2013/10/dinamicas-da-licao-02-verdade-sobre.html#ixzz2hQS064HU