sexta-feira, 18 de outubro de 2013

LIÇÃO 03 – ELIAS, O PROFETA DO FOGO

Texto Bíblico:1 Rs 18.1-45


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a crer que Deus é onipotente, ou seja, ELE pode fazer todas as coisas. Sempre que estivermos com problemas, se clamarmos a ELE, certamente nos ajudará

Exercitando a memória
“Salva-nos com teu poder; responde à nossa oração para que o povo que tu amas seja salvo ” (Sl 60.5 – NTLH).


Crescendo no conhecimento
Crianças, vocês se lembram que na semana passada falamos sobre o profeta Elias ter falado que por causa da idolatria do rei Acabe e do povo  não choveria e foi assim durante os três anos e meio?

O Rei Acabe estava ficando desesperado. Perto do seu palácio, a terra estava seca. Então ele chamou seu servo e disse:
__ Obadias, eu e você devemos procurar ao redor das fontes ou ao redor de toda a margem do rio algum lugar que sirva para os animais pastarem. Se não encontrarmos nada, teremos de matá-los.

Obadias tinha começado a procurar quando se encontrou com o profeta Elias.
O servo curvou-se diante dele e disse:
__ É você mesmo?
Elias respondeu:
__  Sim, sou eu mesmo. Quero que você leve uma mensagem ao rei. Diga a ele que estou aqui.

 Obadias respondeu, com receio:
__ Oh, não me peça pra fazer isso! O rei está muito bravo com você. Se eu lhe disser que você está aqui e você for embora, o rei me matará. Eu já arrisquei minha vida escondendo os profetas da rainha Jezebel. Eu os levei a cavernas secretas e os sustentei, levando comida e água. Não me peça para fazer algo ainda mais perigoso.
Mas Elias insistiu:
__ Estarei aqui esperando pelo rei Acabe. Vá e diga a ele que quero vê-lo.

Obadias correu e levou a notícia. Logo, Acabe chegou furioso, procurando pelo profeta que tanto desprezava. Ele gritou:
__ Aí está você! O pior encrenqueiro de Israel!
Elias respondeu:
__ Não sou eu o encrenqueiro. É você. Foi você que desobedeceu a Deus e passou a adorar a Baal. Agora venha ao monte Carmelo com todos os profetas de Baal e você verá quem é o verdadeiro Deus de Israel.

Elias propôs que se fizesse um Torneio no Monte Carmelo, fariam um altar e o deus que respondesse com fogo provaria ser o verdadeiro.

Acabe aceitou o desafio e ordenou que todo o povo de Israel fosse assistir ao torneio entre Elias e os quatrocentos (450) profetas de Baal. Uma multidão foi para ver o que acontceceria.
Elias disse á multidão:
__  Hoje vocês decidirão qual deus irão adorar. Aqui estão 450 profetas de Baal. Eles irão sacrificar um touro. Eu sou o único profeta do Deus de Israel e sacrificarei outro touro. Então, cada parte irá clamar para que o seu deus mande fogo e queime o sacrifício. Aquele cujo deus responder enviando o fogo, será o vencedor, ou seja, o seu deus será o único a ser adorado.

Os profetas de Baal prepararam seu altar para o sacrifício. O sol estava forte quando eles começaram a clamar para que o fogo se acendesse. Quando a tarde começou, suas orações ficaram mais altas e as suas danças mais selvagens. Mas o fogo não veio.

Elias até disse brincando:
__Gritem mais alto. Quem sabe o seu deus não está dormindo, ou ocupado com alguma coisa? Ás vezes está distraído."
Mas nada aconteceu.

Então Elias disse:
__ Agora vejam!
Ele foi e restaurou um altar antigo usando doze pedras, representando as doze tribos de Israel, depois ele cavou em volta do altar e colocou lenha. Depois, ele pediu aos servos que molhassem o altar com bastante água, em cima e ao redor, até pingar! A lenha ficou até encharcada de tanta água! Como o fogo iria se acender com tanta água ali?

Então Elias orou:
__ Óh Senhor Deus, prova agora que só Tu és o Deus de Israel e que eu sou o seu profeta!

Então desceu fogo do céu, queimando o sacrifício, a lenha e as pedras. Até a água que estava ao redor do altar foi tocada pelo fogo e a terra ficou levemente queimada!
E as pessoas vendo isso gritavam:
__O Senhor é Deus!"

Elias ordenou que o povo se livrassem dos falsos profetas e o povo aprendeu a lição. Então Elias orou e nuvens de chuvas começaram a se formar aos olhos de todo o povo. Então Elias disse ao rei Acabe:
__ Corra para o seu palácio antes que a chuva te apanhe.
Logo começou a chover e todo o povo presenciou o poder de Deus e como ELE  honrava seu profeta.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que Deus está sempre atento às orações de seus servos. Elias em meio às dificuldades sempre contou com a ajuda de Deus e ELE não mudou. Deus continua o mesmo, é somente crermos e veremos as grandes maravilhas que ELE faz.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         www.iprb.org.br


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário