sexta-feira, 11 de outubro de 2013

LIÇÃO 02 – ELIAS, O PROFETA DA SECA

Ao Mestre
Prezado (a), hoje conheceremos um pouco do profeta Elias. Um profeta que foi levantado em uma época difícil para Israel, o Reino do Norte, cujo rei Acabe era um déspota e que havia rejeitado a Deus. Elias se mostra corajoso e audaz ao confrontar ao rei Acabe e denunciar suas ações injustas e cruéis.
Vejamos algumas características do profeta Elias:
·         Foi o mais famoso dos profetas de Israel
·         Predisse o inicio e o fim de uma seca
·         Foi usado por deus para ressuscitar uma criança
Elias trabalhava sozinho, ainda que pode parecer que estava só, ele sabia que não, pois nunca estamos sozinhos quando somos obedientes à Palavra de Deus. ELE sempre está conosco, nos guardando e ajudando.
Deus continue abençoando seu ministério.


Texto Bíblico:1 Rs 17.1-15


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a crer que assim como Deus cuidou de Elias alimentando-o, também cuida de cada um de nós.



Exercitando a memória
“E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ELE tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que precisam ” (Fp 4.19 – NTLH).

Podemos confiar que Deus sempre atenderá às nossas necessidades. ELE sempre proverá tudo aquilo que precisarmos na terra, mesmo que seja coragem para enfrentar o mal e obedecer seus mandamentos.


Crescendo no conhecimento
Crianças, hoje irei contar para vocês uma história de um tempo em que um pais inteiro ficou sem água, por três anos e meio. Já pensaram que dificuldades passaram? Tudo por causa da teimosia e desobediência de um rei mau.

Esse rei se chamava Acabe, vários reis ouviam o conselho dos profetas e obedeciam à palavra de Deus, mas o rei Acabe não. Ao invés de ouvir as palavras que Deus mandava o profeta Elias lhe dizer, ainda tinha raiva de Elias, achando que o profeta era seu inimigo. Tem pessoas que são assim crianças, mesmo estando erradas, não admite e ainda fica com raiva das pessoas que tentam aconselhá-las a agir corretamente.

O rei Acabe além de ser teimoso e mau, ainda fez uma coisa pior, casou-se com uma rainha cruel, e que não acreditava em Deus, era egoísta, orgulhosa e mimada, chamada Jezabel, e permitiu que sua esposa e rainha, que era uma mulher estranha para Israel, tanto na nacionalidade quanto na prática religiosa, promovesse idolatria em Israel. Ele mandou edificar um altar ao ídolo Baal, e induziu várias pessoas em Israel à adorar ao ídolo também, pois tem muitas pessoas que são assim, é só ver um jogador de futebol, ou um ator ou atriz fazer algo que já começa a imitar, é nas roupas, corte de cabelos etc. não devemos ser assim, devemos ser nós mesmos e procurar sempre agradar a Deus através de nossas atitudes e vestes.
Então o povo viu a rainha adorando o ídolo e começou a fazer também, esquecendo-se do Deus verdadeiro. Isso provocou a ira de Deus e levou à queda de Acabe, pois ele juntou-se a sua rainha na prática de idolatria. Além de ser idolatra,o reiAcabe também era cheio de vontades, parecia uma criança mimada, quando queria algo tinha de ser do jeito dele e logo. Já pensou crianças que coisa feia!?

Imaginem como ficou o reino de Israel com estes dois reinando, cada um pior que o outro. Por isso Deus enviou o profeta Elias, que tinha coragem e falava com autoridade, conclamando-os a se arrependerem de suas maldades e se converterem a Deus

Foi então que Deus ordenou ao profeta Elias que fosse até o rei Acabe e lhe falasse:
—Em nome do SENHOR, o Deus vivo de Israel, de quem sou servo, digo ao senhor que não vai cair orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu diga para cair orvalho e chuva de novo.

Elias assim falou e saiu, deixando o rei atônito. Então o SENHOR Deus disse a Elias:
 — Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do rio Jordão. Você terá água do riacho para beber; e eu mandei que os corvos levem comida para você ali.

Elias obedeceu à ordem do SENHOR e foi e ficou morando perto do riacho de Querite. E desde que ele falou o que Deus mandou, não choveu mais e nem orvalho caia para umedecer a terra, assim foram secando os rios, e as verduras e legumes não nasciam e os que tinham morriam.
Mas Deus estava cuidando de Elias. Ele bebia água do riacho, e os corvos vinham trazer pão e carne todas as manhãs e todas as tardes. Mas algum tempo depois o riacho secou por falta de chuva.

Então o SENHOR Deus disse a Elias:
—Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali dê comida para você.

Então Elias foi para Sarepta. Quando estava chegando ao portão da cidade, ele encontrou a viúva, que estava catando lenha. Elias disse a ela:
__ Por favor, me dê um pouco de água para eu beber.
Quando ela ia indo buscar a água, ele a chamou e disse:
— E traga pão também, por favor.

Porém ela respondeu:
— Juro pelo seu Deus vivo, o SENHOR, que não tenho mais pão. Só tenho um punhado de farinha de trigo numa tigela e um pouco de azeite num jarro. Estou aqui catando uns dois pedaços de pau para cozinhar alguma coisa para mim e para o meu filho. Vamos comer e depois morreremos de fome.

—Não se preocupe! disse Elias. —Vá preparar a sua comida. Mas primeiro faça um pãozinho com a farinha que você tem e traga-o para mim. Depois prepare o resto para você e para o seu filho. Pois o SENHOR, o Deus de Israel, diz isto: “Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o SENHOR, fizer cair chuva.”

A mulher creu e fez como Elias falou, e cada vez que fazia comia ela o filho e Elias, e a farinha não acabava, se multiplicava, e foi assim durante os três anos e meio em que não choveu.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que não importa as dificuldades e os problemas que enfrentamos, ou que pareça que estamos sozinhos, devemos confiar no cuidado de Deus, ELE sempre nos socorre e para isso usa o que for necessário. Vimos na historia de Elias, que deus usou os corvos para levar comida para ele, e depois uma pobre viúva, porém de bom coração e que também confiava em Deus. Através disso Deus cuidou de seu servo, alimentando e abrigando-o. Tenhamos fé, pois assim como ELE cuidou de Elias, assim cuida de nós. ELE é o mesmo.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         www.iprb.org.br
 
 
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário