sexta-feira, 25 de outubro de 2013

LIÇÃO 4 - OUÇA, APRENDA E OBEDEÇA

Texto bíblico: Nm 10.1-8
Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Faze duas trombetas de prata; de obra batida as farás; e te serão para a convocação da congregação e para a partida dos arraiais.
E, quando as tocarem ambas, então, toda a congregação se congregará a ti à porta da tenda da congregação.
Mas, quando tocar uma só, então, a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.
Quando, retinindo, as tocardes, então, partirão os arraiais que alojados estão da banda do oriente.
Mas, quando a segunda vez, retinindo, as tocardes, então, partirão os arraiais que se alojam da banda do sul; retinindo, as tocarão para as suas partidas.
Porém, ajuntando a congregação, as tocareis, mas sem retinir.
E os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e a vós serão por estatuto perpétuo nas vossas gerações
O texto bíblico acima, faz uma menção indireta na necessidade da obediência. O Povo de Israel havia saído do Egito em grande numero, para que houvesse uma organização no deslocamento do povo pelo deserto era necessário que todos obedecessem ao barulho das trombetas.
Podemos dizer que era uma forma de comunicação, para que tudo desse certo, era necessário ouvir e obedecer o som , pois em cada som havia uma ordenança.
Além disto, esta norma foi estabelecida por Deus, o povo deveria ouvir e obedecer as ordens do Senhor.

Introdução
O assunto que iremos estudar nesta lição é a respeito da obediência.
Já tivemos outras oportunidades na qual o tema era obediência, porem no sentido de obedecer aos pais, nesta estaremos focando a obediência a Deus.
Mas o que é afinal obediência?
A palavra obediência vem do latim obediscere, que significa submeter-se à vontade de outrem e executá-la. É a ação de realizar a ordem dada por um superior.
O dicionário nos dá pelos menos cinco significados para a palavra obediência:
 1  Ato ou efeito de obedecer.
 2. Hábito de, ou disposição para obedecer.
 3. Submissão à vontade de alguém; docilidade.
 4. Sujeição, dependência.
 5. Submissão extrema; vassalagem.
Portanto obedecer significa:
Sujeitar-se à vontade de outro, estar sob a autoridade de; estar sujeito; prestar serviço 
Não resistir; ceder; estar ou ficar sujeito a uma força ou influência: Submeter-se ao mais forte; render-se: Cumprir, executar: Seguir o impulso de alguma coisa: Submeter-se à vontade de outrem; executar as ordens de outrem:

I- Seguindo as ordens
Ouvir, aprender e obedecer a Deus não é uma coisa fácil; porém necessário, basta apenas observar o mundo em que vivemos, todas as situações caóticas da sociedade e no mundo chegaram ao este ponto unicamente pela falta de obediência a Deus e a sua Palavra.

A primeira desobediência que surgiu no mundo foi do diabo, ele não permaneceu obediente a Deus, ao contrario, se tornou orgulhoso, a sua desobediência resultou na sua condenação.
De igual modo o diabo fez com que o homem desobedecesse a Deus. Isto se deu no jardim do Éden. Por causa da desobediência o homem foi expulso do Éden.
Todas as mazelas, tristezas e problemas humanos advém desta situação, não guardar os mandamentos de Deus.
Mas porque isto ocorre, porque é tão difícil obedecer?
É claro que uma vez não obedecendo a Deus não haverá obediência às demais coisas: pais, mães, lideres de grupo, pastores.
A primeira razão é a natureza humana que é totalmente pecaminosa; ela não submeter-se
a fazer a vontade divina, ao contrario, ela estimula o homem a fazer o a sua própria vontade.
Segundo além de ter uma natureza contraria a Deus, o ser humano questiona muito a razão por que em tudo deve obedecer a Deus.
A natureza pecaminosa gera um constante sentimento de questionamento.
Mas quando vimos na Bíblia que a vida do homem, em especial ao cristão, deve ser pautada na obediência, não é porque Deus age como um carrasco , querendo controlar todos os nossos passos: mas a razão de  obedecermos é porque os mandamentos do Senhor são verdadeiros conselhos. A nossa natureza pecaminosa não nos permiti ver e analisar todas as circunstancias da vida.

Exemplo de obediência:
Não temos um exemplo mais perfeito do Senhor Jesus, a bíblia nos mostrar que o Senhor foi tentado em tudo, porém sem pecado.
E achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. (Fl 2.8)
O Senhor Jesus mesmo sendo Deus, se fez homem , e obedeceu a Deus como filho e homem.
No texto de João 4.31-34 nós entendemos como essa obediência era exercida na vida do Senhor.
Jesus e seus discípulos já vinham caminhando à um tempo, pois estavam voltando à Galiléia. Passaram por Samaria, e Jesus teve um encontro com a mulher samaritana e os discípulos haviam ido a cidade comprar comida, ao retornar pedem para que o Senhor se alimente, porem o Senhor lhes diz que tem um outra comida.
Minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou... é como se Ele dissesse:
O que me sustenta, o que me fortalece, o que me dá forças, o que me faz caminhar
É fazer a vontade do meu Pai, é me submeter a Ele
É fazer a vontade daquele que me confiou uma missão, é fazer a vontade daquele que espera que eu realize as suas obras...
É como se Ele falasse aos discípulos. - Não se preocupem. Estando em obediência, estou alimentado. Precisamos aprender que obediência é um princípio divino e não uma mera obrigação. Deus quando colocou Adão no jardim do Éden, Ele deu uma ordem, conforme Gênesis 2:17
Vemos que Deus estabeleceu um limite para Adão, ele havia preparado tudo, mas para que ele pudesse desfrutar havia uma condição, obedecer o seu mandamento- não comer da arvore da ciência do bem e do mal.


II- O povo no deserto
No tópico anterior vimos o excelente exemplo de obediência na vida de Cristo, porem a Bíblia também nos mostra alguns maus exemplos, um dele é o que se passou com o povo de Israel.
Eles estavam há muitos anos no Egito sofrendo por causa da servidão, Deus pela mão de Moisés os libertou, o povo saiu do Egito muito feliz, prometendo que iria obedecer a seu Deus.
Deus havia libertado ao povo não somente com o propósito de os livrar dos egípcios, mas acima de tudo cumprir a promessa ao patriarca Abraão, a qual a sua descendência seria herdeira da terra prometida.
Para Deus cumprir esta promessa o povo deveria ser guiado ate lá, pois o próprio Deus os conduziria; portanto o povo de Israel deveria ouvir as orientações de Deu através de Moisés.
Porém o povo não obedecia, ao contrario, por diversas vezes, por causa da incredulidade, não obedeciam a Deus.
A desobediência do povo os prejudicou em muito, pois o percurso no deserto, do Egito até a terra prometida pode ria ser feitos em poucos dias, porem por causa da desobediência o povo andou pelo deserto por 40 anos.
Por fim apenas duas pessoas puderam entrar na terra, os demais pereceram no deserto.
Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e, em seu coração, se tornaram ao Egito, (At  7.39)
Esta frase é do Mártir Estevão, ele faz menção da desobediência do povo no deserto.

III- Um grave pecado
A palavra  “pecado” tem o sentido de “errar o alvo” mas uma boa palavra pra definir o que é pecado é desobediência. Quando desobedecemos a uma ordem de Deus, pecamos.
Desde o início da humanidade, o pecado sempre trouxe conseqüências maléficas pras vidas das pessoas. Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden e afastados da convivência com Deus por causa do pecado.
Muitos homens e mulheres da Bíblia experimentaram sofrimento, vergonha, humilhação e derrotas por causa de atitudes de desobediência. E assim é até hoje: o pecado sempre vai nos trazer prejuízos e nos afastar de Deus.
Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se, para não obedecer à tua voz; por isso, a maldição, o juramento que está escrito na Lei de Moisés, servo de Deus, se derramou sobre nós; porque pecamos contra ele. (Dn 9.11)
Um destes exemplo foi o próprio Moisés, embora tenha se tornado o homem mais manso sobre a Terra, Moisés, quando sob muita pressão, por duas vezes fraquejou, o que significou a perda do direito de entrar na Terra Prometida. Pela primeira vez, ao ver o povo entregue à idolatria no episódio do bezerro de ouro, impacientou-se e quebrou as tábuas da lei (Ex.32:19).
Moisés não pôde conter a sua fúria e, num gesto nítido de precipitação, arremessou as tábuas da lei e as quebrou ao pé do monte (Ex.32:19), atitude totalmente desnecessária e que não trouxe proveito algum, pois o juízo de Deus ao povo se deu da mesma forma, sem que a quebra das tábuas da lei tenha produzido qualquer benefício para o povo. Muito pelo contrário, por causa disto, Moisés teve de subir de novo ao monte e ali ficar mais quarenta dias e noites (Ex.34:2).
Esta precipitação e impaciência tornariam a ocorrer no episódio da falta de água em Cades (Nm.20:1-13). Pela segunda vez, faltava água e o povo começou a murmurar. Moisés, como sempre, clamou ao Senhor e Deus, então, mandou-lhe que ele ajuntasse a congregação e que Arão falasse à rocha, rocha que verteria água para todo o povo. Moisés e Arão, porém, após ter ajuntado todo o povo, chamaram-nos de rebeldes, indagaram-lhes se porventura tirariam água daquela rocha e, em seguida, Moisés feriu a rocha duas vezes, tendo, então, saído água para o povo. Entretanto, Deus lançou em rosto a incredulidade e desobediência de Moisés e de Arão, dizendo que, por causa disto, não entrariam eles na Terra Prometida.
O pecado de desobediência é gravíssimo, no livro de 1 Samuel vemos a sua extensão:
Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. (1 Sm 15.22)

Samuel afirma que obedecer a Deus é melhor do que oferecer sacrifícios.

Conclusão
Abba, Pai, todas as coisas te são possiveis; afasta de mim esse cálice; não seja porem o que eu quero, mas o que tu queres. (Mc 14.36)
Esta é uma passagem em que Jesus nos mostra que Ele (como homem) não queria sofrer na cruz. Não era da vontade de Jesus, sofrer tudo aquilo que ele sofreu.Vemos também que apesar de tudo, o Senhor cumpriu com a vontade do Pai.Ele estava profundamente triste, mas mesmo assim disse “não seja porém, o que eu quero, mas o que tu queres.” Jesus obedeceu ao Pai, mesmo sabendo que sofreria muito.

Vamos ao exemplo de Noé na construção da arca. Creio que quando Noé começou a construí-la, muitos zombaram dele, mas ele em nenhum momento desobedeceu à voz de Deus. Vemos que, aqueles que não deram ouvidos a voz de Deus, não entraram na arca e morreram.Noé deu ouvidos a voz de Deus, e viveu.
Assim da mesma forma será conosco, se obedecermos a Deus, a nossa vida certamente será abençoada.
Que Deus os abençoe.

Colaboração para o Portal Escola Dominical- Profº Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário