sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

LIÇÃO 10 - MIL ANOS DE PAZ

TEXTO BÍBLICO(Ap 20.1-10)

ENFOQUE BÍBLICO
“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.” (Ap 20.6).


OBJETIVOS
Explicaros três principais sistemas de interpretação do Milênio: amilenarismo, pós-milenarismo e pré-milenarismo.
Apresentara doutrina do Milênio segundo a Palavra de Deus
Responderas principais perguntas concernentes ao Reino Milenar, despertando nos alunos o desejo de reinar com Cristo na Terra.


INTRODUÇÃO
São inúmeras as profecias que falam de um tempo em que será estabelecido um governo milenar na terra. Não se cumpriram ainda, durante muitos anos Israel ficou sem Pátria, perdeu a independência, que só foi recuperada em 1948. Muitos governantes ímpios têm raiva deste povo, procuram destruí-los, principalmente a cidade principal que é Jerusalém. Mas está registrado nas Escrituras Sagradas que Jerusalém será a capital do mundo inteiro (Mq 4.8,13; Sf 3.13,20; Is 2.3,5; Zc 14.16,19). Quando acontecerá este governo? Assim que a igreja for arrebatada, sete anos após Jesus vem com ela glorificada, para salvar Israel, julgar as nações e estabelecerá o Milênio.



ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO DO MILÊNIO
Os eventos finais não são obras de ficção ou de mera reflexão. Assim como cremos que em um principio Deus criou tudo em conformidade com um plano que daria seqüência, equilíbrio e corresponderiam as expectativas do Criador. Compreendemos então que nada aconteceria como obra do acaso, assim que o homem peca, as promessas de redenção estão bem presente (Gn3.15). A partir daí,  encontramos na Bíblia as promessas tanto no AT, quanto no NT, sobre a vinda de Jesus; seu nascimento, seu ministério, sua morte na cruz do calvário, sua ressurreição, sua ascensão, sua vinda até as nuvens, para o arrebatamento da igreja, as bodas, sua vinda gloriosa para salvar Israel e estabelecer o Milênio.
Essa é a esperança do cristão, não há como negar que a Bíblia toda aponta para o futuro. Não um futuro qualquer, cheio de duvidas, mas um futuro assegurado na própria natureza de Deus. Deus é esperança e toda vez que nele confiamos temos paz em nossos corações. O amor de Deus enviou a Jesus Cristo para morrer em nosso lugar, ainda mandou o Espírito Santo, para nos fazer abundar em esperança, portanto a nossa esperança não é incerta (Rm 8.24,25). Não existe esperança para quem não tem Cristo ou não esteja apoiado em sua Palavra (Ef 2.12).

Portanto o Milênio é real, desde o Principio Deus tinha em mente o fim. Os profetas do AT, não estavam apenas satisfazendo a curiosidade de algumas pessoas, mas focalizavam a vontade de Deus, que através das profecias incentivava o povo a ser fiel (Is 2.2,3). Agora uma coisa é certa, nem todos os Teólogos e estudiosos da Bíblia, pensam a mesma coisa sobre o assunto, não deixam de crer que o milênio é real, mas tem idéias deferentes quanto à interpretação.
O Milênio não é um reino alegórico, trata-se de um reino real, onde Jesus, juntamente com a sua igreja glorificada governará a terra. Será um governo real, concreto e visível (Ap 20.4-6). Embora haja divergência nos pensamentos, isso não quer dizer que o Milênio não seja real.

Vejamos o que pensam as escolas:
a)      Escola amilenarista
Ensinam que não haverá um reino milenar de Cristo na terra no futuro, em sentido literal. Ensinam que é uma forma espiritual de reino e que já está presente agora. A forma da escola já diz: a = não, então amilenarista significa: “não milênio” . Essa escola é da opinião que desde a saída de Jesus da terra até a sua segunda vinda (sem arrebatamento), tanto o bem quanto o mal vão aumentar no mundo, pois o reino de Deus coexiste com o reino de Satanás, o qual eles acreditam estar preso. Esse grupo estava presente na igreja mais antiga, segundo os pesquisadores não há registro da  existência dessa escola no momento mais recente da igreja. Podemos citar um momento de crescimento da escola foi quando Agostinho (354-430) e Jerônimo (345-419) abandonaram o pré-milenarismo em favor do amilenarismo.

b)      Escola pós-milenarista
Essa outra escola ensina que o reino de Cristo esta agora sendo extendido por todo o mundo pela pregação do evangelho, sendo assim crê que a maioria das pessoas se converterá a Cristo. O mundo atual passará por uma cristianização geral antes da volta gloriosa de Cristo. A palavra pós=após, portanto segundo esse tipo de interpretação, Jesus virá somente após o Milênio. Para eles o milênio será regido por pessoas espirituais, que promoverá um progressivo crescimento da justiça e prosperidade. Esse desenvolvimento segundo eles ocorrerá em todas as esferas da vida, a perspectiva é que o mundo todo seja dominado por evangélicos. Após o milênio Cristo voltará e ressuscitará todos os mortos, destruirá esta presente criação e dará inicio ao estado eterno. O pós-milenarista surgiu após a Reforma protestante, antes desse tempo não havia muitas tendências, essa escola de pensamento foi a ultima posição importante sobre o Milênio. Existem dois tipos de pós-milenarista, o primeiro procura se basear nas Escrituras e no poder de Deus procura apoio bíblico para suas idéias. O segundo é mais liberal, evolucionistas, baseia em confiança humana, para alcançar o progresso por meios naturais. Durante o século XIX, esse foi o pensamento dominante da América até por volta de 1960. 

c)      Escola pré-milenarista
Esta escola ensina que a segunda vinda de Cristo à terra e o estabelecimento do Seu reino ocorrerão antes do reino milenar de Apocalipse (20.1-7). O termo pré=antes, o que significa, a segunda vinda de Cristo ocorrerá antes do milênio. Esta escola afirma que haverá no futuro, um reino literal de mil anos, em que Jesus Cristo governará sobre a terra, depois do Arrebatamento, da Tribulação e da segunda vinda de Cristo.
Há varias referencias sobre o Milênio como um tempo futuro em que Israel será restaurado em sua terra. Não podemos esquecer que só em Ap 20, encontramos a duração deste reino bem especificado. A igreja primitiva acreditava a principio nessa forma de governo futuro, abandonado na Idade Média, mas que no século XVII, os puritanos reavivaram essa doutrina e este é o ponto de vista da maioria dos interpretes da Bíblia, quando adotam uma abordagem conservadora.
Esta é uma visão onde se pode afirmar biblicamente de maneira usual ou literal que o milênio será após os acontecimentos escatológicos já citados.

O MILÊNIO SEGUNDO A BÍBLIA
O milênio é uma dispensação que como já vimos é real e acontecerá após a vinda gloriosa de Cristo. Será a recuperação de Israel, mas não devemos esquecer que Satanás a antiga serpente está condenado a prisão e será no período milenar que ele estará acorrentado, ficará mil anos preso. Durante o milênio Satanás não terá nenhuma atividade na terra.
O povo de Israel aguarda ansiosamente por esse momento, Jesus não os desesperançou apenas disse a eles que não tinha a hora e nem o momento para o acontecimento (Lc 2.38; At 1.6,7). O milênio é também um clamor da criação, o pecado trouxe a toda a criação desarmonia, inimizade, deteriorização, desequilíbrio no relacionamento entre Deus e o homem, mas também o universo todo sofre com a atitude do homem pecador e gemem por melhoras que só no milênio acontecerá (Rm 8.19-23).

O propósito do milênio é fazer com que todas as coisas se convirjam a Cristo (Ef 1.10),  a justiça e a paz  será estabelecida na terra, nesse caso eliminando todo tipo de rebelião contra Deus (1Co 15.24-28). Biblicamente na dispensação do milênio, Israel estará ocupando todo o território que lhe pertence e será cabeça danações (Is 11.10; Gn 15.18; 1Cr 15.18)  .
O pastor Antonio Gilberto, entende que em Lucas 9.27-31, é uma ilustração minúscula do Milênio. Neste texto vemos Jesus em glória, Moises, representando os santos que dormiram no Senhor, Elias, representando os Santos Transladados. Pedro, representando os santos que estarão vivos, a multidão ao pé do monte, representando as nações que terão lugar no milênio. 


PRINCIPAIS PERGUNTAS CONCERNENTES AO MILÊNIO
a)      Quando será o Milênio?
Nós Assembléianos ensinamos e cremos que o Milênio ocorrerá logo após a Manifestação de Cristo em Gloria.
b)      Onde será o Milênio?
Os santos hão de julgar o mundo, isto acontecerá durante o Milênio, logo o reino milenar, não pode ser no céu e sim na terra (1Co 6.2). A pedra na visão de Nabucodonosor virou um grande Monte (Dn 2.35) e as profecias dão conta que será na terra (Sl 2.8,9; Zc 9.10; 14.9; Is 65.21). Portanto não há duvida que a terra esteja recebendo o Senhor Jesus Cristo com os seus santos para reinar sobre ela. (1Tm 1.17).
c)      A capital do Reino será na terra?
A capital sem duvida será Jerusalém, pois de lá sairá as leis para reger o mundo. Hoje as determinações saem da ONU, no Milênio não será assim, as determinações sairão de Jerusalém (Is 2.2; Mq 4.2). A Jerusalém celeste descerá e estará acima da terrestre, Jesus governará na que tem mares, a celestial não há mares (Ap 21.1). 
d)      Quem participará do Milênio?
Os salvos desde o AT, a Igreja e os que viram da Grande Tribulação, estarão glorificado. Os salvos não estarão limitados a terra, pois os corpos transformados não serão mais limitados pelas coisas físicas como os dos mortais. O corpo ressurreto é apropriado para estar na terra ou no céu.
Os povos naturais, também estarão em estado físico e normal, são eles os judeus que escaparam da Grande Tribulação, os gentios poupados no julgamento das nações e o povo nascido durante o Milênio.
e)      Haverá pecadores no Milênio?
Bem a igreja receberá um corpo incorruptível, no entanto imune de pecados, mas os participantes que virão após o julgamento das nações não passarão por nenhuma restauração corporal. Devido à prisão de Satanás, não haverá tentação, portanto a natureza pecaminosa estará quieta, muitos nascerão no Milênio com o mal residente e imanente. O homem é pecador por natureza, prova disso é quando soltar Satanás (Ap 20.7-10). Ele não poderá mais tentar os crentes com corpos incorruptíveis.
f)       Haverá salvação nesse período?
A Bíblia diz que caravanas sairão de todas as partes em busca da Lei do Senhor (Is 2.3; Zc 8.20-23). Isto significa que o pecado não foi desarraigado da terra, o povo terá necessidade de buscar o Senhor e como não há impedimento, farão de livre vontade.
g)      Quais serão os benefícios do Milênio para a humanidade?
Pleno derramamento do Espírito Santo, que virá sobre toda a carne, restauração  e renovação da terra. O prolongamento da vida humana, a fertilidade do solo, prosperidade geral para todos, alterações no relevo do solo e mudança no reino animal.  Os governos atuais alguns de forma demagógica é claro, procuram eliminar alguns males como: drogas, tabagismo, alcoolismo, prostituição, menores abandonados, moradores de rua etc.. No Milênio estas coisas desaparecerão.

CONCLUSÃO
O Missionário Eurico Bergstén, em seu livro citado como material de consultas mostra os diferentes nomes aplicados ao Milênio:
a)      Mil anos (Ap 20.4,60
b)      Regeneração da terra (Mt 19.27,28)
c)      Consolação de Israel e redenção de Israel (Lc 2.25,38)
d)      Reino de Cristo e de Deus (Ef 5.5)
e)      Dispensação da plenitude dos tempos (Ef 1.10)
Qualquer alusão dizendo que é um reino alegórico, fica desprovido de apoio bíblico, pois trata-se de um evento real e literal

OBRAS CONSULTADAS
·         BERGSTEN, Eurico – A Doutrina da Ultimas Coisas – CAD - 1986
·         SILVA, Antonio Gilberto da –Escatologia Bíblica– Adaptado a EETAD, 2ª Edição 1997 – Campinas –SP
·         LAHAYE, Tim – O Final dos Tempos – Abba Press Editora LTDA – Dezembro 2004



Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Jair RodriguesPORTAL ESCOLA DOMINICAL

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário