quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LIÇÃO Nº 11 – AGEU, O COMPROMISSO DO POVO DA ALIANÇA

PLANO DE AULA Nº 11

1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos profetas menores, estudaremos o livro de Ageu, o décimo livro no cânon do Antigo Testamento, o primeiro profeta pós-exílico.
- No livro de Ageu, vemos que somente os comprometidos com Deus herdarão a vida eterna.
2º SLIDE  I – O LIVRO DE AGEU
- Ageu é o primeiro profeta literário que Deus levanta após o retorno do cativeiro da Babilônia.
- Seu ministério marca a continuidade do compromisso de Deus para com o Seu povo, além de reativar a promessa messiânica.
3º SLIDE
- Ageu, em hebraico é  "Haggai" (חגי), que quer dizer "festivo" ou "festividade".
- Ageu foi levantado por Deus num período de grande perigo espiritual para o povo judeu. Após o alegre e esperançoso retorno do cativeiro, a nação enfrentava uma dura realidade: dificuldades econômico-financeiras e hostilidade dos povos vizinhos que inclusive os impedira de reconstruir o templo de Jerusalém.
4º SLIDE
- Pouco se sabe sobre a vida de Ageu, pois a Bíblia é omissa a este respeito.
- O livro de Ageu é o mais pormenorizado das Escrituras em termos de datas, visto que as suas quatro mensagens são precisamente datadas no texto sagrado. Segundo Edward Reese e Frank Klassen, as quatro mensagens do profeta em 1º de setembro de 521 a.C., 24 de setembro de 521 a.C. e 24 de dezembro de 521 a.C.

5º SLIDE
  • O livro de Ageu, que tem dois capítulos, pode ser dividido em quatro partes, a saber: a)1ª parte - primeira mensagem do profeta - Ag.1. b) 2ª parte - segunda mensagem do profeta - Ag.2:1-9; c) 3ª parte - terceira mensagem do profeta  - Ag.2:10-19; d) 4ª parte - quarta mensagem do profeta - Ag.2:20-23
6º SLIDE  II – A PRIMEIRA MENSAGEM DO PROFETA AGEU
- Diante da ordem real de embargo da obra do templo, os judeus, então, desistiram de reconstruí-lo e passaram a cuidar dos seus afazeres, descuidando completamente das coisas de Deus.
- A mensagem dos profetas pós-exílicos muda de foco, pois o problema do povo deixa de ser a idolatria para ser a indiferença e o comodismo espirituais.
7º SLIDE
- Diante das dificuldades sentidas na reconstrução do Templo, os judeus logo se acomodaram, esqueceram-se das promessas de Deus, da sua razão de ser como “propriedade peculiar de Deus dentre os povos”, do papel que deveriam assumir de “reino sacerdotal e povo santo” (Ex.19:5,6).
- Chegaram à conclusão de que “não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada” (Ag.1:2).
8º SLIDE
- A conduta de indiferença é tão pecaminosa quanto a de idolatria, tanto que o Senhor começou a agir, passando a trazer quebras nas colheitas, fazendo com que o povo começasse a sofrer uma grave crise econômica, exatamente como dissera que faria toda vez que o povo deixasse de servi-l’O (Dt.28:20,38-40).
- A fim de evitar a corrupção do povo, o Senhor, então, levantou Ageu, o primeiro profeta pós-exílico, cuja primeira mensagem foi exatamente esta: tudo o que estava a acontecer em termos de prejuízos e de comprometimento da própria sobrevivência material do povo era em decorrência da indiferença espiritual e do comodismo que fizeram com que o povo desistisse de reconstruir o templo de Jerusalém (Ag.1:3-6,9-11).
9º SLIDE
- Tudo isso se dava porque os judeus não aplicavam os seus corações nos seus caminhos (Ag.1:7). Não tinham amor pelo Senhor.
- O profeta Ageu diz que era hora de os judeus subirem o monte, trazerem madeira e edificarem a casa e isto seria agradável ao Senhor, que, com tal atitude, seria glorificado (Ag.1:8).
10º SLIDE
- A mensagem de Ageu encontrou guarida nos corações de Zorobabel, o governador de Judá e do sumo sacerdote Josué, bem como de todo o povo, gerando temor, ou seja, reverência, respeito, consideração e obediência (Ag.1:12).
- Quando o Senhor viu que o povo teve temor, mandou que Ageu complementasse a sua mensagem, a fim de lhes dizer que o Senhor estava com eles (Ag.1:13).
11º SLIDE
- Diante desta garantia divina de que o Senhor estaria com eles, foi retomada a reconstrução do templo, no vigésimo quarto dia do sexto mês, no segundo ano do rei Dario I, ou seja, vinte e quatro dias depois do pronunciamento do profeta, ou seja, segundo Edward Reese e Frank Klassen, no dia 24 de setembro de 521 a.C.
12º SLIDE  III – A SEGUNDA MENSAGEM DO PROFETA AGEU
- No sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, ou seja, 26 dias depois do reinício da reconstrução do Templo, o Senhor traz uma nova mensagem ao profeta Ageu.
- Mais uma vez, o Senhor Mostra ter pleno conhecimento dos corações dos judeus e, com o intuito de dissipar todo sentimento contrário e que pudesse levar ao desânimo, traz uma mensagem de ânimo para o povo.
13º SLIDE
- Na segunda mensagem, o Senhor diz que, embora os que tivessem visto a primeira casa achassem que esta segunda era como nada comparada àquela, era para que todos se esforçassem na sua edificação, pois a glória da segunda casa seria maior do que a primeira (Ag.2:3-9).
- O Senhor prometia estar com os judeus na reconstrução, como também que cumpriria os compromissos assumidos no monte Sinai, razão pela qual não precisavam temer, mas o Senhor faria tremer, ainda uma vez, dali um pouco, os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca, faria tremer todas as nações, e viria o Desejado de todas as nações e a casa seria cheia de glória.
14º SLIDE
- Além do propósito de debelar a dubiedade de sentimentos no meio do povo, esta segunda mensagem de Ageu tinha, ainda, o propósito de notificar a Zorobabel, a Josué e ao povo que não deveriam ter medo.
- Posteriormente à mensagem de Ageu, os samaritanos foram ate Jerusalém para questionar o reinício da reconstrução (Ed.5:3), mas, animados pela palavra do profeta, Zorobabel e Josué, desta feita, não titubearam, disseram que estavam a cumprira ordem do rei Ciro II (Ed.5:11), o que motivou os samaritanos a apelar para o rei Dario I (Ed.5:6-17), o qual acabou por determinar não só que os samaritanos não interferissem na reconstrução, como também que cooperassem com materiais para ela (Ed.6:1-13).
15º SLIDE
- A mensagem do profeta Ageu, também, menciona a “vinda do Desejado de todas as nações”, passagem nas Escrituras que é muito discutida.
- Neste ponto, o profeta Ageu não estaria mencionando o Messias, mas, sim, que viriam riquezas de todas as nações para aquele templo, o que, realmente, ocorreu não só na conclusão desta reconstrução, como se vê no relato de Esdras, por ordem de Dario I, mas, também, na grande reforma iniciada por Herodes, o Grande neste templo (Jo.2:20), que tornou o templo, uma vez, um fator de orgulho por parte dos judeus (Mt.24:1), como que “preparando” o templo para o Senhor Jesus.
16º SLIDE  IV – A TERCEIRA MENSAGEM DO PROFETA AGEU
- Pouco mais de dois meses depois, o Senhor trouxe nova mensagem ao povo por intermédio do profeta Ageu, no vigésimo quarto dia do mês nono, o que, para Edward Reese, se deu no dia 24 de dezembro de 521 a.C.
- Deus não queria que houvesse apenas uma religiosidade formal, um relacionamento apenas externo para com Deus. Deus queria que o povo fosse comprometido com Deus, que tivesse um comportamento tal que não repetisse a superficialidade das gerações anteriores ao cativeiro.
17º SLIDE
- Era necessário, além da reconstrução física do templo, a assunção de um compromisso de santidade, de um compromisso de guardar a lei e de se manter separado do pecado.
- Para tanto, mandou o Senhor que o profeta perguntasse aos sacerdotes sobre a santidade e, com as respectivas respostas (Ag.2:11-13), o profeta, então, entregou a mensagem de Deus ao povo, qual seja, a de que o povo era considerado impuro diante do Senhor e que o Senhor só cessaria de lhes lançar as maldições previstas na lei e eles recuperariam a sua prosperidade material se se santificassem (Ag.2:14-19).
18º SLIDE  V – A QUARTA MENSAGEM DO PROFETA AGEU
- Neste mesmo dia vinte e quatro do mês nono, que, segundo Edward Reese, era o dia 24 de dezembro de 521 a.C., Deus trouxe ao profeta Ageu uma segunda mensagem, que seria a sua quarta e última mensagem, mensagem esta, desta feita, dirigida tão somente ao príncipe Zorobabel.
- Para o governador, o Senhor confirma a promessa messiânica: Zorobabel tinha sido escolhido para manter a linhagem davídica, a linhagem do Messias, promessa que se vê cumprida na genealogia de Jesus (Ag.2:20-23).
19º SLIDE
- Em Ageu, vemos, portanto, que Deus, de Sua parte, sempre cumpre os compromissos assumidos, mas, em contrapartida, exige que Seu povo seja um povo comprometido, compromissado com Ele.
- É esta a profunda mensagem que Ageu nos deixa para os nossos dias. Temos tido este compromisso com Deus?
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário