INTRODUÇÃO
- O livro do profeta Zacarias é considerado o mais messiânico dos
livros do AT, em virtude de suas muitas referências ao Messias, que
ocorrem em seus catorze capítulos. Somente Isaías, com seus sessenta e
seis capítulos, contém mais profecias a respeito do Messias do que
Zacarias. Entre os profetas menores, possui ele as profecias mais
específicas e compreensíveis a respeito dos eventos que marcarão o final
dos tempos. Representa a harmonização mais bem sucedida entre os
ofícios sacerdotais e proféticos em toda a história de Israel.
I – ESBOÇO DE ZACARIAS
1– O chamado ao arrependimento 1.1-6
2- As oito visões 1.7-6.15
- As oito visões são o cerne da primeira parte da obra e descrevem
antecipadamente a restauração definitiva da comunidade. As três
primeiras visões (os cavaleiros, os ferreiros, o agrimensor) apresentam
as fases preparatórias da restauração messiânica; as duas visões
centrais (a investidura de Josué, os dois Ungidos dizem respeito ao
governo da nova comunidade; as três últimas (o livro, a mulher no
alqueire, os cavaleiros) evocam as condições da restauração final.
- Cabe observar que a quarta visão tem características literárias e
teológicas particulares, e diferentemente da quinta visão que mantém os
dois Ungidos em pé de igualdade[9],
confere ao sacerdote um lugar preponderante, o que indicaria que essa
quarta visão seja um acréscimo posterior, e que o texto original teria
somente sete[10] visões.
Tal modificação revela a importância conquistada pelo sacerdote a
partir do desaparecimento do príncipe davídico Zorobabel. Sendo que,
posteriormente, o novo testamento (Hebreus cap. 3) reinterpretará a
profecia declarando que Zacarias se referia à Jesus.
- O homem e os cavalos 1.7-17
- Os quatro chifres e o ferreiro 1.18-21
- O homem com um cordel de medir 2.1-13
- O sumo sacerdote 3.1-10
- O castiçal e o vaso de Azeite 4.1-14
- O rolo voante 5.1-4
- A mulher no meio do efa 5.5-11
- Os quatro carros 6.1-8
2- A coroação do sumo sacerdote 6.9-15
3- Ritual religioso ou arrependimento verdadeiro ? 7.1-14 - A restauração de Sião 8.1-23
4- O triunfo de Sião 8.1-23
5- A primeira profecia: O Messias rejeitado 9.1-11.17
6- Segunda profecia: O Messias Reina 12.1-14.21
II – PARTICULARIDADES DO LIVRO DO PROFETA ZACARIAS
1 – Autor e Autoria
Passado peloLatim Zacharia.
- Zacarias, cujo nome significa “O Senhor se Lembra”, foi um dos profetas pós – exílicos, um contemporâneo de Ageu. Com Ageu, ele foi chamado para despertar os judeus que retornaram, para completar a tarefa de reconstruir o templo (ver Ed 6.14). Como filho de Baraquias, filhos de Ido, ele era de umas das famílias sacerdotais da tribo de Levi. Ele é um dos mais messiânicos de todos os profetas do AT, dado referências distintas e comprovadas sobre a vinda do Messias.
- Zacarias, cujo nome significa “O Senhor se Lembra”, foi um dos profetas pós – exílicos, um contemporâneo de Ageu. Com Ageu, ele foi chamado para despertar os judeus que retornaram, para completar a tarefa de reconstruir o templo (ver Ed 6.14). Como filho de Baraquias, filhos de Ido, ele era de umas das famílias sacerdotais da tribo de Levi. Ele é um dos mais messiânicos de todos os profetas do AT, dado referências distintas e comprovadas sobre a vinda do Messias.
2 - Data
- (520-475). O ministério de Zacarias começou em 520 aC, dois meses
após Ageu haver completado sua profecia. A visão dos primeiros capítulos
foi dada, aparentemente, enquanto o profeta ainda era um jovem (2.4).
Os caps 7-8 ocorrem dois anos mais tarde, em 518 aC. A referência à
Grécia em 9.13 pode indicar que os caps. 9-14 foram escritos depois de
480, quando a Grécia substituiu a Pérsia como o grande poder mundial. As
profecias que abrangem o Livro de Zacarias foram reduzidas à escrita
entre 520 e 475 Ac
3 - Contexto Histórico
- Os exilados que retornaram à sua terra natal em 536 aC sob o decreto
de Ciro, estavam entre os mais pobres dos judeus cativos. Cerca de
cinqüenta mil pessoas retornaram para Jerusalém sob a liderança de
Zorobabel e Josué. Rapidamente, reconstruíram o altar e iniciaram a
construção do templo. Logo, todavia, a apatia se estabeleceu, à medida
que eles foram cercados com a oposição dos vizinhos samaritanos, que,
finalmente foram capazes de conseguir uma ordem do governo da Pérsia
para interromper a construção. Durante cerca de doze anos a construção
foi obstruída pelo desânimo e pela preocupação com outras atividades.
Zacarias e Ageu persuadiram o povo a voltar ao Senhor e aos seus
propósitos para restaurar o templo. Zacarias encorajou o povo de Deus
indicando-lhe um dia, quando o Messias reinaria de um templo restaurado,
numa cidade restaurada.
4 – Conteúdo
- O livro de Zc começa com a veemente palavra do Senhor para o povo se
arrepender e se voltar novamente para seu Deus. O livro está repleto de
referências de Zc à palavra do Senhor. O profeta não entrega sua própria
mensagem, mas ele, fielmente, transmite a mensagem dada ele por Deus. O
povo é chamado para se arrepender de sua apatia e completar a tarefa
que não foi terminada.
- Deus, então, assegura ao seu povo o seu amor e cuidado por eles,
através de oito visões. Avisão do homem e dos cavalos lembra ao povo o
cuidado de Deus. A Visão dos quatros chifres e dos quatro ferreiros
trazem à memória o julgamento de Deus. A Visão do homem com um cordel de
medir, existe uma olhada apocalíptica na vele e pacífica cidade de
Deus. A visão grandiosa do castiçal todo revestido de ouro entre os
vasos de azeite assegura a Zorobabel que os propósitos de Deus serão
cumpridos somente pelo seu Espírito. A visão do rolo voante emite o
pronunciamento de Deus contra o furto e contra o juramento falso. A
visão da mulher num efa significa a santidade de Deus e a remoção do
pecado. A visão dos quatro carros retrata o soberano controle de Deus
sobre a Terra.
- As visões são seguidas por uma cena de coroação na qual Josué é
coroado tanto como rei como sacerdote. Isso é poderosamente um
simbolismo da vinda do Messias. Nos caps 7-9, Deus usa a ocasião de uma
questão sobre o jejum para reforçar sua ordem para justiça e juízo, para
substituir as formalidades religiosas. Os caps 9-14 Contêm muita
escatologia. (Estudos das últimas coisas).
5 - Cristo Revelado
- Zacarias é, às vezes, referido como o mais messiânico de toso os
livros do AT. Os caps 9-14 sãos as seções mais citadas dos profetas nas
narrativas dos Evangelhos. No apocalipse, Zacarias é citado mais do que
qualquer profeta, exceto Ezequiel. Ele profetizou que o Messias virá
como o Servo do Senhor, o Renovo (3.8), como o homem cujo nome é Renovo
(6.12); tanto como Rei como sacerdote 96;13), e como o verdadeiro Pastor
(11.4-11). Ele dá um expressivo testemunho sobre a traição de Cristo
por trinta moedas de prata ( 11.12-13), sua crucifixão (12.10), seus
sofrimentos
(13.7) e sua segunda vinda (14.4).
- Duas referências a Cristo são de profundo significado. A entrada
triunfante de Jesus em Jerusalém é descrita com detalhes em 9.9,
quatrocentos anos antes do acontecimento (ver Mt 21.4; Mc 11.7-10). Um
dos versículos mais dramáticos das Escrituras proféticas é encontrado em
12.10, quando, na maioria dos manuscritos a primeira pessoa é usada: “E
olharão para mim, a quem traspassaram.” Jesus Cristo, pessoalmente,
profetizou sua definitiva recepção pela cada de Davi.
6 - O Espírito Santo em Ação
- O versículo mais freqüentemente citado do AT em referência à obra do
ES é 4.6. Zorobabel é confortado na segurança de: 1) que a reconstrução
do templo não será por força militar ou por proeza humana, mas pelo
ministério do ES; 2) que o ES removerá cada obstáculo que está no
caminho, que impede a conclusão do templo de Deus.
- Um triste comentário em 7.12 recorda ao povo sua rebelião contra as palavras do Senhor pelos profetas. Essas palavras foram transmitidas pelo ES.
- Um triste comentário em 7.12 recorda ao povo sua rebelião contra as palavras do Senhor pelos profetas. Essas palavras foram transmitidas pelo ES.
III – MESSIANISMO
- Zacarias é, às vezes, referido como o mais
messiânico de todos os livros do Antigo Testamento. Dentre as
referências à Era Messiânica, pode-se citar, as previsões do
ressurgimento da Casa de David (12) e de uma teocracia guerreira (10:3-11:3), mas também cultual no estilo de Ezequiel (14) e dentre as referências ao Messias, pode-se citar.
- Como o Servo do Senhor, o Renovo (Zacarias 3:8);
- Como o homem cujo nome é Renovo (Zacarias 6:12);
- Como Rei e como sacerdote (Zacarias 6:13);
- Como o verdadeiro Pastor (Zacarias 11:4-11);
- Rei Messias humilde e pacífico (9:9-10).
- Ele dá um expressivo testemunho sobre a traição de Cristo por trinta moedas de prata (Zacarias 11:12-13 - Mateus 27:9, combinado com Jeremias 26:31, sua crucificação (Zacarias 12:10), seus sofrimentos (Zacarias 13:7) e sua segunda vinda (Zacarias 14:4).
- Duas referências a Cristo são consideradas pelos religiosos como de
profundo significado. A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém é
descrita com detalhes em Zacarias 9:9, quatrocentos anos antes do acontecimento (ver Mateus 21:4; Marcos 11:7-10). Outras passagens no Novo Testamento também ligam-se com o Livro de Zacarias, tais como: Marcos 14:27 e João 19:37.
- Um dos versículos mais dramáticos das Escrituras proféticas é encontrado em Zacarias 12:10, quando, na maioria dos manuscritos a primeira pessoa é usada: "E olharão para mim, a quem traspassaram.". Jesus Cristo, acreditam os religiosos, pessoalmente, profetizou sua definitiva recepção pela casa de Davi.
CONCLUSÃO
- Deus deseja adoração sincera de nós na atualidade como o foi sempre
no passado com os nossos pais. Zacarias nos deixa um belo exemplo de
romper preconceitos nacionais e nos traz a memória que é um dever nosso
alcançar todas as camadas da sociedade. É responsabilidade de cada um
de nós anunciar o convite de salvação às pessoas de todas as origens
nacionais, línguas, raças e culturas, independente de sexo ou coisas
desta natureza.
Bibliografia
- Bíblia de Estudo Plenitude (ARC)
- Apontamentos Teológicos do Autor
- Dicionário Oline
- Wikipédia, a enciclopédia livre
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES
Fonte: PortalEBD
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