quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LIÇÃO 11 – MISSÃO CUMPRIDA

LIÇÃO 11 – MISSÃO CUMPRIDA


Texto Bíblico:Atos 18.23-28 a 21.1-16


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que a todos somos chamados para fazer algo para Deus. Paulo foi incansável em seus trabalhos e nos deixou um grande exemplo de dedicação e perseverança.


Exercitando a memória
“O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus.” (At 20.24 – NTLH).

Crescendo no conhecimento
Talvez esta 3ª viagem missionária de Paulo tenha sido empreendida devido a necessidade de corrigir erros doutrinários e solver dúvidas nas Igrejas que havia fundado. Paulo visitou as Igrejas da Galácia pela terceira vez e permaneceu em Éfeso por mais de dois anos. Depois viajou novamente para a Macedônia e
Acaia (Grécia), permanecendo ali por três meses, e retornou a Ásia, indo pela Macedônia.


Vamos nos ater nos acontecimentos na cidade de Efeso:
Um judeu chamado Apolo, nascido na cidade de Alexandria, havia chegado a Éfeso. Ele falava muito bem e tinha um conhecimento profundo das Escrituras Sagradas. Era também instruído no Caminho do Senhor, falava com grande entusiasmo, e o seu ensinamento a respeito de Jesus era correto; porém conhecia somente o batismo de João. Ele começou a falar com coragem na sinagoga. Priscila e o seu marido Áquila o ouviram falar; então o levaram para a casa deles e lhe explicaram melhor o Caminho de Deus.

Apolo era natural de Alexandria no Egito, a segunda cidade mais importante do Império Romano, e o berço de uma grande universidade. Havia uma população judia próspera em Alexandria, Apolo era um estudioso, orador e provavelmente, um debatedor. Depois de Apolo conhecer a Jesus Cristo, se tornou um fervoroso pregador do Evangelho ( mesmo conhecendo somente o Batismo de João Batista, o qual foi instruído pó Áquila e Priscila acerca do Espírito Santo), como vemos, Deus usou grandemente esses talentos de Apolo.O apostolo Paulo faz menção do trabalho que Apolo exerceu na Igreja de Corinto quando diz: “ Eu plantei, Apolo regou e Deus deu o crescimento.” (1 Co 3.6)


Em Éfeso Paulo encontrou uns discípulos, eram cristãos genuínos, batizados no batismo de João para arrependimento, mas não conheciam o Batismo com o Espírito Santo.
Se os irmãos (as) me permitem, transcreverei a seguir nota da Bíblia de Estudo Pentecostal, quanto a este texto, pois não o explanarei melhor do que o que ali está:
“... recebestes vós já o Espírito Santo...?” (19.2). Observe os fatos abaixo, no tocante aos discípulos:
  1. A pergunta de Paulo sugere enfaticamente que ele os tinha como cristãos verdadeiramente convertidos, mas que ainda não tinham recebido a plenitude do Espírito Santo.
  2. A pergunta de Paulo neste contexto do Espírito Santo como revestimento de poder e capacitação para o serviço, da mesma forma que ocorreu com os apóstolos no Pentecostes (At 1.8; 2.4). A pergunta não pode referir-se à presença do Espírito Santo habitando no crente, porque Paulo sabia claramente que todos os crentes têm o Espírito Santo habitando neles desde da conversão e da regeneração (Rm 8.9).
  3. A tradução literal da pergunta de Paulo é: “Tendo crido recebeste o Espírito Santo?” (gregopisteusantes, de pisteu) é um particípio aoristo que normalmente indica ação anterior à ação do verbo principal (neste caso: “receber”). Por isso, é possível traduzir assim “Recebestes já o Espírito Santo depois que crestes?”. Isso concorda plenamente com o contexto do trecho, pois foi exatamente isso que aconteceu com os discípulos de Éfeso:
  4. Já tinham crido em Cristo antes de Paulo conhecê-lo (vv.1,2).
  5. Passaram então a ouvir a Paulo e crer em todas as suas demais mensagens que ele lhes deu a respeito de Cristo e do Espírito Santo (v.4).
  6. A seguir, Paulo aceitou a fé desses discípulos em Cristo como genuína e adequada, pois os batizou em Nome do Senhor Jesus(v.5).
  7. Foi somente, então, depois de crerem e serem batizados em água, que Paulo lhes impôs as mãos “e veio sobre eles o Espírito Santo” (v.6). Houve, portanto, um intervalo de tempo entre o ato de crerem em Cristo e a vinda do Espírito, enchendo-os do seu poder. (Nota da Bíblia de Estudo Pentecostal ).


Éfeso era a capital e o principal centro de negócios da Ásia (atual Turquia). Era um centro de transporte marítimo e terrestre tão importante quanto Antioquia na Síria, e Alexandria no Egito. Éfeso era uma das maiores cidades no litoral do Mar Mediterrâneo.

Em Éfeso, no templo dedicado a deusa, havia uma grande estátua de Ártemis, ao qual segundo diziam eles, “veio do céu” (At 19.35). Diana (Ártemis) de Éfeso não é a mesma Diana (Ártemis) cultuada na Grécia.Diana dos Éfesios era sempre desenhada ou esculpida com múltiplos seios (peitos) símbolo da fertilidade. A festa a Ártemis envolvia orgias ( libertinagem sexual e bebedeira).
Podemos supor que a vida religiosa e comercial de Éfeso refletia a adoração que a cidade prestava a essa divindade pagã.

O Templo de Ártemis foi erguido em 450 a.C. por Creso, rei da Lídia, na cidade de Éfeso (Epheseus), na
Ásia Menor (atual Turquia). Eles então construíram um pequeno templo no qual foi reconstruído e aumentado muitas vezes. Somente na quarta expansão, o Templo foi incluído na lista das maravilhas do mundo. O templo levou cerca de 120 anos para ser terminado. Media 138 metros de comprimento, por
71,5 metros de largura, com colunas de 19,5 metros de altura e era famoso pelas obras de arte, entre elas a escultura da deusa em ébano, ouro, prata e pedra preta. Foi destruído duas vezes: a primeira em
356 a.C. (na noite do nascimento de Alexandre - o Grande), em um incêndio causado por um maníaco,
Eróstrato; a segunda no século III a.C., por um ataque dos godos. Restaram algumas esculturas e objetos, que hoje estão no Museu Britânico, em Londres.

Demétrio, usou de estratégia para iniciar uma revolta contra Paulo, ele despertou em seus colegas de profissão (fabricantes de imagens), o amor ao dinheiro e conseguiu encorajá-los a esconder sua cobiça por detrás da máscara do patriotismo e da lealdade religiosa. E assim arrastou uma multidão que viam em si mesmos heróis que defendiam sua pátria a sua convicção religiosa. Vemos que mesmo com estratégias e mentiras, o inimigo não pode deter o avanço do Reino de Deus, apesar de todas as dificuldades e perseguições a cada dia a obra de Deus crescia e se firmava no Ensino das Escrituras, e em Éfeso não foi diferente, pelo teor e conteúdo da epístola de Paulo aos efésios podemos observar que aquela Igreja era espiritual,vemos nesta epistola, um dos picos mais elevados da revelação bíblica, assim podemos supor que a igreja de Éfeso foi muito bem estabelecida na doutrina apostólica, o próprio Paulo assim declarou:
“Porque jamais deixei de vos anunciar todo o designo de Deus.”(At 20.27).

Professor (a), veja que mesmo com dificuldades Paulo firmou seus ouvintes na fé e na doutrina, e firmou de tal forma, que ficaram arraigados no amor e na fé cristã, por isso, não desanime, mesmo diante das maiores adversidades e dificuldades, prepare-se durante a semana, ore por você e por cada um de seus alunos, e quando você no futuro, você vê-los testificando do Senhor, quão grande será sua alegria, amado(a). E com certeza o Senhor se alegrará muito mais.


Aplicação da lição
Enfatize aos seus alunos que fomos chamados para prestar serviço ao Senhor nosso Deus, e não o poderemos realizar sem o Batismo com o Espírito Santo,  procure despertar neles o desejo de receberem esta tão gloriosa promessa. Diga-lhes acerca das riquezas dos dons espirituais. Que o Senhor os abençoe.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário